Os fãs de tokusatsu têm mais um motivo pra sorrir neste Natal: o Mercado Play adicionou em seu catálogo as séries O Fantástico Jaspion, Policial de Aço Jiban e Jiraiya, o Incrível Ninja. Todas chegaram na última quarta (20) com opções de idioma original e dublagem, além de legendas.

As versões brasileiras dessas três séries estavam “embargadas” desde meados de 2020, quando dubladores fizeram cobranças (algumas delas públicas) pelo acerto dos direitos conexos — remuneração aos profissionais envolvidos com o trabalho artístico, acordada por diferentes períodos, dependendo do modo de exibição.

O processo de reivindicação dos direitos começou quando dois episódios dublados de outra série, Kamen Rider Black, foram exibidos pela Band (sendo os únicos da série transmitidos na ocasião). O retorno dessas dublagens foi possível graças a um acerto da atual distribuidora dos programas, a Sato Company, com os atores e atrizes envolvidos.

Jaspion, Jiban e Jiraiya fazem agora companhia ao próprio Kamen Rider Black, disponível desde outubro na plataforma.

⇒ Acesse aqui a página de Jaspion no Mercado Play

⇒ Acesse aqui a página de Jiraiya no Mercado Play

⇒ Acesse aqui a página de Jiban no Mercado Play

 

Imagem “quase HD”

Como tem sido padrão nessas novas exibições, vistas pelo Sato+ (canal da Sato Company em TVs Samsung) e Mercado Play, as séries tokusatsu passaram por um processo de upscalling, aparentemente encomendado de forma independente pela distribuidora brasileira. Com uso de inteligência artificial, a grosso modo esse processo “força” um aumento da qualidade de imagem, via preenchimento generativo, porém com algumas inconsistências perceptíveis em movimentações mais bruscas.


Fonte: Mercado Play