A distribuidora americana Discotek Media anunciou na noite desta segunda (24) o lançamento oficial do Blu-ray de Kamen Rider Black (1987). O material estará disponível com qualidade em HD, áudio original em japonês e legendas em inglês. O preço ainda não foi divulgado e o lançamento será em algum momento de 2023.

Em 2019, a distribuidora lançou as séries Message from Space: Galactic Wars (1978; derivado do filme Mensagem do Espaço) e Jaspion (1985; distribuído pela mesma empresa para a Crunchyroll nos EUA e Canadá). No início deste ano foi a vez de Cutie Honey: The Live ganhar lançamento pelo selo da Discotek Media. Em julho deste ano, a distribuidora anunciou o Blu-ray de Gavan, com lançamento marcado para este mês.

A mesma distribuidora também lançou animês clássicos como Combattler V (1976) e Voltes V (1977).

Kamen Rider Black vai ganhar uma série reboot intitulada Kamen Rider Black Sun, que estreia mundialmente pelo serviço de streaming Amazon Prime Video nesta sexta (28).


Fonte: Discotek Media


Kamen Rider Black

Divulgação/Toei

Kamen Rider Black foi exibido pelas emissoras japonesas TBS e MBS, de 4 de outubro de 1987 a 9 de outubro de 1988, totalizando 51 episódios (e mais dois para o cinema). Sendo a oitava série da franquia dos motoqueiros mascarados, a proposta inicial era ser um “marco zero”. Ou seja, um novo começo e sem relação com seus antecessores (mas essa ideia logo foi descartada).

A trama envolve os irmãos adotivos Issamu Minami (Kotaro Minami) e Nobuhiko Akizuki, que nasceram durante um eclipse solar e foram destinados a disputarem pelo título de Imperador Secular do satânico Império Gorgom. No dia em que completaram 19 anos, Issamu e Nobuhiko foram submetidos a uma metamorfose para se tornarem Black Sun e Shadow Moon, respectivamente. Apenas Issamu consegui escapar, mas adquiriu superpoderes. Como Kamen Rider Black, o jovem enfrenta os monstros da semana enviados pelos sacerdotes de Gorgom. O nascimento de Shadow Moon marca o início da fase final da série, marcada pela morte e ressurreição do “homem mutante”.

No Brasil, a série foi exibida pela extinta Rede Manchete, que em 1995 também exibiu a sua continuação, Kamen Rider Black RX (de 1988). Issamu Minami ganha novos poderes e passa a enfrentar os invasores espaciais do Imperio Crisis. Durante a trama, RX ganha duas formas: Robo Rider e Bio Rider. Black RX foi adaptado nos EUA para o bizarro Saban’s Masked Rider, que foi exibido no Brasil pelo extinto canal pago Fox Kids, ao mesmo tempo que a versão original era exibida na TV aberta. Atualmente os direitos de Black RX estão expirados desde quando a Disney era a detentora de Power RangersVR Troopers e Beetleborgs na década de 2000.