bma2013

No Henshin+ de 2013, a Editora JBC anunciou seu primeiro concurso nacional de mangás, o Brazil Manga Awards. Em uma atitude inovadora, a JBC decidiu dar um incentivo ao mercado nacional de quadrinhos, dando uma  chance para novos talentos mostrarem seus trabalhos e, no caso dos vencedores, até serem publicados.

Ao longo dos meses que se seguiram ao evento, a editora liberou aos poucos as informações e detalhes do concurso: seriam aceitas histórias de 24 a 32 páginas, de tema livre e em português, com prazo de inscrição até 31 de janeiro de 2014. Também foi criadoo site oficial do evento: http://brazilmangaawards.com.br/, que contém o regulamento completo desta edição do concurso.

Um outro diferencial do BMA foi uma parceria firmada entre a JBC e o Consulado Japonês, permitindo que todos que se inscrevessem no BMA pudessem optar por também terem seus trabalhos enviados para o International Manga Award, prêmio realizado anualmente pelo governo japonês.

Ao todo, a editora teve 185 inscrições válidas, sendo que 113 deles optaram também pela préinscrição no concurso japonês. Apesar dos competidores serem majoritariamente da região sudeste, com pouco mais de 60% do total, os inscritos das regiões sul,centro-oeste e nordeste, atingiram certa paridade, se alinhando na faixa dos 10%, com 15,1% para nordeste, 12,41% para o sul e 8,1% no centro-oeste. A região norte aparece um tanto abaixo das demais, com apenas 2,2%.

Um dado interessante é que a maior parte dos participantes é do sexo masculino e tem uma idade média de 25 anos. Apesar do tema livre, grande parte das histórias recebidas foi voltada para temas de ação e aventura. Ao mesmo tempo, isso não impediu a chegada de muitas histórias de comédia, romance e alguns trabalhos de drama.

As obras foram separadas e avaliadas pela redação de conteúdo e o pessoal da comunicação da JBC, que selecionaram as 24 melhores. As avaliações foram pautadas em três critérios: arte, roteiro e originalidade, com notas de 0 a 10.

O corpo de jurados do concurso, composto por Fábio Yabu (autor de Combo Rangers), Cassius Medauar (Gerente de Conteúdo da Editora JBC), Arnaldo Oka (tradutor de mangá e ex-chefe de tradução da Editora JBC) e pela Profª Drª Sônia Luyten (maior especialista em mangá da academia brasileira) fez a avaliação final. Os jurados escolheram os cinco melhores trabalhos, baseados nos mesmos critérios da avaliação anterior.

Os vencedores da primeira edição do Brazil Mangá Awards foram anunciados no Henshin+ de 2014, que foi realizado no último sábado – e teve um liveblogging da equipe do site JBOX.com.br.

Confira abaixo:

Starmind – de Daniel Guimarães Assunção Bretas Ferreira e Ricardo Yoshio Okama Tokumoto;

Starmind

Entre monstros e deuses – de Pedro Leonelli e Dharílya Sales Rodrigues;

Entre_Monstros_e_Deuses

Re_fabula – de Ivys Danillo Jayme Portela e Breno Fonseca;

Re_Fabula

Quack – de Carlos Antunes Siqueira Júnior;

Quack

Crishno: O Escolhido – de Francis Angelo Sbalqueiro Ortolan e Lielson Zeni.

Crishno_O_Escolhido

As cinco histórias escolhidas serão publicadas em um mix especial, que deve ser lançado até o final de 2014.

Mas a votação foi apertada entre os doze primeiros, e os trabalhos classificados do 6o ao 12o lugares receberão uma menção honrosa no site do concurso. E, se tudo der certo, todas as histórias recebidas serão disponibilizadas em formato digital no site do concurso.

 

Se você se inspirou e tem talento, não marque bobeira e participe do BMA 2014!

[Via Release]