A época de final de ano para os fãs de Pretty Cure vai além de festas e panetone. É durante esse período que a temporada em exibição começa a desenvolver seus acontecimentos finais e com Delicious Party Precure não poderia ser diferente.

Seus últimos capítulos do ano foram cheios de eventos importantes e a revelação de alguns segredos há muito tempo guardados.

Amane e Narcistoru

imagem: narcistoru em deliprcure.

Reprodução: Toei/Crunchyroll.

O episódio 37 talvez tenha sido o mais fraco da leva mais recente — e ainda assim foi surpreendentemente interessante. Precure dificilmente cria vilões que são 100% malvados. Por isso, mostrar novas nuances de Narcistoru e aproximá-lo de uma redenção não foi algo realmente inesperado.

Entretanto, foi bom ver finalmente um ponto final nesta relação entre Amane e Narcistoru. Claro, não é tão simples como Delicious Party mostra perdoar um abusador, mas ver que Amane consegue encontrar forças para superar seu passado é motivador e bonito para um anime como este.

Lembranças eternas de um coração faminto

imagem: yui e sua avó.

Reprodução: Toei/Crunchyroll.

Se o episódio 37 era para fechar ciclos pessoais, o capítulo seguinte buscou abrir caminhos para a finalização desta história no futuro. E isso foi feito de uma maneira inusitada: levando as precures para o passado.

Embora o poder de Kome-Kome de abrir um portal no tempo seja uma grande conveniência do roteiro, a viagem temporal era um elemento essencial no animê. Afinal, foi esse o artifício encontrado pela história para mostrar o que de fato aconteceu com Ginger a Kome-Kome I há mais de 20 anos atrás.

Essencial para a expansão da trama principal, o grande destaque do capítulo foi mesmo a relação de Yui com sua avó. Creio que foi a primeira vez que vimos algo relevante da narrativa da protagonista, que ao contrário das outras três precures, não tinha um enredo realmente significativo.

Ver um pouco dos pontos sensíveis da garota foi ótimo para aprofundar a personagem. Uma pena que esses elementos tenham sido trabalhados tão tardiamente pelo fato do roteiro decidir esconder por um longo tempo que a avó de Yui é a narradora da série.

As lembranças de Yui com sua avó e a forma como isso afeta sua relação com a comida voltou a ser um ponto impactante no capítulo seguinte. Enquanto o episódio 38 destacava os pontos fortes da relação das duas, o de número 39 ressaltou a necessidade da heroína de conseguir superar concepções limitadoras do passado para escrever sua própria história.

Isso influencia não somente a forma como ela ajuda outras pessoas, mas também como ela vai enxergar os vilões daqui para frente. A Cure Precious mostrou uma forte empatia com Secretoru e creio que tal detalhe da personalidade da personagem será essencial para que ela vença novos desafios.

Black Pepper em ação

imagem: takumi em deliprecure.

Reprodução: Toei/Crunchyroll.

Confesso que esperava que o momento da revelação de Takumi como Black Pepper para as precures fosse mais impactante. Faltou um gancho entre episódios, algo que prendesse a curiosidade do espectador no que diz respeito à reação daquelas personagens.

No final, foi uma revelação tão rápida e simples que até mesmo o momento em que Yui descobre este fato teve pouca emoção.

Apesar desses deslizes, ver Takumi ganhar algum protagonismo na história foi realmente bom. Na realidade, ele é um personagem que poderia ter sido melhor utilizado ao longo desses 40 episódios, focando em sua afeição por Yui ou desenvolvendo melhor suas habilidades como Black Pepper.

Já a outra história desse capítulo, aquela sobre Cinnamon e a trama para incriminá-lo, foi menos interessante. Talvez seja pelo fato de sabermos desde o início que ele era o pai de Takumi, ficava meio difícil acreditar que ele pudesse ser de fato mal. Também é por isso que, até esses capítulos mais recentes, deixei passar as pistas óbvias sobre a identidade do líder da gangue Bundoru.

A chegada do grande vilão

imagem: o vilão Godatz.

Fennel sempre foi um personagem do qual eu esperava algo. Ele aparecia na abertura, era frequentemente citado por Rosemary e obviamente deveria ser poderoso por ter a confiança do rei da rainha do CoziReino. Entretanto, deixei passar o fato de que havia alguém infiltrado no reino e os detalhes da relevância do personagem.

Por isso, somente nos episódios mais recentes comecei a notar quem de fato era Godatz, com minhas suspeitas sendo confirmadas no episódio mais recente desta temporada.

Esse sim foi um daqueles episódios de deixar o espectador nervoso por algo, à espera de um grande acontecimento. O momento da revelação da identidade do grande vilão foi cheio de tensão e choque, algo acentuado pela narrativa do capítulo, que logo nas primeiras cenas preparava o espectador para a revelação.

O único ponto negativo foi o fato de Godatz derrotar muito facilmente as precures. Faltou um momento de luta empolgante entre as heroínas e o vilão principal, algo em que pudéssemos sentir como aquele personagem era superior às heroínas em técnica e sabedoria.

A partir de agora, Delicious Party vai se encaminhar para sua última leva de capítulos. Muito provavelmente, veremos mais cenas de ação e momentos emocionantes daqui para frente. Se forem bem feitos, a temporada pode terminar como uma sobremesa decente para a refeição insossa que ela se mostrou na maior parte do tempo.

Confira as outras resenhas da série:

Episódio 1, 2-4, 5-7, 8-11, 12-15, 16-18, 19-22, 23-25, 26-28, 29-32, 33-36.


Delicious Party Pretty Cure é exibido pela Crunchyroll com legendas em português de forma simultânea com o calendário japonês. A empresa fornece ao JBox um acesso à plataforma.


O texto presente nesta resenha é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a opinião do site JBox.