Volta e meia algum badalado artista japonês solta uma premonição pessimista acerca do mercado de animação oriental. A “polêmica” da vez foi solta por Hideaki Anno, que todos nós conhecemos como o responsável pelo cult Neon Genesis Evangelion.
Em entrevista à agência de notícias russa RIA Novosti, Anno disse que é uma questão de tempo para o anime como vemos hoje entrar em declínio e morrer de vez, algo numa variável de 5 a 20 anos.
“A animação japonesa está em declínio, já atingiu o pico. Depois de um um colapso, provavelmente haverá um ressurgimento“, disse. A dúvida de Anno é se as pessoas vão de fato esperar por isso. “Eu não acho que a animação vai desaparecer, mas talvez possa não haver as condições que existiram até agora que levaram à criação de filmes interessantes.”
O animador destaca também outros aspectos como a economia e a demanda de profissionais no Japão. Demais países da Ásia parecem despontar bem para o mercado, investindo cada vez mais em produções próprias, ao passo que também enriquecem mais que a Terra do Sol Nascente.
Citando uma visita recente a Taiwan, Anno percebeu uma energia e vontade apaixonante dos animadores daquele lugar, coisa que não acontece no Japão, onde os profissionais do ramo estão meio que agindo por inércia. Ele vai além e enxerga uma inversão do jogo: “O Japão só vai deixar de ser o centro da animação mundial. Talvez em cinco anos, Taiwan será um centro deste tipo.”
Para encerrar, a salvação da animação japonesa estaria em uma renovação no modo de produção e apresentação. Para Anno, ela precisa ser mais flexível e absorver técnicas mais modernas como a computação gráfica para tornar o anime interessante em um novo ambiente. O modelo de negócio atual simplesmente não se sustenta e, se não for mudado, será o principal fator para o esgotamento do estilo.
E você, concorda com a profecia de Anno? O que está faltando pra curar a mesmice dos animes atuais?
[Via Kotaku]
Acabar com animês lolitas e Ecchis. Fan Service esse que me faz afastar mais dos animês atuais. E acabar com aquelas garotinhas retardas de animes tb.
TOEI Animation e Pierrot Studios que o digam…
Ironicamente, a mesmice que tanto é apontada como possível adaga contra os animes é o que mantém a indústria forte e lucrativa. Não, isso não é um ponto favorável, já que dificilmente obras que qualidade surgem neste meio, porém, a verdade que muitos negam em ver é que todo o fanservice, moe e porradaria sem sentido é tudo aquilo que o público quer ver! Qualidade e quantidade não são relacionadas.
Porém, digo que os animes não vão sumir, mas sim se reinventar um dia. Hollywood passou por isso nas décadas de 80 e principalmente 90, e nem por isso o cinema desapareceu e hoje o que temos são muitas mega produções de sucesso! Estamos em uma maré baixa no mundo dos animes, mas a tendência é subir de novo.
A parte técnica já foi para o ralo faz tempo. É só tentar assistir Saint Seiya Soul of Gold e logo depois os OVAs de Hades na fase santuário para ver que tá tudo indo de mal a pior.
Queria dizer antes, mas já tiveram post em cima infelizmente. então não repitam o erro do pessoal ai em cima nos comentarios! LEIAM a matéria por favor. O Anno NÃO tá falando de qualidade de roteiro, de cliche, de apelação, de lolis, de etc.
Ele tá falando da forma de negócio dos animes, como ela é insutentável e que uma hora a bolha vai estourar. Além disso tem pouca mão de obra no Japão (o que é já é visível nos creditos dos animes cheio de nomes coreanos, taiwaneses e etc – tudo tercerizado) e entre os japas que estão trabalhando, poucos são os que estão realmente dando o máximo. Por causa disso o polo da animação, segundo o Anno, irá mudar do Japão para outro país no futuro próximo.
Seja o que “sejá”. Kkkkkk
Como foi dito:”Para Anno, ela precisa ser mais flexível e absorver técnicas mais modernas como a computação gráfica para tornar o anime interessante em um novo ambiente.” Se ele estiver,também falando de animações em flash,ai o declínio será abissal.
falta aplicar o sistema disqus no Jbox, é isto que salvará os animes, ou não, mesmo assim, se eu fosse o Jiback Noiado em vez de só trocar o nome e imagem do avatar, trocaria o sistema de comentários também,, não custa nada tentar!
Esse Tiozão ai falou bobagem… ele deve estar falando isso pois não emplacou mais nada além de Evangelion.
Anime nunca esteve tão em alta, faz sucesso a nível mundial! Me lembro
na década de 90 (antes da febre CDZ) praticamente só eu gostava e hoje é uma febre global!
Não acredito na previsão dele…
Se fosse só o sistema de comentários…. hahaha O site inteiro precisa mudar, estamos trabalhando nisso ;)
Hoje se produz mais anime que há 5 anos e quase 5 vezes mais do que no começo de 2000. O que significa que há mais investimento e empresas querendo entrar no mercado, ou seja, a indústria está crescendo.
Quanto à qualidade, hoje temos acesso a absolutamente tudo que sai lá, enquanto antigamente não tínhamos. Por isso essa falsa aura de que antes era melhor. No ‘Anichart’ tem o histórico de todos os animes lançados desde 96 ou 97, se não me engano, deem uma olhada e vejam se a quantidade de animes bons realmente mudou. Na realidade, continua a mesma coisa, só muda que agora tem muito mais anime ruim, pois tem muito mais coisa sendo produzida.
Quanto a ecchi e essas merdas, basta não assistir oras. Essa é a tendência do mercado atual, da mesma forma que na década de 80 era os animes de robôs genéricos, na de 90 ficção cientifica fajuta e na de 2000, moe e ecchi. São ciclos de industria que existem em tudo lugar.
Quanto ao Anno, ele fala isso desde de quando emplacou Evangelion em 94 ~ 95. Existem profetas do apocalipse em todas as industrias, de Hollywood então é o que mais tem.
Contanto que ele termine esse bendito (ou maldito, interpretem como quiser) Rebuild of Evangelion antes da indústria morrer…
Mas isso é problema da TOEI, que é um puta de um estúdio horroroso em 90% de suas produções, não da indústria.
o declínio dos animes foi de 2000 até 2011 quando a maioria dos animes eram adaptações fracas de mangás, light novels e visual novels, esse Anno tá senil já.
Genero, numero e grau, só ver a enxurrada de merda que vem saindo, qualidade gráfica beirando o ridiculo, parecem crianças da AACD animando.
Infelizmente, mestre Anno tem total razão.
Soul of Gold é o feijão com arroz da Toei. Não é uma ótima produção, mas há exemplos muito piores de animação ruim.
Não.
O comentário que melhor decifrou essa questão foi o seu. Parabéns.
Claro, eles trabalham desmotivados com o salário depressivo deles. O Kotaku até fez uma reportagem falando sobre isso.
Muito bom, mas acho que ficarei nostálgico com a mudança depois de tantos anos… mas o disqus…
Achei muito exagerado … Vale lembrar que boa parte da animação dos Estados Unidos é realizada em estúdios coreanos, taiwaneses etc … e não foi por isso que a qualidade aumentou ou caiu. O que mudou foi o público! Antes, uma chuva de sangue era lindo … hoje, um escândalo! O que poderá matar a indústria nipônica são as regras e normas “politicamente corretas”. Ai sim, quando esse dia chegar, a indústria dos animes estará condenada! Por isso, aproveitem seu Himegoto, seu Futabu, seu Upotte, Akame ga Kill, Aki Sora, Kiss x Sis, enquanto podem …:smile:
Eu preciso dizer que concordo com ele e com o Miyazaki?
Desde 2012 tenho falado dos problemas no mercado de animes, olha só… http://www.papodebudega.com/2012/07/crise-de-criatividade-no-mercado-de.html Entre outros comentários, é só fazer a busca lá no site por “crise dos animes”…
Acho que foi o Miyazaki que falou que antes os otakus eram só consumidores. Agora viraram os produtores também. Vai ver por isso está tudo tão ruinzinho…
Sandra Monte
Mas o problema é quando os investimentos dos produtores são todos direcionados a animes apelativos e sem conteúdo, justamente porque os que são realmente bons não vendem.
Pegando coisas atuais, veja se Ping Pong – The Animation, Aku no Hana e Shinsekai Yori, por exemplo, conseguiram bons lucros. Veja se eles receberam um investimento alto para serem produzidos. Antigamente, sem essa tendência extremamente lucrativa do moe e do fanservice, os investimentos eram mais distribuídos, e produções ricas de roteiro também eram ricas em aspectos técnicos. Acho que esse é o principal problema da indústria.
eu acho que isso é fato,basta ver os indíces de audiência que tinha no início da década de 80 e 90 para os de agora
… Sei… Então Etotama e Final Fantasy Advent Child serão a salvação da lavoura ?!… Para entender a indústria (e seus profissionais), Shirobako é uma boa introdução …
Tu tens razão no seu texto,no papo de budega.
Prefiro animação 2d – animações de CG são EXTREMAMENTE enjoativas.
Interessante os comentários de “índices” de audiência…
Eu gostaria de fontes que apontam a audiência dos anos 80, 90 para agora. Com as devidas mudanças de medição, já que até no Brasil parece-me que houve mudanças.
Fora isso, na audiência atual, o anime mais visto é continuo desde os anos 60, o segundo mais visto é continuo desde os anos 90, o terceiro desde os anos 70, o quarto desde o final dos anos 90 e o quinto anime.. desde os anos 90 também.
Ou seja, efetivamente não tem nenhum anime da década de 2000 entre os 5 mais vistos. Sinto que tem alguma coisa errada com a lógica da galera quando fala da indústria atual, porque até mesmo os japas estão preferendo as coisas “antigas” deles…
No final, o que o pessoal diz ser um “estouro”, não é lá isso. Basta vermos que Brasil os eventos de animes, que tiveram que virar um mix de qualquer coisa, com Harry Potter, Docto Who e outras coisas nerds.
“Ah, a culpa é da TV, a culpa é da Globo, a culpa é das estrelas…” A qualidade dos animes atuais não tem culpa… A forma de consumo dos otakus é a “correta”, as empresas japonesas têm um marketing e “time” adequado…
Certo…
Sandra Monte
http://www.papodebudega.com
Boa matéria, mas o problema que tu abordou está mais para distribuição e falta de visão do mercado japonês para com o exterior que qualidade per se, e concordo bastante. Todavia, é uma questão muito cultural, vide a enorme dificuldade da JBC para conseguir licenciar Akira.
Sobre os outros aspectos, tu utilizou a TOEI como parâmetro, e hoje esse estúdio, infelizmente, não deve servir para tal. Vive do passado.
Em relação a criatividade, mercado e a suposta decadência artística da animação japonesa; o que percebo é que há estúdios que lançam uma quantidade absurda de séries clichês para arrecadar de maneira fácil (pois se elas existem é porque trazem bons frutos) enquanto arriscam em outras obras não tão fáceis. Um exemplo é a P.A. works que é mestra em lançar uma pancada de obras ruins, mas que nos dois últimos anos trouxe 1 obra de altíssima qualidade, porém com risco maior: Uchouten Kazoku, cujas vendas foram medianas (não deu prejuízo, mas não deu lucro. Uma “falha” permitida, dado às boas vendas das outras obras clichês do mesmo estúdio). Mesma coisa para Madhouse que adaptou duas light novels famosas (No game no Life e uma outra que esqueci o nome) e depois arriscou com uma obra original: o Death Parade, que foi um fracasso retumbante de vendas (não ajuda muito o fato de ser uma merda repetitiva). Este é o mercado e não adianta lutar contra ele.
Aliás, há 1 exemplo vivo de um estúdio que tentou nadar contra a maré e falhou: a própria Madhouse. No final da década passada só praticamente lançavam coisas boas, mas que não apelavam para as massas: quase faliu. Hoje voltou à velha forma, mas busca uma média entre obra para vender fácil e lucrar e produções arriscadas.
Aliás, não é só o mercado Japonês que é assim, pois no Americano tem que se lançar 10 lixos, para vir um Gravity Falls ou Over the Garden Wall. Tanto é que a ultima década foi a pior da animação americana. Até Scooby Doo teve série mal produzida em flash. O mais curioso, porém, é que se continuar nessa toada, esta década na qual nos encontramos será uma das melhores, senão a melhor, dos desenhos americanos, pois tem muita coisa original e boa sendo lançada.
Enfim, não creio que falte criatividade, até porque meu diretor favorito (Yuasa Masaaki, que dirigiu Tatami Galaxy, Kaiba, Ping Pong the animation, Mind Game e Kemonozume) é recente e transborda criatividade e originalidade. A questão é que por causa da forma que funciona o mercado japonês, é melhor agradar o grande público primeiro e depois arriscar.
O que vale é a venda de DVD’s e Blu-ray’s, não a audiência por si só.
Há dois tipos de animações: às bancadas pelos canais de TV e às bancadas pelos estúdios que compram horário, e esse horário é mais para promover o produto que qualquer outra coisa. Por isso que a maioria dos animes passam de madrugada, pois é um horário mais barato.
Quanto à audiência, é obvio que os mais assistidos serão os mais antigos, pois chegam a um ponto em que as próprias produções se promovem sozinhas. Mas ainda assim, às vezes aparecem obras recentes na lista dos mais vistos, Space Brothers que é de 2012 tava sempre no top 10 até o seu fim em 2014.
E o Brasil nunca foi um mercado forte de animes, é mais do que normal eventos serem uma mescla de conteúdo “nerd” em vez de ser focado em apenas um tipo de mídia. Mesmo hoje, o pessoal só quer saber dos shonens de batalha.
Ele está mais do que certo, os animes atuais são horríveis é uma ou outra empresa que é criativa ou investe forte nas suas animações ex: tatsunoko, mad house..
Exatamente: Faz tempo que esta morte vem sendo anunciada. Me preocupa o fato dos otakus terem virado produtores e a coisa ter desandado…
Não acho que todo o investimento é voltado às obras clichês. Dando o exemplo da Madhouse que dei em um outro comentário: Death Parade tem uma produção bem superiora a No Game No Life. Será que aquele teve menos investimento que este? Não sei, se teve, desviaram haha
E de fato, muito do porquê dos clichês estarem em alta é porque os melhores e diferentes não vendem tão bem. E essa de investimento mais distribuído depende bastante, pois a maioria dos animes clichês não possuem boas produções, e até por isso são feitos em ampla escala: baratos com bom retorno.
CG? Vai dormir Anno!
Pois é. Desde os anos 2000 que a coisa vem caindo de forma cada vez mais vertiginosa. Poucos se salvam (acho que se contam nos dedos). E vendo que a questão não é só no quesito roteiro dos animes de hoje, mas o próprio mercado interno de animação, dá pra ver que a coisa tá pior que se imagina…
E a partir do momento em que os otakus deixaram de ser consumidores e viraram produtores, acabou! Só acho.
para mim o fim dos animes não vai fazer diferença alguma,pode acabar a vontade,se precisar da minha ajuda para esse fim,eu ajudarei
Gente, os tais animes bem produzidos que vocês falam, tinham trilhões de episódios e eles AINDA EXISTEM, geralmente passava domingo de manhã ou no final da tarde. O que mudou é que agora existe os animes de madrugada: Que são esses de 13-26 episódios.
Só ver que teve um Gundam recente que foi o primeiro Gundam produzido como late-night anime.
CDZ nao é febre global, só o povo da América latina tem mau gosto o suficiente pra gostar dessa merda. Nos EUA e na Europa praticamente ninguém conhece CDZ e no Japao é só mais um.
Falo isso há pelo menos uns 5 anos. Concordo plenamente!
Já viu as animações da tatsunoko,ou alguma animação ocidental usando cg ??
Os animes estão dominando o mercado japonês, mas no Brasil desenhos americanos estão fazendo sua parte em termos de qualidade e produtos.
Animes para sempre e que o brasil deixe de ser um pais cem cultura japonesa.
“Soul of Gold é o feijão com arroz da Toei. Não é uma ótima produção, mas há exemplos muito piores de animação ruim.”
Mais mal feito que esse, deve ser bem ruim de assistir, heim!!! :laughing:
Nossa cara… não viaja.
Não tem como comparar a matemática é totalmente diferente, não fale coisas bizarras sem saber fikdik
Animes realmente bons, de uns 10 anos pra cá, dá pra contar nos dedos e nem completa as duas mãos. Se está mesmo em declínio eu não sei, o parâmetro da análise de Anno é passível de discussões, uma vez que sua maior obra é um plágio descarado de uma outra obra bem superior ao próprio Evangelion,(Quem entende de anime, sabe qual anime estou me referindo, sem desmerecer Evangelion, que é muito bom) mas que deixou de ter conteúdo, deixou de marcar em nossas memórias, isso com certeza, mas, se do jeito que está, nesse marasmo de ideias e roteiros repetitivos e sem sal está bom para a indústria japonesa, então… fuck yea!
Animes dos Otaquinhos do Feice:
Sao, Fairy Tail, Mirai Nikki, Another, Ao no Exorcist, No game no life, Tokyo Ghoul
O que fazer com tanto anime ruim? rsrs
HAHAHAHAHAHA, nao.
pesquise antes de sair falando o que nao sabe. Ja viu em quais animes o Anno trabalhou ? Sabe de qual estudio ele é dono?
Nao sou fa do cara nem nada mas eu sei que o que ele esta criticando , prevendo alias , tem sua base de verdade e nao é por rancor da industria .Isso é certeza.
exatamente , pesquise Saint Seya em sites como youtube e afins .A maioria dos resultados esta em portugues e/ou em versoes sul americanas.A nostalgia que o Brasil guarda de CDZ é muito linda e tal mas nao vale de base pra nada do mercado internacional.
HAHAHAHAHAHAHA
Ninguém conhece Saint Seiya na Europa, só o povo da América Latina apenas. Esse tá bem informado.
“Animes realmente bons, de uns 10 anos pra cá, dá pra contar nos dedos e nem completa as duas mãos.”
HAHA. Puta exagero.
Só num ano você tem um número maior que isso.
E não, Evangelion não é plágio.
como assim sem saber,se você procurar as audiencias dos animes de antigamente,o jbox tem um ranking,vc percebera q a diferença é gritante
Nos EUA, realmente não vingou, agora na Europa você se equivocou, ESPANHA, FRANÇA e ITÁLIA te mandam lembrança.
Não é pq vc só assistiu anime ruim,ou tem shit taste ou é um nostalgiafag q só foram lançados animes ruins nessa época, se for pra contar nos dedos os animes bons q assisti nesse período até hj, eu iria precisar de dedo de uma cambada de gente :^)
Tão ruins quanto Hokuto no Ken, CDZ, Shurato, Sailor Moon, DBZ …
Só muda a nostalgia. :wink:
Essa é a MINHA OPINIÃO, se vocês concordam ou não, o problema é de vocês, gosto sim de animes antigos, dão de 1000 a 0 nos de agora, geração Naruto e Bleach que começou a assistir anime na era CDZ, não venham falar merda aqui e você, Erik, deveria abrir mais a sua mente e pesquisar um pouco no Google mesmo, Evangelion É SIM UM PLÁGIO de um anime que fez muito sucesso nos anos 80 e bebeu, sugou, secou a fonte do mesmo até não poder mais. Quer saber o nome do anime vítima do plágio, Otaku desinformado? Mesmo que não queira, eu falo pra você: Densestsu Kyojin Ideon, do brilhante Yoshiyuki Tomino, que também fez o primeiro Gundam, lá no fim dos anos 70. Assista o Filme ” Be Invoked”, o capítulo conclusivo da saga de Ideon, e veja sua concepção de “Anime inovador, revolucionário e original” de Evangelion descer pelo ralo, aí então depois, você vem debater animes aqui. Abraço.
Olha cara o assunto em pauta nem é esse, e também não precisa ser tão anti-CDZ. Inventando inverdades, como essa de o anime só é lembrado na América latina. A série é sim lembrada e fez sucesso em mercados importantes da Europa e da Ásia, além de ser a terceira animação que mais gera lucros para a Toei Animation, depois de Dragon Ball e One Piece. Por tanto pesquisa antes de vir comentar bobagens.
Pois é, muita produção e pouca coisa realmente interessante.Enquanto isso, vamos de remake ou uma versão fiel ao mangá de algum título de sucesso….:laughing:
Cara, pelo amor de Deus, isso não é possível, você LEU o que eu escrevi? Que a matemática é diferente. Eu já esse ranking e lá CDZ deu mais audiência que One Piece e Dragon Ball GT ganhando dos dois acho que não precisa dizer mais nada.
Queria saber que Animes vc curte cara…
Da lucro principalmente porque vende bonecos.
Fez sucesso na Indonésia, Tailândia, Taiwan, China, Hong Kong, França, Bélgica, Portugal, Escócia, Itália, Espanha, México, República Dominicana e Brasil. E foi fracasso nos EUA e não é nada demais no Japão. Mas essa coisa de outro mundo é só aqui no Brasil e um pouco na França.
Pra vc ter uma idéia Rign N Kakero, a outra obra de Kurumada é a PIOR audiência da história da Shonen Jump. E Akira tem 3 obras no Top 4: Dr Slump, Dragon Ball e Dragon Ball Z nessa ordem.
Se está se referindo ao “moe”, acho muito difícil. Até porque esse gênero (ou subgênero) se apóia num nicho muito lucrativo (tão lucrativo quanto o das fujoshis), os otakus moezeiros. E pode ser que até quem não é (ainda) moezeiro se sinta atraído por esse tipo de anime.
É que eu li, recentemente, dois artigos escritos e publicados no site da Folha de São Paulo (na seção Ciência), ambos de autoria de Reinaldo José Lopes. Um deles foi postado na coluna do referido autor e outro no blog do mesmo, que també, pode ser lido no site da Folha.
Os artigos em questão são:
“Mônica, a pedomórfica” (postado na coluna de Reinaldo José Lopes);
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/reinaldojoselopes/2015/04/1620843-monica-a-pedomorfica.shtml
“Dentucinha, mas nem tão gorducha” (postado no blog Darwin e Deus, também de Reinaldo José Lopes)
http://darwinedeus.blogfolha.uol.com.br/2015/04/27/dentucinha-mas-nem-tao-gorducha/
Li esses dois artigos e, por algum motivo, me lembrei de certas características que também são encontradas naquilo que chamamos de “moe”: fofura, docilidade, aparência que sugere vulnerabilidade, necessidade de cuidados, traços e comportamentos infantilizados, olhos grandes e outras características que talvez eu tenha esquecido de mencionar.
Haveria alguma relação, ainda que remota, entre o moe e a preferência humana por coisas fofas e infantilizadas, como as que são descritas nos dois artigos?
Será que o que está acontecendo com os mangás, animes e games pode ter explicação na psicologia evolutiva/cognitiva como é o caso da Mônica, do Mickey Mouse e de outros personagens ocidentais?
É claro que, tanto no Ocidente como no Japão, personagem fofinho vende bem. Mas isso acontece por por causa da preferência cognitiva dos seres humanos, que se reflete não só nos mangás, animes, etc., mas até mesmo na aparência dos animais de estimação (como os cães e gatos, por exemplo, é só ver os inúmeros vídeos e fotos desses animais postados na internet) e até mesmo na aparência humana, segundo os artigos.
Aliás, essa preferência por coisas fofinhas, meigas, etc. , típicas do “moe”, também já podem ser vistas por aqui.
Quem não se lembra de uma certa propaganda de certos aplicativos para celular em que um coelhinho animado aparece avisando que há uma mensagem para o usuário ou canta músicas que lembram canções infantis (principalmente para os que assistem a um certo canal de TV aberta cujo proprietário é uma conhecida igreja neopentecostal brasileira)?
A Toei deveria pagar melhor os animadores que trabalham em Tóquio (já que o custo de vida naquela cidade é muito alto) ou transferir seus estúdios de animação para o interior do Japão, em algum lugar onde o custo de vida seja menor. Já houve animadores da Toei que reclamavam dos baixos salários, além da carga horária de trabalho, considerada excessiva por eles.
Aliás, esses artigos abaixo explicam bem o problema:
CRISE ANIME NO JAPÃO: ANIMAÇÕES DE QUALIDADE PODEM ESTAR COM OS DIAS CONTADOS
http://minilua.com/crise-anime-japao-animacoes-qualidade-podem-estar-com-dias-contados/
Animadores japoneses são mal pagos
http://www.otakupt.com/anime/animadores-japoneses-sao-mal-pagos/
A triste realidade do animador japonês
http://www.genkidama.com.br/xil/a-triste-realidade-do-animador-japones/
A-1 Pictures acusada de provocar morte de animador
http://www.otakupt.com/anime/a-1-pictures-acusada-de-provocar-morte-de-animador/
ANIMADORES ESTRANGEIROS NO JAPÃO FALAM SOBRE CONDIÇÃO DE TRABALHO
http://nerdplay.com.br/animadores-estrangeiros-no-japao-falam-sobre-condicao-de-trabalho-parte-1-cedric-herole/
Animadores no Japão: Muito trabalho e má remuneração!
http://www.animexis.com.br/2015/04/29/animadores-no-japao-muito-trabalho-e-ma-remuneracao/
Não seria hora que os estúdios de animação japoneses começarem a rever as suas políticas salariais e de trabalho e remunerar melhor os animadores, além de reduzir a carga horária de trabalho para níveis mais compatíveis com a capacidade humana e a legislação trabalhista?
”CDZ só fez sucesso na América Latina”, quanta merda a gente tem que ler nessa internet… Corrigindo: CDZ SÓ NÃO FEZ sucesso nos EUA e Inglaterra. Olha a diferença…
Mas enfim, concordo totalmente com o Anno. Lembro que o Miyazaki já tinha falado isso não só recentemente, como também ainda LÁ por volta de 2002 / 2003!
HAHA.
Já assisti Ideon e nunca nem sequer me passou pela cabeça que Evangelion teria o copiado, porque não copiou: há uma certa similaridade temática, mas não é plágio. Evangelion me lembra mais Gunbuster (que é do próprio Anno) que Ideon.
E se tu acha que anime atual é Bleach e Naruto, faça me rir, duas grandes merdas.
Também gosto de animes antigos, se fizer um top das minhas obras favoritas, terá mais animes pré 2000 (Lain, Haibane Renmei, Gunbuster, Kare kano, o mencionado Ideon, Maison Ikkoku, Ranma 1/2, Touch, Rosa de Versalhes, Legend of the Galactic Heroes, Cowboy Bebop, RahXephon… )
Agora, falar que quase não se fez mais anime bom pós 2000?
Assista Seirei no Moribito, Tatami Galaxy, Kemono no Soja Erin, Chihayafuru, Kino no Tabi, Nana, Nodame Cantabile, Kaiba, Kemonozume, Baccano, Cross Game, Uchoten Kazoku, Space Dandy, Kingdom, Kids on the slope… Isso só pra citar alguns poucos.
Hoje a indústria faz muita merda, e a proporção de merdas para coisas boas é bem grande, mas ainda se faz sim muita coisa boa.
Esse papo de “anime morreu” de novo? Não!!!
Na verdade, tudo na vida tem ciclos e com os animes isso não será diferente, a indústria japonesa terá de se reinventar, mercados estrangeiros (como Taiwan mencionado pelo Anno) podem ganhar força, e novas técnicas de animação podem começar a ser usadas. Mas não polemizem (nem caiam nessa polêmica) de que o anime “morreu”.
Quanto a certos(as) blogueiros(as) que adoram apontar dados deprimentes sobre animação japonesa, criticar, sem nunca acrescentar nada de construtivo, fica a dica: troca o disco Sandra…
Por hoje é só pessoal.
kkkkkkkkkkkkkkk na espanha,frança,italia,china,cdz é fenomeno,então larga de falar coisas que não sabe
não é cem,e sim “sem”.E para que o Brasil precisaria ter cultura japonesa?Nós somos Brasileiros,precisamos cultivar nossa cultura,e não a dos outros.
só aqui e um pouco na frança? no méxico cdz talvez seja mais forte do que no Brasil,sem falar na espanha,argentina,italia
Gente é evidente que o mercado de animes no Japão, berço desta arte esta passando por, uma crise, criativa e em alguns casos lucrativa( basta ver os filmes recentes do estúdio GHIBLI)(não todas as obras é obvio), esta declaração de hideaki é valida sim, ele vem a falar de questões em relação a indústria japonesa precisar se modernizar e é compreensível, pois tudo tem que evoluir mesmo, mas também em questão da monopolização de Japão em relação a animação que vem se desfazendo, naturalmente então o que eu entendi foi que ele quis dizer que a indústria japonesa em si de animes precisa passar por uma evolução, agora eu gosto da animação tradicional e não aguento mais esta ditadura da animação em computação gráfica, realmente animações em computação eu não gosto, prefiro e acho mais, bonitas as tradicionais, pois quem não acha belas, as animações dos estúdios GHIBLI, que tentam reproduzir fielmente paisagens, naturais pois por mais que sejam animações conseguem sim se aproximar da realidade, mas do que as de computações que soam muito, artificiais. Agora declaração polemica, parecida também quem deu a algum tempo, foi Hayao Myazaki, mas ele, tem uma bagagem como animador e inclusive já trabalho com Hideaki no excelente filme Nausicã, enfim são dois animadores de qualidade, mas Myazaki quis dizer que o anime morreu em um contexto totalmente diferente, o que ele quis dizer na época é que está tudo muito repetitivo, em termos de historias nos animes atuais sempre, com aquelas formas batidas a lá cdz, e que isto precisa mudar e que ele não entendia como, passagens que no manga são rápidas no anime vira uma eternidade, caso de cdz e sailor moon ( POR EXEMPLO QUANDO VESTEM ARMADURAS OU AS SAILOR SE TRANSFORMAM, CONFESSO QUE ME DESEPCIONEI UM POUCO QUANDO LI O MANGÁ DE SAILOR MOON E VI COMO ELAS SE TRANSFORMAVAM RAPIDO NO ANIME FICOU BEM MELHOR E VIROU UM CLASSICO SUAS TRANSFORMAÇÕES SENDO COPIADAS POR ANIMES SIMILARES ATÉ HOJE). É claro que o que ele quis questionar é que os animes precisam de melhorar os seus enredos e não apenas capricharem nas animações( QUE ATUALMENTE NEM ESTÃO TÃO CAPRICHADAS ASSIM) basta pegar um filme como Laputa do GHIBLI e uma animação recente para ver o que estou falando, então Myazaki, foi muito criticado na época de suas declarações, por ter tocado na ferida e ter falado de animações consagradas como cdz, sailor moon e outros, mas ambos podem falar pois eles tem toda uma bagagem, pó você vê a qualidade de um filme ghibli antigo nem parece que já tem, mais de 20 anos, pela beleza que transmite, bom então o que não dá é para ficar do jeito que está´, pois está tudo muito igual, não há inovação e quando surge algo diferente é rejeitado ou acaba abruptamente, parece que as pessoas gostam da mesmice, acho que o que está faltando mesmo é uma boa historia.
A crise é tamanha que isto se reflete na quantidade infindáveis de remakes de serie que fizeram sucesso a muito tempo, visto sailor, dbz, só falta naruto e cdz, e na quantidade do lançamento de filmes novos destas series que fizeram sucessos, para lucrarem ainda mais com aquilo que já teve o seu tempo ainda se fizessem algo de qualidade mais não vão lá e fazem M%$#$. Ou então fazem continuações diretas sem pé nem cabeça(ÔMEGA). demonstrando total falta de criatividade.
Ué… Você leu a matéria? Fala isso do Hideaki Anno também, para ele trocar o disco. E acrescenta o Miyazaki, que diz basicamente a mesma coisa faz alguns anos, também. Só eu????E fala isso para todos os links que o Nekomimi postou também.
Ah, mas eu tinha esquecido… você tem um caso de amor comigo… Bonitinha sua forma de chamar a minha atenção… conseguiu! Smack!
Sandra Monte
PS: amanhã, resenha de Cavaleiros do Zodíaco – Alma de Ouro lá no http://www.papodebudega.com
“HAHA.
Já assisti Ideon e nunca nem sequer me passou pela cabeça que Evangelion teria o copiado, porque não copiou: há uma certa similaridade temática, mas não é plágio. Evangelion me lembra mais Gunbuster (que é do próprio Anno) que Ideon.
E se tu acha que anime atual é Bleach e Naruto, faça me rir, duas grandes merdas.
Também gosto de animes antigos, se fizer um top das minhas obras favoritas, terá mais animes pré 2000 (Lain, Haibane Renmei, Gunbuster, Kare kano, o mencionado Ideon, Maison Ikkoku, Ranma 1/2, Touch, Rosa de Versalhes, Legend of the Galactic Heroes, Cowboy Bebop, RahXephon… )
Agora, falar que quase não se fez mais anime bom pós 2000?
Assista Seirei no Moribito, Tatami Galaxy, Kemono no Soja Erin, Chihayafuru, Kino no Tabi, Nana, Nodame Cantabile, Kaiba, Kemonozume, Baccano, Cross Game, Uchoten Kazoku, Space Dandy, Kingdom, Kids on the slope… Isso só pra citar alguns poucos.
Hoje a indústria faz muita merda, e a proporção de merdas para coisas boas é bem grande, mas ainda se faz sim muita coisa boa”.
Cara, se você ainda não se convenceu que Anno kibou Ideon para conceber Evangelion, estás no patamar de fâ fervoroso do mesmo (ou não), pois até alguns personagens tem semelhanças entre si, o que reforça a cara de pau de Anno, que pra mim, foi um oportunista que deu certo, pois plagiou não só Ideon, mas também o clássico Yuusha Reideen, mas isso não tira o mérito de Eva, que tem suas peculiaridades. Respeito a sua opinião, afinal, essa história de brigar por GOSTOS dentro dos gêneros de anime é coisa de Naruteiro mesmo, dos que você citou, escapam apenas alguns como Kaiba, Nodame Cantabile, Kemonozume, Baccano e eu ainda acrescentaria o Excelente Ergo Proxy, Death Note e o próprio famigerado “remake” do Fullmetal Alchemist, dos antigos você gosta de pouca coisa, o que atesta minha tese de que QUANTIDADE não é QUALIDADE; a indústria não para de produzir séries e tão cedo não vai parar, o que já derruba um pouco os argumentos do kibador Hideaki Anno, MAS… a era “vintage” dos animes continua dando um baile nos atuais, afinal, nunca que a indústria atual fará um outro clássico absoluto e memorável como Armored Trooper Votoms. Posso estar errado, (só pra você mesmo, talvez) mas o “Kibador” Anno, inventou essa onda de reboots de Evangelion, pra tentar exorcizar justamente esse pequeno deslize e cometeu um maior ainda no 3.33, onde provou que sem kibar, não se ganha moral. No fim das contas, qualquer crítico racional de animes sabe, que ideias REALMENTE ORIGINAIS na indústria de animes não existem.
espero que ate la tenha o final de one piece kkk ne .
Nem sou lá muito fã de evangelion, do Anno eu prefiro o próprio Gunbuster.]
Ergo Proxy é bem mediano, viu? Tem um conceito interessante, mas convenhamos que a execução é medíocre. E nunca gostei de Death Note, vende-se como um puta drama psicológico, mas é uma sucessão de “batalhas psicológicas” rasas.
Eu não gosto de pouca coisa dos antigos -assisti muito mais coisa antiga que recente, tanto que atualmente estou assistindo Ie Naki Ko que é do final da decada de 70, lindíssimo-, só não citei muitos, pois não vinha ao caso.
De fato, quantidade não é qualidade, até por isso há tanta merda saindo hoje, mas a questão é que também sai muita coisa boa, e esse é o ponto. Não estou discutindo gostos, apenas demonstrando que não há só merda como alguns pintam. Conhece a famosa regra de 90% de tudo que é feito é uma merda? Livros, filmes, quadrinhos, mangás, animes, séries: a maioria sempre será merda. A diferença é que hoje por ano sai quase 5x mais que na decada de 90, óbvio que vai ter muita merda. E de fato sai tanta merda atualmente, que só nesse paragrafo devo ter falado a palavra merda um 20 vezes haha
E tu fala que a indústria nunca fará um clássico memorável, mas Tatami Galaxy é o segundo melhor anime que já assisti e é um clássico absoluto pra muita gente. Tu não o cita entre os que se salvam, pois provavelmente não assistiu, pois não só eu que falo isso, é consensual entre muitos criticos que essa porra é genial.
Cross game e Kemono no Souja Erin tem uma pegada absurda de anime da decada de 80 e 90 e a qualidade deles também é indiscutível, gostando ou não.
Realmente originais? NADA é realmente original, tudo provém de outras fontes, mas construído com um corpo diferente. Mesmo os animes antigos não eram um poço de originalidade. Porém, ainda sai coisa com valor autoral muito grande: o próprio Tatami Galaxy é único, visualmente e narrativamente; Ping pong the animation; Yuri Kuma Arashi; Madoka Magica; Space Dandy; Kyousougiga…
E quantos aos animes acima não estou me referindo ao fato de gostar ou não (assisti os dois primeiros episódios de Yuri kuma arashi e não desceu, e acho Madoka Magica bem overrated, embora eu goste), mas sim originalidade e autenticidade narrativa e visual. Aliás, Space Dandy foi uma colaboração de vários diretores recentes e consagrados, cada qual criando seu próprio mundo para a série, o que a tornou criativa, inovativa e imperdível. Uma série que transborda originalidade.
Enfim, Anno não falou que a indústria vai morrer, mas sim que deve se reinventar, pois hoje trabalha de uma forma que eventualmente irá se implodir. E não em relação a qualidade, ele não fala em nenhum momento sobre isso na entrevista, mas sim como os estúdios funcionam e como os animadores tem vidas de merda, trabalham quase como escravos e ganham uma merreca. Isso deve ser revisto, mas outra questão que fica é esta: será que irá mudar tão cedo? Pois pelo que leio essa situação deprimente de condições de trabalho não vem de hoje, vem de muito tempo atrás. Só o tempo dirá
Apenas jogando mais lenha na fogueira e deixando essa imagem aqui:
http://a.pomf.se/davjsd.jpg
Uau, dicas preciosas! Ler postagens de especialistas é outro nível, Narutards e optards que se engalfinhem e se joguem no poço do inferno…
Cara, então é coisa de gosto mesmo, se vc achou Ergo Proxy mediano, eu achei o mesmo de Tatami Galaxy, ele tem aquela pegada underground, mas entre os animes do gênero, prefiro Kaiba e Kemonozume; Space Dandy, Cross game e Kemono no Souja Erin, mesmo com a pegada nostálgica, também não digeri, mas não os menosprezo, são sim bons animes, porém, apenas são animes para serem vistos uma única vez (no meu caso). Pra mim, não existe o MELHOR anime, nem vai existir uma unanimidade (só entre Bleacheiros, Naruteiros e os Ecchi lovers) e tampouco sou saudosista extremo, se vc ler meu primeiro texto verá que NÃO generalizei dizendo que SÓ TEM ANIME RUIM quando disse que se conta nos dedos das mãos os bons animes e nem completa as duas. Entendi muito bem a análise de Anno, mas isso já havia sido dito pelo mestre Hayao Miyazaki muitos anos atrás, (quando li de primeira achei um absurdo, mas após uma análise sistemática, dei razão ao véinho) a diferença entre os argumentos é que um é embasado e fundamentado por um diretor que SABE produzir clássicos tocantes e o outro, por um diretor mediano, oportunista e com uma criatividade duvidosa, porém, também tem fundamentos; pode parecer que odeio o Anno, mas não é e tampouco idolatro Miyazaki, aliás nenhum desses conceituados diretores japas. O ponto é esse, realmente é a decadência da indústria decodificada: profissionais suando sangue e bebendo o próprio sangue para sobreviver. O fato é que o “mundo dos animes” pelo menos para mim, perdeu o brilho, mas ainda sim, desperta interesse, só não saio por aí levantando bandeirolas para determinadas produções taxando-as de supremas, como fazem os Bleacheiros, Naruteiros, CDZeiros e agora os Titanzeiros (sim, detestei e detesto Attack on Titan).
Sim, não tenhas dúvidas que quando falo que Ergo Proxy e Death Note são medianos, estou expondo minha opinião, da mesma forma que entendo pessoas que não gostam dos animes elencados por mim acima. No final, é tudo muito subjetivo.
Todavia, eu ainda acho que dá para tentar ver a indústria de uma forma mais objetiva no que se refere à qualidade das obras. Na realidade, pra mim o mercado sempre foi medíocre, mas hoje temos mais acesso e podemos presenciar isso com nossos próprios olhos.
Todo o meu comentário foi mais que pra mim, hoje, existem sim animes realmente bons e que dá pra encher várias mãos com eles, não que você disse que não se faz mais boas obras. Pelo menos tu demonstrou ter base no que critica. O que me irrita são pessoas que falam que hoje só faz coisa ruim baseados apenas nos shonens de batalha atuais, quando os antigos também não eram nenhuma maravilha. Assim usei meus comentários mais para expor o porquê de pensar assim.
E enfim, caímos na mesma questão. Anime também perdeu um pouco o brilho pra mim depois que descobri como os caras trabalham. É desumano demais, mesmo considerando que a sociedade japonesa como um todo é composta por workaholics. A indústria não vai morrer, mas tomara que se reinvente e traga um pouco de dignidade para os trabalhadores. Desta forma, tenho certeza que a média de qualidade aumentará.
Em relação a Attack on Titan, eu achei nota 5 no máximo, divertidinho até, mas não consigo entender esse amor todo que existe. haha
Mais um que leu o titulo, putz.. ele não fala de roteiro e sim da animação que está muito ruim, e que o mercado oriental devia se arriscar mais
Sim, não tenhas dúvidas que quando falo que Ergo Proxy e Death Note são medianos, estou expondo minha opinião, da mesma forma que entendo pessoas que não gostam dos animes elencados por mim acima. No final, é tudo muito subjetivo.
Todavia, eu ainda acho que dá para tentar ver a indústria de uma forma mais objetiva no que se refere à qualidade das obras. Na realidade, pra mim o mercado sempre foi medíocre, mas hoje temos mais acesso e podemos presenciar isso com nossos próprios olhos.
Todo o meu comentário foi mais que pra mim, hoje, existem sim animes realmente bons e que dá pra encher várias mãos com eles, não que você disse que não se faz mais boas obras. Pelo menos tu demonstrou ter base no que critica. O que me irrita são pessoas que falam que hoje só faz coisa ruim baseados apenas nos shonens de batalha atuais, quando os antigos também não eram nenhuma maravilha. Assim usei meus comentários mais para expor o porquê de pensar assim.
E enfim, caímos na mesma questão. Anime também perdeu um pouco o brilho pra mim depois que descobri como os caras trabalham. É desumano demais, mesmo considerando que a sociedade japonesa como um todo é composta por workaholics. A indústria não vai morrer, mas tomara que se reinvente e traga um pouco de dignidade para os trabalhadores. Desta forma, tenho certeza que a média de qualidade aumentará.
Em relação a Attack on Titan, eu achei nota 5 no máximo, divertidinho até, mas não consigo entender esse amor todo que existe. haha
Olha Erik, acho que dificilmente a mentalidade dos grandões que comandam o “show biz” dos animes vai mudar, sei lá, é algo cultural, os japas não param, são escravos de números, metas e creio que isso acaba afetando o processo criativo, o que eu acho uma puta exagero; tanto que ultimamente o que mais se ouve falar daquelas bandas é de “novas” produções baseadas em obras já existentes (vide os caça níqueis de CDZ e DBZ só pra exemplificar), o que pra mim, satura, mas pra eles, dá grana e é aí que tá o pulo do gato, vou parecer saudosista de novo, mas antigamente era perfeitamente possível aliar bons roteiros à intenção comercial, hoje em dia dificilmente se vê isso. Acho que o termo certo é mesmo reinvenção, porém, é algo que vai demorar muuito.
Parabéns pela discussão levantada aqui. No meu blog, teci alguns comentários sobre essa questão. Quem quiser, pode ler aqui:
http://nagado.blogspot.com.br/2015/05/o-fim-da-industria-do-anime-segundo.html
Eu ia falar exatamente a mesma coisa, mas já falaram por mim logo no primeiro comentário que li.
Pelo que eu entendi, Hideaki não disse que o gênero anime está morrendo, mas que os produtores do Japão é que estão em declínio.
Não estou no Japão para opinar como estão as coisas lá mas, é natural do ser humano haver um desgaste com o tempo. Os japoneses devem estar meio “cansados” de fazer anime, pois eles já fazem isso a muito tempo.
Enquanto que outros países emergentes na animação estão com aquela “empolgação de principiante”.
O que eu imagino ser o principal motivo de crítica do Hideaki é queda de criatividade e inovação nos animes japoneses, pois ele mesmo fala da posterior volta de “filmes interessantes”.
Só para finalizar, eu não enxergo o mercado de animes em baixa, pelo contrário, a exibição de animes via streaming, por exemplo, é cada vez maior. O anime deixou de ser atrelado a um grupo pequeno de pessoas (chamados de otakus) e virou algo mais comum.
Lógico que não estou dizendo que agora todo mundo vê animes, não, só estou dizendo que popularidade cresceu e o acesso ficou mais fácil.
Eu entendo q o fim dos animes seria evitado se houvesse diálogo entre os desenvolvedores dos animes e o público ! Sair um pouco da história ser sempre no Jp também seria uma boa !
Acredito q deveria existir personagens do mundo todo representados nos animes !
Algum anime direcionado ao Brasil seria uma ideia boa tbm !
:smile:
Os animes não vão acabar talvez, sim, mude para outros países da Asia, que já são responsáveis por grande parte da mão de obra terceirizada das produções japonesas, vide o créditos finais de animes como Naruto, tem mais nomes coreanos e taiwaneses do que japoneses, a mão de obra é bem mais barata e eles ainda fazem isso com amor, o mesmo já não se pode dizer dos japoneses, que trabalham meio que no automático, isso dificulta muito o surgimento de animes de qualidade.
A indústria de animes não vai acabar, mas talvez a arte da animação japonesa, essa sim esteja com seus dias contados.
” A filosofia por trás de muita propaganda é baseada na velha observação de que todo homem é na realidade dois homens — o homem que ele é e o homem que ele quer ser. ”
Só esqueceram de lembrar que, essa matéria saiu quase 1 mês depois que foi divulgado oficialmente que o Hideaki Anno seria o Diretor da nova Série do Godzzila. As gravações começaram no outono passado, com previsão de estréia nos cinemas para este verão no Jp.
https://en.wikipedia.org/wiki/Godzilla_Resurgence
Coincidência ou não, o número de participações de Hideaki Anno em discussões “sobre o declínio dos animês” tem aumentado, desde o que o mesmo foi contratado para dirigir o filme.
Cara, o problema disso é que vc corre o sério risco de ficar só naquele nicho, que gosta dessas coisas, perder o público em geral e deixar de renovar público.
Japão paga mal em qualquer área, desde programação até automobilística, os carros japoneses ainda são bem vendidos segurados pela fama de ser “japonês”, o que acontecia muito com a engenharia alemã que hoje é piada, não vai demorar muito pra o japão entrar em colapso, CEOs bilionários enquanto a linha de produção sofre com baixos salários, o mais comum é as pessoas migrarem pra áreas que paguem mais e larguem de mão uma profissão de anos e cliente, o que é mais engraçado, não é a falta de demanda, é a ganância, eu mesmo sou extremamente capitalista, mas o ponto de ser capitalista é reconhecer que seu tempo vale dinheiro, o dos seus colaboradores também, logo enriquecer é bom, mas fazer a empresa enriquecer junto com os funcionários é o que fazem grandes empresas como Google, Amazon, Microsoft, Dell, IBM, vê se o pessoal que trabalha na TOEI, Tecmo, Honda, Mitsubish são felizes? só ver a opinião dos próprios funcionários, é lamentável.