Saudações inca-venusianas! (Awika!) TokuSHOUTsu anuncia Kamen Rider Kuuga, com estreia marcada para hoje. As formas e os poderes de Ultraman Z em detalhes nesta edição. Band vai exibir séries tokusatsu com formato de tela original a partir do domingo que vem. Tudo isso e muito mais agora na Coluna do Daileon, pra alegrar o seu feriadão (e quarentena). Chou Henshin!


No fear, no pain

No ar desde 16 de março deste ano, o serviço norte-americano de streaming TokuSHOUTsu anunciou o lançamento de Kamen Rider Kuuga. O tuíte a seguir mostra a silhueta do herói com o nome “Friday“, indicando a estreia para esta sexta-feira (1º), a partir das 16h pelo horário do Pacífico e das 19h pelo horário do leste americano (20h de Brasília).

Segunda obra póstuma de Shotaro Ishinomori, Kamen Rider Kuuga estreou nas manhãs de domingo da TV Asahi em 30 de janeiro de 2000, substituindo Moero! Robocon (a primeira obra póstuma do mangaká). O protagonista era Yusuke Godai (estrelado por Joe Odagiri), um jovem de 25 anos que encontra um cinto de uma antiga civilização e se transforma em Kuuga para lutar contra a tribo Grongi.

O diferencial da época era que Kuuga foi filmado em vídeo e tinha uma atmosfera sombria, ultrapassando as narrativas das séries da era Showa. Devido ao retorno d’Os Cavaleiros do Zodíaco na TV brasileira em 2003, a Imagine Action Dá Licença, antiga distribuidora do sr. Luiz Angelotti, apostou em Kuuga, que quase teve uma chance na TV brasileira.

Leia mais sobre Kamen Rider Kuuga aqui.

Comentário: Não só de nostalgia se vive o fandom americano de tokusatsu. Esse lançamento de Kuuga na terra do Tio Sam é mais uma lição que fica tanto para as distribuidoras quanto para os fãs no Brasil. O TokuSHOUTsu é um projeto mais arrojado que existe não só pelo filão, mas também pela unidade e interesse dos fãs americanos. Por isso, Kamen Rider tem mais chances de vingar por lá.


Quatro por três

A partir do próximo domingo, dia 3 de maio, a Band exibirá as séries do bloco Mundo Animado em seu formato de tela original. A informação vem da distribuidora Sato Company, divulgada através dos canais do Tokudoc. Leia mais aqui.

Comentário: Antes tarde do que nunca. Decisão acertada que acaba de vez com o desconforto de quem está acostumado a rever os clássicos no formato habitual. Ora, se até as reprises de antigas partidas de futebol são apresentadas pela emissora no formato 4:3, não custaria fazer o mesmo com as séries japonesas, não é mesmo? Resta agora evitar os cortes bruscos nos episódios (principalmente na hora dos eyecatches).


Novos detalhes

Confira as novas imagens de Ultraman Z (Zett) através das páginas da Televi Magazine.

Para se transformar no Ultraman, Haruki Natsukawa utiliza o Ultra Access Card no dispositivo de transformação Ultra Z Riser. Seu ataque final é chamado de Zestium Ray.

Z pode mudar para outras formas usando as Ultra Medals. Elas consistem nos poderes de antigos guerreiros Ultras, temos: Alpha Edge (com os poderes de Zero, Seven, Leo), Beta Smash (com os poderes de Ultraman, Ace, Taro) e Gamma Future (com os poderes de Tiga, Dyna, Gaia).

Alpha Edge é a forma que usa os poderes de 3 mentores e discípulos. Nesta forma, o Ultraman combina velocidade com as artes marciais espaciais. Seu ataque especial é o Zestium Maser.

Beta Smash usa vários estilos e movimentos de luta. Seu ataque especial é o Zestium Upper.

E finalmente, Gamma Future é a forma especializada em ataques de raios e técnicas psíquicas. Seu ataque especial é o Zestium Drive.

Sobre Riku Asakura, o Ultraman Geed, ele também usará um Ultra Z Riser e as Ultra Medals de Ginga, X e Orb para se transformar em sua nova forma, o Ultraman Geed Galaxy Rising, e ajudará Z em batalhas cruciais. Além disso, a equipe anti-monstros STORAGE contará com a ajuda dos monstros de capsula Windom (de Ultra Seven) e Sevengar (de Ultraman Leo). Veja as imagens:

Ultraman Z estreia na TV Tokyo em 20 de junho, indo ao ar aos sábado a partir das 9h da manhã.


Ranger de prata

Surgem as primeiras imagens de Kirama Silver, o sexto herói de Mashin Sentai Kiramager, nas páginas da Televi Magazine.

Seu alter-ego é Crystallia Takamichi, um jovem que viaja pelo mundo caçando tesouros. Ao utilizar o dispositivo Shiny Kirama Changer, Takamichi pode monitorar as localizações de tesouros encontrados. A arma de Silver é o Shiny Breaker, que possui várias configurações e ainda é capaz de derrotar os oponentes com o Shining Beam.

Após a estreia de Silver, os Kiramager enfrentam um novo inimigo chamado Mon Stone, um cientista que pode se fundir com os humanos para causar grande destruição.

As armas de Kirama Silver deverão ser vendidas no Japão a partir de 23 de maio. Veja as imagens:

Quanto aos óculos do herói, é uma referência ao esqui (e não a um protagonista de Digimon, hahaha). Seria também uma referência ao Mirrorman (herói-titulo produzido pela Tsuburaya em 1971)? Quanto ao seu nome, Crystallia, é o mesmo do planeta natal de Mabushina.

E sem perder tempo, a Toei revelou o ator que vai interpretar o alter-ego de Kirama Silver. É o jovem Shoji Kohei, de apenas 20 anos, que é estreante na TV japonesa. Sua série Super Sentai favorita é Dekaranger. Curiosamente, Kohei nasceu em 28 de outubro de 1999. Portanto, é 20 dias mais novo que a atriz Mio Kudo (Sayo Oharu/Kirama Pink), que o ajuda muito nos bastidores de Kiramager.


Arca Zero

Também têm novas imagens de Kamen Rider Zero-One, pela Televi Magazine.

Os próximos episódios irão introduzir Kamen Rider Ark Zero, um misterioso Rider da cor preta que tem conexão com o satélite ARK. Seu dispositivo de transformação é o Ark Zero Driver e dizem que ele é mais forte que Metal Cluster Hopper e Rampage Vulcan. Sua identidade ainda é um mistério, mas ele pode ter relação com a MetsubouJinrai.net. Veja as imagens:


Episódio esquecido

Os episódios 5 e 6 do animê Combattler V (de 1976) foram postados neste sábado (25) no canal Toei Tokusatsu (via YouTube). Porém, o episódio 4 ainda não entrou no catálogo.

No dia 18, apenas o episódio 3 foi liberado no canal, que disponibiliza dois episódios semanalmente (saiba mais aqui).


O mistério do episódio desbloqueado

https://www.youtube.com/watch?v=mQC13cLkg_k

Sabe se lá por qual motivo, razão ou circunstância, o episódio 8 de National Kid foi liberado para o Brasil pelo canal Toei Tokusatsu.

Mas deve ter sido erro de algum estagiário, né? :P

Pelo menos, fica a comprovação de que o formato episódico (padrão) da série de 1960 não está perdida.

Note que a versão brasileira do episódio 8 (disponível tanto no Tokusatsu TV quanto no Amazon Prime Video) tem apenas 16 minutos. Isso porque o corte que a Sato Company possui foi extraído da versão que a mesma distribuidora lançou direto-para-vídeo em 1993. É que essa edição compactada (em formato de filme) foi a que a Toei lançou em VHS em 1987. Ou seja, era a matriz que estava no mercado japonês na época em que o herói da quarta dimensão retornou para o Brasil. Veja e compare:

https://www.youtube.com/watch?v=5yT7aAFtAhI

Só pra constar, cada episódio de National Kid possui, originalmente, 25 minutos. Pra se ter uma ideia, caso a Sato resolvesse adquirir todos os episódios na íntegra, ela teria que mandar redublar (e encontrar um substituto para o saudoso Emerson Camargo para o papel do Kid). Em tempo, os episódios das duas últimas sagas – O Mistério do Menino Espacial e National Kid contra Os Zarrocos do Espaço – estão disponíveis com a duração padrão de 25 min, pois eram inéditas em vídeo, quando a Focus Filmes lançou a segunda box da série em 2010. Logo, a Toei Video já tinha lançado a série na versão integral para DVD no Japão.


Piloto

A Tsuburaya anunciou mais um nome para o elenco de Ultraman Z. A atriz Rima Matsuda (26) será Yoko Nakashima, uma piloto da equipe anti-monstros STORAGE.

Forte e determinada, Yoko é uma mulher de 24 anos que gosta de homens mais velhos e gostaria de testar uma queda de braço ao ser convidada para um encontro. Ela também carrega uma forte admiração pelo herói gigante.


Primeiro filho

O cantor japonês DAIGO, que interpretou Nozoumu Taiga (hospedeiro de Zero) no filme Ultraman Saga, e sua esposa, a atriz Keiko Kitagawa, a Sailor Mars no live action de Sailor Moon, estão esperando o primeiro filho juntos. Segundo uma fonte da agência de Kitagawa, o bebê deve nascer no outono. O sexo do bebê ainda é desconhecido.


Adiada!

A edição deste ano da convenção americana Power Morphicon, dedicada à franquia Power Rangers, foi adiada para os dias 18 a 20 de junho de 2021, devido à pandemia do novo coronavírus.


Ore sanjou!

Momotaros, o engraçadíssimo Imagin vermelho de Kamen Rider Den-O, vai ganhar sua versão figure pela linha S.H. Figuarts Shinkocchou Seihou, da Bandai. O lançamento será em outubro e vai custar 7,150 ienes. Veja as imagens:


Figuras de resgate

A Shodo vai lançar miniaturas dos heróis de Kyukyu Sentai Go Go V, com direito a reprodução de suas armas. A pré-venda começou nesta sexta (24). Veja as imagens:


Liner Boy

E não para por aí. A Super Minipla anunciou o lançamento da miniatura de Liner Boy, o segundo robô gigante de Go Go V. A pré-venda começou também nesta sexta (24). Veja as imagens:


Ultramario

Já pensou no Mario, da série de games Super Mario Bros., se transformando no Ultraman? Pois é, a ideia da empresa japonesa de brinquedos Bid Toys, que publicou recentemente um álbum no Facebook no qual Mario aparece como o gigante Ma-Nultra. Mario enfrenta Bowser, que virou o kaiju Koobala (referência ao seu antigo nome, Rei Koopa). Por enquanto, não há informações sobre as vendas das miniaturas.


R.I.P

Bruce Allpress, o Mestre Phant/Ranger Elefante em Power Rangers Fúria da Selva, morreu no dia 23 aos 89 anos. Seis meses antes de sua morte, o ator descobriu que tinha esclerose lateral amiotrófica (ELA).

Allpress iniciou sua carreira nos anos 1960 e se destacou na novela neozelandesa Close to Home (1975~83). Já no cinema, interpretou Aldor no filme O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (de 2002).


R.I.P 2

Morreu no dia 23 o ator Shu Wada, aos 81 anos, vítima do novo coronavírus (COVID-19). Pai do roteirista Gen Urobuchi (de Kamen Rider Gaim e Madoka Magica), ele atuou em vários dramas da NHK e emprestou sua voz para alguns monstros nas séries tokusatsu como Inazuman, Inazuman F, Kikaider 01, Gorenger e Battle Fever J.


Vamos Change!

Tem matéria nova na J-Pédia, a enciclopédia do site JBox. É hora de lembrarmos a trajetória, os bastidores e a passagem pelo Brasil do Esquadrão Relâmpago Changeman (Dengeki Sentai Changeman). Leia mais aqui.

Preparamos também o guia dos episódios deste grande clássico, que fez sucesso na extinta Rede Manchete e que atualmente está em exibição na Band. Confira aqui.

Fiquem ligados no nosso Twitter @jboxjpedia. Além das nossas notícias, você fica sabendo quando um novo perfil dos atores da série for publicado (três já estão no ar). ;)


Eu fico por aqui e a gente se fala na próxima edição ou a qualquer momento neste portal. Té +.