Como mencionamos aqui , Ultraman e Garo: Makai Senki apareceram na programação dominical do canal Loading, que estreou na última segunda (7), segundo a operadora de TV por assinatura Claro TV. Porém, a grade no site da emissora, que ainda é apresentada de forma parcial, informava outros programas que seriam exibidos das 10h30 às 12h de hoje. No caso, o animê Akashic Records of Bastard Magic Instructor (10h30~11h) e o programa Reloading (11h~14h) aparecem no lugar. O que foi ao ar de fato foi uma maratona com os 5 primeiros episódios de Akashic Records.

NOTA: Ultraman aparece no guia dos assinantes da Claro TV com a imagem de Ultra Seven (1967) e créditos ao elenco de Ultraman Tiga (1996). Veja:

Programação matinal da Loading de hoje, segundo a Claro TV | Reprodução

 

Programação matinal de hoje, segundo site oficial do canal | Reprodução

Ultraman e Garo: Makai Senki deverão fazer parte do Super Hero Time, que é um bloco com o mesmo nome daquele que apresenta as atuais séries das franquias Kamen Rider e Super Sentai, também nas manhãs de domingo, pela emissora japonesa TV Asahi. As atrações deverão ser apresentadas por Jeff Kayo e Thais Matsufugi, dois dos apresentadores do programa Mais Geek. Por enquanto, Power Rangers: Morgafem Feroz é a única série tokusatsu que está no ar pela Loading. Curiosamente, o horário da faixa de tokusatsu seria o mesmo de Changeman, Jiraiya e Jaspion, reprisados entre março e setembro deste ano pela Band.

Sem uma programação definida e horários exatos (algo indispensável, mesmo para uma emissora estreante), o espectador do novo canal está desnorteado, se deparando com alguns programas começando cedo demais em relação ao horário informado (como é o caso de Cardcaptor Sakura na grade vespertina) ou mesmo atrasando em quase uma hora (como na estreia “surpresa” do animê clássico O Pequeno Príncipe na manhã deste sábado). Outro exemplo de informações desencontradas é a repentina estreia de Miss Kobayashi e The Ancient Magus Bride na madrugada de quinta (10) para a sexta (11) – e com menções de outros animês na Madrugada Crunchyroll. Ficamos no aguardo para que as coisas se acertem o quanto antes na programação da Loading – e com a mesma precisão da saudosa Music Television.

A Loading está disponível em sinal UHF substituindo a Ideal TV, mesmo canal que pertenceu à antiga MTV Brasil. A exibição também acontece em alguns serviços de TV por assinatura e online pelo site oficial. Confira onde sintonizar pela TV na sua região aqui.


Fonte: Exibição da Loading


Ultraman

Ultraman foi criado em 1966 pela equipe de Eiji Tsuburaya, um dos nomes mais importantes do cinema de efeitos especiais no Japão. A série rendeu 39 episódios e seu sucesso ajudou não só a ditar o estilo dos programas de heróis orientais, mas a também criar uma das franquias mais longevas e rentáveis do gênero.

Na história da série original, Ultraman é um ser vindo da Nebulosa M78, que acaba chegando à Terra enquanto estava à caça de um monstro. Durante sua missão, ele acaba sem querer tirando a vida de Hayata, um membro da Patrulha Científica (ou SIA), que combate ameaças alienígenas. Pra remediar a situação, Ultraman revive Hayata como seu hospedeiro, passando a defender nosso planeta enfrentando monstros que causam destruição.

Ultraman foi exibido no Brasil entre o fim dos anos 1960 e meados dos anos 1980 pela TV BandeirantesTV Tupi, TV Record e TVS/SBT, retornando com uma nova dublagem nos anos 1990 pela Rede Manchete, reprisada na CNT e Cine House. Essa versão redublada, distribuída pela Sato Company, chegou a ser lançada também em uma coleção de fitas VHS. Outras exibições posteriores e lançamentos em DVD levantaram suspeitas de ilegalidade.

Após Ultraman, seguiu-se uma franquia de séries que dura até hoje (com algumas pausas). Pela televisão, o Brasil acompanhou Ultra SevenO Regresso de Ultraman Ultraman Tiga. Via streaming, a Netflix chegou a exibir Ultraseven X, enquanto a Crunchyroll exibiu Ultraman MaxUltraman LeoUltraman 80 e Ultraman Mebius, e ainda exibe Ultraman XUltraman Orb Ultraman Geed. Além das séries, vários filmes foram lançados no mercado de home-video e serviços on-demand.


Garo

Garo é uma criação do renomado Keita Amemiya (character designer de séries como Kamen Rider Black e sua continuação, Black RX) produzida pela Touhokushinsha Film Corporation e lançada no ano de 2005.

O grande sucesso fez com que continuações, OVAs, animês e filmes fossem lançados – alguns destes e a série original chegaram ao Brasil em streaming, via Sato Company – expandindo o universo do personagem em vários níveis.

Na história conhecemos Garo, o cavaleiro dourado do Makai, que luta contra monstros interdimensionais chamados Horrors. Kouga Saejima é um jovem que veste a reluzente armadura do herói em busca de vingança pela morte de seu pai.

Por conta da violência e história mais sombria, Garo rapidamente foi elevado ao status de “cult” entre o fandom de Tokusatsu.