As meninas do Perfume participaram do mais recente vídeo da série de reacts do canal FBE. Nele, elas deixaram suas impressões a respeito de um outro vídeo do canal, postado em 2015, onde adolescentes reagiam a clipes de J-Pop: “Heavy Rotation”, do AKB48, “New Horizon”, do Exile Tribe e “Laser Beam”, que elas lançaram em 2011.

Confira:

Aproveitando o momento para falar sobre o clipe de “Laser Beam”, A-chan explicou que ele foi filmado após o terremoto e tsunami que rolou em Tohoku, em 2011. Então, elas quiseram fazer dele algo divertido, de entretenimento para as pessoas, pois aquele era um momento triste, pesado, no Japão. No entanto, quando uma das adolescentes no vídeo se disse confusa com o clipe, elas concordaram e disseram, em meio a risadas, que também não tinham entendido direito as loucuras do diretor nele.

Sobre “Heavy Rotation”, do AKB48, as meninas explicaram que o videoclipe foi bem controverso à época dentro da comunidade de fãs no J-Pop dentro do Japão, pois as integrantes do grupo usavam lingeries nele e não biquínis. Além disso, elas concordam com uma das garotas do vídeo original, que diz achar esse cenário meio difícil para os idols de grupos enormes, que trabalham tanto, mas parecem ser mais valorizados e seguidos por serem quem são, suas aparências e personalidades, e não tanto por suas músicas.

Quando questionadas sobre estarem juntas há tanto tempo (quase 20 anos de formação), o que é raro para grupos femininos, elas explicam que essa união se deve ao fato delas já serem amigas mesmo antes de formarem o Perfume. Isso é algo ligeiramente incomum dentro da cena atual de grupos no pop japonês (e de outros lugares, como Coreia do Sul e China), cuja produtoras e gravadoras reúnem integrantes trainees e os colocam em line ups de acordo com o que é necessário para formar um time ideal.

Elas também acrescentam que, quando elas começaram, lá no início da década passada, grupos femininos que cantavam e dançavam pop eletrônico não eram tão bem aceitos quanto hoje.

[Via Arama! Japan]


Perfume é um trio de electropop que alcançou sucesso na cena mainstream japonesa em 2007 através da faixa “Polyrhythm”. Desde então, já lançaram 6 álbuns, tornaram-se um dos grupos idol mais influentes e rentáveis do J-Pop e um dos nomes mais conhecidos da música nipônica ao redor do mundo. Todo seu material está disponível via streaming pelo Spotify (aqui), pelo Deezer (aqui) e pela Apple Music (aqui), mas este que vos escreve sugere que você comece por músicas como “Glitter”,“1mm” e “Magic of Love”.