A Tsuburaya confirmou nesta semana que o filme Shin Ultraman terá distribuição internacional, a partir de 1º de setembro, em 37 países. Os países confirmados por enquanto são todos da Ásia e África: Singapura, Indonésia, Vietnã, Taiwan, Tailândia, Laos, Mongólia, Paquistão, Sri Lanka, Bangladesh, Nepal, Hong Kong, Filipinas, Malásia, Brunei, Mianmar, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Bahrein, Omã, Qatar, Kuwait, Egito, Líbano, Jordânia, Iraque, Turquia, África do Sul, Marrocos, Nigéria, Quênia, Uganda, Tanzânia, Zâmbia e Ruanda.

Há planos para o lançamento de Shin Ultraman acontecer também na Europa, América do Norte e América do Sul — que até o momento estão listados apenas como “em breve”. Detalhes sobre redes de cinemas e previsão de lançamento ainda não foram revelados.

A nova adaptação da série original é uma criação do roteirista e produtor Hideaki Anno (do animê Neon Genesis Evangelion) e do diretor Shinji Higuchi (da recente trilogia Gamera e do live action de Attack on Titan). Ambos já trabalharam juntos na direção do filme Shin Godzilla (de 2016).

O visual desse novo Ultraman foi baseado no conceito original de Tohl Narita, o principal designer de personagens da série de 1966. A dupla Anno e Higuchi se inspirou principalmente num quadro de Ultraman pintado por Narita em 1983, intitulado “A Encarnação da Verdade, da Justiça e da Beleza”.  A arte lembra o visual clássico do gigante prateado, mas sem o Color Timer no peito e logo foi descartado por Narita (veja aqui). A trilha sonora é de Shiro Sagisu e a distribuição é da Toho Company.

Takumi Saitou interpreta o personagem principal do filme, o homem que pode se transformar em Ultraman. Masami Nagasawa é o parceiro do personagem principal. Hidetoshi Nishijima, astro principal do filme Drive My Car (vencedor do Oscar 2022 como Melhor Filme Internacional) e do reboot Kamen Rider Black Sun, também estão no filme.


Fonte: Tsuburaya


Ultraman

Foto: Divulgação/Tsuburaya

Ultraman foi criado em 1966 pela equipe de Eiji Tsuburaya, um dos nomes mais importantes do cinema de efeitos especiais no Japão. A série rendeu 39 episódios e seu sucesso ajudou não só a ditar o estilo dos programas de heróis orientais, mas a também criar uma das franquias mais longevas e rentáveis do gênero.

Na história da série original, Ultraman é um ser vindo da Nebulosa M78, que acaba chegando à Terra enquanto estava à caça de um monstro. Durante sua missão, ele acaba sem querer tirando a vida de Hayata, um membro da Patrulha Científica (ou SIA), que combate ameaças alienígenas. Pra remediar a situação, Ultraman revive Hayata como seu hospedeiro, passando a defender nosso planeta enfrentando monstros que causam destruição.

Ultraman foi exibido no Brasil entre o fim dos anos 1960 e meados dos anos 1980 pela TV BandeirantesTV Tupi, TV Record e TVS/SBT, retornando com uma nova dublagem nos anos 1990 pela Rede Manchete, reprisada na CNT e Cine House. Essa versão redublada, distribuída pela Sato Company, chegou a ser lançada também em uma coleção de fitas VHS. Outras exibições posteriores e lançamentos em DVD levantaram suspeitas de ilegalidade.

Após Ultraman, seguiu-se uma franquia de séries que dura até hoje (com algumas pausas). Pela televisão, o Brasil acompanhou Ultra SevenO Regresso de Ultraman Ultraman Tiga. Via streaming, a Netflix chegou a exibir Ultraseven X, enquanto a Crunchyroll exibiu Ultraman MaxUltraman LeoUltraman 80Ultraman GaiaUltraman NexusUltraman MebiusUltraman XUltraman Orb Ultraman Geed. Além das séries, vários filmes foram lançados no mercado de home-video e serviços on-demand.