A rede de televisão NHK reportou ontem o falecimento de Yasuta Sato, fundador de uma das maiores fabricantes de brinquedos do Japão, a Takara. Aos 94 anos, ele faleceu no último dia 26 de fevereiro por causas naturais.

Nascido na cidade de Iwaki, em Fukushima, Yasuta criou em 1955 a Satoh Vinyl Industries, cujo primeiro sucesso foi uma boneca chamada Dakko-chan, que acabou se tornando mascote da empresa. Em 1967, a fábrica mudou de nome para Takara, criando no mesmo ano a Licca-chan, que se tornaria a boneca mais famosa do Japão. Não é exagero nenhum dizer que Licca está para o Japão como a Barbie está para os Estados Unidos. Embora não seja muito conhecida por aqui, gerou vários produtos de mídia derivados além dos brinquedos, incluindo animações – uma delas, Super Doll Licca-Chan, de 1998, foi exibida no Brasil pelo Cartoon Network e está disponíviel em serviços on-demand como o Looke.

Yasuta Sato ao lado de um dos maiores sucessos da Takara, a boneca Licca-chan.

Em 1974, a Takara criou a linha de brinquedos Microman, figuras articuladas que representavam ciborgues – e que anos depois ganhariam versões com objetos que podiam se transformar, os Micro Change. Em 1980 surgiu a linha Diaclone, com veículos que se transformavam em robôs. Em 1984, a empresa americana Hasbro licenciou as linhas Micro Change e Diaclone, combinando-as numa das franquias de brinquedos mais populares no mundo todo, os Transformers.

Em 2006, a Takara se juntou a outra grande fabricante do Japão, a Tomy, nascendo então a Takara Tomy, que segue em atividade, rivalizando com a Bandai. Bem antes disso, em 1994, Yasuta Sato chegou a se desligar das atividades da empresa, voltando a atuar como CEO entre 1999 e 2000, até se aposentar de vez. A saída da Takara não o impediu de continuar suas atividades, tornando-se doutor em engenharia pela Universidade de Yamagata aos 86 anos de idade, atuando então como professor convidado da instituição, onde passou a ensinar sobre gestão de negócios.

De acordo com a Japan Toy Foundation, que tornou público o falecimento do empresário, Yasuta Sato teria perdido recentemente suas condições físicas. Seu funeral foi reservado à família e amigos próximos, mas é esperado um evento de despedida e homenagem em uma data futura.

[Via NHK, com informações do livro Handbook of East Asian Entrepreneurship]