Após 50 episódios e alguns altos e baixos (bem mais altos é verdade), a jornada das heroínas de Hirogaru Sky! Precure chegou ao fim.

Essa foi uma temporada que começou em grande estilo, trazendo diversas novidades na formação de seu grupo de precures, embora seu final tenha sido muito parecido com o que os fãs já viram em outras séries.

Apesar disso, os últimos capítulos trouxeram algumas surpresas e foram recheados de acontecimentos empolgantes.

 

A princesa que cresceu

imagem: elleelain e Ellee.

Reprodução: Toei.

No final do ano passado, Hirogaru Sky! terminou mostrando uma versão crescida da princesa Ellee. Logo no início de 2024 descobrimos que ela cresceu por ter recebido os poderes de Elleelain e assim poderia assumir a forma de uma adolescente, além de obter novos poderes.

Embora ver Ellee crescida era algo muito esperado, perderam a chance de utilizar essa nova versão da personagem em mais episódios. Imagine como seria divertido ver essa “nova” Ellee interagindo com Sora e suas amigas e os tipos de narrativas que poderiam ser criadas.

Isso nem ao menos interferiria no papel de Ellee como mascote fofo da série, pois o animê firmou que a princesa voltaria a ser um bebê quando ficasse com fome.

No fim, o papel da Ellee adolescente foi relevante apenas para que ela pudesse ajudar o resto do grupo a derrotar Skearhead e assim fazer com que a Imperatriz Subteregu atacasse as heroínas.

 

A descoberta do verdadeiro vilão

imagem: o vilão Darkhead.

Reprodução: Toei.

Desde a primeira aparição da Imperatriz estava óbvio que ela não seria a principal antagonista dessa história. Ela já havia mostrado bondade no passado e a ideia de que a Cure Noble, na verdade, era uma precure malvada que matou o pai da vilã parecia ousada demais para a série (nota: ter uma precure do mal como vilã principal pode ser uma ótima ideia, Toei).

Então quando ela foi traída por Skearhead, que revelou se chamar, na verdade Darkhead, não houve grande surpresa. Ainda assim, foi uma boa história e tornou a narrativa que rodeava a Imperatriz ainda mais envolvente.

Uma pena apenas que a luta das cures contra a vilã apresentou uma animação bem mediana. Um embate de proporção tão grande merecia cenas de ação caprichadas, com muitos poderes em tela e momentos de tensão.

Parece que a equipe do anime resolveu que iria apenas se esforçar no “embate final” entre as heroínas e Darkhead.

 

O protagonismo de Sora

imagem: sora após aceitar o poder do mal.

Reprodução: Toei.

Confesso que, para uma protagonista de uma série Precure, Sora parecia bastante apagada nos últimos meses. A narrativa da personagem não estava boa e muitos episódios eram focados nas outras integrantes do time.

Essa falta de destaque da Cure Sky ficou ainda mais evidente nos episódios finais, nos quais Majesty teve grande relevância, Prism ganhou um novo ataque, enquanto Wing e Butterfly tiveram um episódio inteiro sobre os seus esforços para defender Sky Land (no caso, o de número 48).

Sora parecia esquecida em seu próprio animê, mas Hirogaru Sky! resolveu mudar isso. Assim que o plano de Darkhead de criar um recipiente para seu poder destrutivo foi revelado, o vilão resolveu que a Cure Sky seria uma boa candidata para tal vaga graças ao seu vigor e força.

Nesse momento, Sora recuperou o protagonismo perdido e teve uma das melhores participações na série até agora. Ela não apenas ensinou a Imperatriz Subteregu sobre a importância da amizade, como se esforçou para salvar Mashiro em um momento de crise.

Confesso que achei bem interessante mostrar a heroína principal sucumbindo ao poder das trevas e aceitando a força da destruição oferecida por Darkhead. É uma narrativa interessante de luta contra a tentação que faz sentido nas histórias heróicas.

Muitos heróis são tentados pelos vilões, que buscam levá-los ao caminho da perdição, mas na maioria das vezes eles conseguem vencer o mal sem precisar de qualquer dádiva do antagonista. Sora seguiu um caminho oposto: ela aceita o poder do vilão para salvar a amiga, mas ainda assim consegue se livrar daquela força maligna graças ao seu próprio heroísmo.

Talvez isso possa ir contra a narrativa estabelecida até aqui, pois teoricamente aquele poder das trevas deveria deteriorar toda a luz que existia em Sora. Só que estamos falando de Precure e aqui emoções ligadas ao amor, amizade e carinho sempre vencem as forças malignas.

 

Adeus e até à próxima

imagem: o time de hirogaru sky em roupas civis.

Reprodução: Toei.

A última batalha das garotas contra a forma final de Darkhead (uma espécie de serpente de energia) foi tudo o que se esperava de um final em uma série de Precure. Teve embates bem animados, muitos poderes, mensagens motivacionais e uma conclusão linda que mostra a importância da união.

Depois disso, restauram os famosos “adeus” das heroínas umas para as outras, algo que como sempre é cheio de lágrimas e tristeza. Entretanto, o animê resolveu apostar em um fim mais alegre e, após a despedida, as protagonistas logo se reencontraram.

Ainda foi legal ver brevemente o que ocorreu com a Imperatriz e os outros vilões (que como sempre, tiram um sorriso do rosto quando aparecem). Saber que eles estão felizes e em paz é algo realmente agradável.

Por mais que tenha sido um fim esperado, foi bonito ver a última cena que mostra a Cure Sky salvando uma garota em uma floresta (do mesmo modo como ela foi salva no passado). Essa sequência final é como a cereja de um delicioso bolo e coroa Sora como uma verdadeira heroína.

Desse modo, embora não seja possível saber se cada precure atingiu o seu objetivo de vida, a sensação deixada é de que, no fundo, todas estão em boas mãos e alcançarão o sucesso no futuro.

Foi um ótimo final para aquela que provavelmente foi uma das melhores temporadas de Precure dos últimos anos. Quem assistiu à série até aqui se deliciou com a jornada de Sora e suas amigas, uma história que com certeza ficará marcada nas lembranças dos fãs da franquia.

E por fim, quero agradecer a você, caro leitor, que esteve ao nosso lado nesse último ano acompanhando Hirogaru Sky! Precure. O meu muito obrigado e até breve!


Confira as outras resenhas da série:


Soaring Sky! Pretty Cure foi exibido pela Crunchyroll com legendas em português de forma simultânea com o calendário japonês. A empresa fornece ao JBox um acesso à plataforma.


O texto presente nesta resenha é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a opinião do site JBox.