Uma nova marca é atingida na história dos animês no Brasil! Os filmes Demon Slayer: To the Hashira TrainingO Menino e a Garça estão agora entre as 10 das animações japonesas com maior público de cinema no país. Eles chegam em 8° e 10° lugar, respectivamente.

Kimetsu no Yaiba: To the Hashira Training levou 379 mil pessoas ao cinema, angariando até o momento 5,7 milhões de reais, superando Mugen Train e Para a Vila do Espadachim (1,4 milhão) e Para a Vila dos Ferreiros (3,1 milhões) — Mugen Train foi a maior bilheteria de 2020, mas foi lançado em meio ao pico da COVID-19, o que afetou a performance no Brasil.

O Menino e a Garça superou os números totais de bilheteria de A Viagem de Chihiro (2001), outro filme de Hayao Miyazaki e também vencedor de um Oscar de Melhor Animação.

O mais recente filme do Studio Ghibli arrecadou até o momento 5,8 milhões de reaisChihiro fez 2,4 milhões, mas mantém ainda público maior, de 422 mil pessoas, enquanto o novo filme tem 366 mil e contando (a diferença do ingresso médio dos dois filmes é de 10 reais, por isso a discrepância entre arrecadação e público).

Portanto, neste cálculo, é preciso levar em conta também a inflação, que faz constantemente o valor do ingresso aumentar, e com isso há uma tendência de novos filmes superarem bilheterias anteriores sem necessariamente terem maior público.

Demon Slayer e O Menino e a Garça seguem em exibição nos cinemas.

 

Top 10 de filmes de animês no Brasil, com base em arrecadação de bilheteria

  1. Pokémon: O Filme – Mewtwo Contra-Ataca
  2. Dragon Ball Super: Broly
  3. Pokémon: O Filme 2000 – O Poder de Um
  4. Os Cavaleiros do Zodíaco – O Filme
  5. Pokémon: O Filme 3 – O Feitiço dos Unown
  6. Os Cavaleiros do Zodíaco – A Lenda do Santuário
  7. A Viagem de Chihiro
  8. Demon Slayer: To the Hashira Training
  9. Dragon Ball Z – Batalha dos Deuses
  10. O Menino e a Garça

 


Fonte: Arara (Twitter/X), tabela de filmes de anime no Brasil