Depois de algumas semanas sem grandes acontecimentos, Hirogaru Sky! Precure trouxe para o público uma nova leva de episódios cheios de impacto. O motivo é simples: a série está chegando em sua reta final.

Por isso, conhecemos recentemente a poderosa Imperatriz Subteregu e nos aprofundamos em seu misterioso passado. Só que antes disso, o animê precisava resolver uma situação entre Battanmoda e Mashiro.

 

O fim de uma amizade

imagem: battamonda e suas outras formas.

Divulgação: Toei.

Pela primeira vez, um episódio com foco no relacionamento entre Mashiro e Battanmoda não teve uma trama cômica. Se por um lado isso pode ser triste (Battanmoda é um ótimo coadjuvante cômico), por outro faz total sentido para a história que vem sendo construída.

Já era chegada a hora de dar um ponto final na jornada de Battanmoda, e foi feito com primor. Como a série já estava há algum tempo desenvolvendo essa amizade entre o vilão e a Cure Prism, era compreensível que as ações de um causassem grande impacto perante o outro.

E se Battanmoda se deixou levar por sua raiva em um primeiro momento, seus sentimentos perante Mashiro (e os próprios sentimentos da Cure Prism) acabaram sendo essenciais para que ele acabasse encontrando a redenção.

Claro, a retratação de um vilão em Precure só acontece após uma boa briga entre o tal inimigo e as heroínas da temporada, mas isso não é um problema quando a narrativa é boa e quando a mensagem de que todos podem ter uma “segunda chance” é bem trabalhada.

Importante citar ainda que é muito bonita toda a história de uma pessoa que se sente inferior às outras, que acredita que não conseguiria atingir seus objetivos, mesmo tendo determinada competência para isso, como aconteceu com Battanmoda e Mashiro na busca de seus sonhos. Creio que é possível dizer que, no fundo, o capítulo tratou sobre uma espécie de síndrome de impostor, mas de um jeito leve e amigável para um animê infantil.

 

A chegada da imperatriz

imagem: a Imperatriz Subterego.

Divulgação: Toei.

Finalmente chegou o momento de conhecer a Imperatriz Subteregu, a (aparentemente) grande vilã dessa temporada. Confesso que fico um pouco triste de notar que a personagem não é ninguém que a série tenha nos apresentado antes (Shalala, estou falando de você), mas ao menos ela deu “reviravolta” na trama.

Assim que apareceu, a vilã mostrou todo o seu poder derrotando facilmente as precures e direcionou todo o seu ódio para Ellee, com quem ela chegou a ter uma breve discussão.

Nesse ponto, o episódio 44 mostra uma falha do roteiro da temporada em não ter transformado Elle em uma adolescente, pois uma vilã discutindo e sentindo tamanha fúria de um pequeno bebê é algo cômico (e esse não era o objetivo da cena). Se Ellee fosse um pouco mais velha e mais bem desenvolvida intelectualmente, não seria algo tão estranho.

Entretanto, houve a aparição de uma princesa adulta neste episódio: Elleelain, a antiga governante de Skyland que Sora e Mashiro encontram quando realizam uma viagem no tempo antes do golpe final da Imperatriz.

Não há grandes explicações para essa jornada ao passado acontecer, mas conhecer mais sobre a antiga Skyland e o que gerou um possível embate contra o império Subteregu é bastante interessante.

Uma pena apenas que a motivação do Imperador Subteregu, o pai de nossa Imperatriz e inimigo declarado de Ellelain, seja apenas a busca de poder, como um vilão caricato. Mas o que acontece depois parece mudar um pouco toda a situação.

 

A batalha de Cure Noble

imagem: a cure noble.

Divulgação: Toei.

Embora Elleelain tenha ganho seus poderes de precure no episódio anterior, é somente no capítulo 45 que ela de fato começa a atuar com Cure Noble para resgatar seu reino dos ataques do Império Subteregu.

Enquanto ela faz isso, Sora e Mashiro tentam ajudar os pássaros que vivem em Skyland — só que esse não é um episódio sobre elas. O foco aqui é o embate entre Noble e o Imperador Subteregu, bem como as consequências de uma possível guerra.

Nesse processo, a jovem filha do Imperador tem papel importante. Ela não tem a mesma visão sobre a necessidade de poder que seu pai tem e realiza um breve sacrifício para pôr fim ao embate entre Skyland e seu império.

Justamente por se mostrar uma pessoa cheia de compaixão e ter levado aos dois reinos a um longo período de paz, é difícil imaginar o que teria levado a Imperatriz a tramar um ataque contra Skyland no futuro e sentir tanto ódio da princesa Ellee.

Por falar em Ellee, qual é sua relação com Elleelain? Por acaso a nova princesa seria a reencarnação da antiga? Nada disso foi explicado no momento, embora as respostas devam aparecer em breve.

Ao fim, essa dupla de capítulos focados na Imperatriz Subterego e na Cure Noble trouxeram mais perguntas do que respostas, e isso é ótimo para continuarmos envolvidos na trama de Hirogaru Sky.

 

Um especial de “Tanal”

imagem: as cures reunidas perto de um pássaro gigante de "tanal".

Divulgação: Toei.

Episódios de Natal em Precure costumam ter uma estrutura atípica: eles precisam celebrar a famosa data e, ao mesmo tempo, ocorrem em um momento tão próximo do fim de cada temporada, que também deve ter um grande embate contra os vilões.

O episódio 46 de Hirogaru Sky! tomou um caminho diferente das temporadas passadas da franquia e levou ao público apenas um simples “Especial de Natal”, ou melhor, de Tanal, já que esse é o nome da celebração em Skyland.

Como é de se esperar em um “especial” desse tipo, tivemos a presença de um “Papai Noel” e uma história que girou em torno de entender o significado da celebração do Natal (no caso, aqui o foco da data é trazer sorrisos para as pessoas). Pode ser um tipo de capítulo prazeroso para alguns, mas não houve grandes momentos aqui.

Entretanto, o capítulo não terminou sem um gancho interessante para o próximo ano: Ellee aparece crescida ao final. O que isso significa e como se esse crescimento da personagem será momentâneo ou não, somente 2024 poderá nos dizer.


Confira as outras resenhas da série:


Soaring Sky! Pretty Cure é exibido pela Crunchyroll com legendas em português de forma simultânea com o calendário japonês. A empresa fornece ao JBox um acesso à plataforma.


O texto presente nesta resenha é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a opinião do site JBox.