Uchuu Keiji Gavan: The Movie completou uma década de sua estreia nos cinemas japoneses há poucas semanas e foi adicionado nesta sexta (11) pelo canal Toei Tokusatsu World Official, no YouTube, como parte do projeto comemorativo de 400 mil inscritos. Este foi o primeiro filme próprio do Policial do Espaço, que celebrava à época os 30 anos de estreia no Japão — anteriormente houve a exibição do filme Gokaiger vs. Gavan.

A série de Gavan, exibida nas noites de sexta pela TV Asahi entre 5 de março de 1982 e 25 de fevereiro de 1983, foi a pioneira da trilogia Uchuu Keiji e principalmente da franquia Metal Hero, que ficou na mesma emissora até janeiro de 1999 — com o final de Robotack. A Toei ainda não tinha a ideia do legado que o clássico deixaria com o passar das gerações e o tempo provou de que já estava mais do que na hora de resgatar a mitologia dos Policiais do Espaço, tanto para os antigos fãs quanto para apresentá-la para uma então nova geração.

imagem: poster do filme de gavan.

Pôster oficial de Gavan: The Movie | Divulgação/Toei

Assim como os primórdios de Ultraman e Kamen Rider, a trilogia formada por GavanSharivan (1983) e Shaider (1984) também tem seu valor e um universo a ser mais explorado. Houve uma tentativa de resgatar os heróis em 2006 com o game Uchuu Keiji Tamashii (ou The Space Sheriff Spirits), lançado para o Playstation 2 e que foi marcado pela participação póstuma da grande Machiko Soga (Morgana em Jiraiya, Rainha Pandora em Spielvan e Rita Repulsa em Power Rangers) como uma vilã exclusiva. Mas ainda não era o bastante.

Séries tokusatsu da Toei como Kamen Rider Decade (2009), Gokaiger (2011) e até a paródia Akibaranger (2012) impulsionaram suas homenagens aos heróis clássicos e, como 2012 já estava aí, não seria uma má ideia celebrar os 30 anos de Gavan com a volta de Kenji Ohba — mais uma vez no mesmo ano — como Retsu Ichijoji, o alter ego do herói-título. Só que o filme teve como protagonista um novo herói que inaugurou uma nova geração dos Policiais do Espaço.

Yuma Ishigaki, que tinha 30 anos em 2012, foi escolhido para interpretar o jovem Geki Jumonji, que havia partido em missão espacial com seu amigo de infância Toya Okuma. Ambos receberam pingentes de “boa sorte” da bela Itsuki Kawai, que acaba sendo a paixão secreta de ambos.

O que era para ser uma missão bem-sucedida acabou sendo uma tragédia que quase custou a vida de Geki, salvo pela Polícia Galáctica e treinado por um ano para ser um novo Policial do Espaço. Ou melhor, se tornando um segundo Gavan, com uma Combat Suit idêntica à do herói original e com destaques para visor e leds azuis. Surge então Gavan Type-G para enfrentar uma nova geração do Sindicato do Crime Makku, que pretende ressuscitar seu antigo “chefão”, Don Horror.

Gavan: The Movie pode ter demorado três décadas para ser lançado, mas veio no momento certo e teve um tom mais acertado ainda, com drama na medida, homenagens, referências, ficção-científica, ação frenética… Ou seja, tudo o que um bom fã da série clássica merece.

imagem: cena do filme conforme legendas descrição a seguir.

Geki Jumonji, sua assistente Shelly e o veterano Retsu Ichijoji | Divulgação/Toei

Além da volta de Kenji Ohba, tivemos a participação do saudoso Toshiaki Nishizaki (1936~2013), interpretando pela última vez o Comandante Qom. O dublador Shozo Ikuza emprestou sua voz novamente para Don Horror. E é claro que não poderia faltar a trilha sonora do também saudoso Chumei Watanabe (1925~2022) e uma nova versão do tema de abertura na voz da lenda viva Akira Kushida.

Nem todos do elenco original retornaram, mas é interessante ver a introdução de novos personagens, que foram interpretados por rostos mais jovens e conhecidos do tokusatsu, na ocasião. Era o caso de Shelly, a assistente de Geki, que foi interpretada pela graciosa Suzuka Morita, a Shinken Yellow de Shinkenger (série Super Sentai de 2009 que deu origem a Power Rangers Samurai/Super Samurai).

A atriz de filmes adultos Honoka, que ficou consagrada naquele mesmo ano como a vilã sensual Malseena em Akibaranger, deu o ar de sua graça como Eleena, a então nova assistente de Qom.

E ainda sobre as atrizes, vale destacar Yukari Taki como Itsuki Kawai. Ela já havia interpretado, em 2011, Aoi Katsuragi no V-Cinema Kamen Rider W Returns: Kamen Rider Accel. Em 2013 interpretou Arisa Sugita em Ultraman Ginga S e mais tarde, em 2017, viveu como Sawa Takigawa em Kamen Rider Build.

imagem: cena do filme conforme legendas descrição a seguir.

Shaider, Gavan Type-G e Sharivan – a nova geração dos Policiais do Espaço | Divulgação/Toei

Um dos momentos mais aguardados do filme foi durante as participações de Riki Miura (Geki Violet em Gekiranger) e Hiroaki Iwanaga (Kamen Rider Birth em Kamen Rider OOO) entrarem em ação como Kai Hyuga e Shu Karasuma, os respectivos sucessores de Sharivan e Shaider.

Com direção do veterano Osamu Kaneda, roteiro de Yuji Kobayashi e narração de Kiyoshi Kobayashi (1933~2022), Gavan: The Movie estreou nos cinemas japoneses em 20 de outubro de 2012 e ficou em quinto lugar, uma vez que competiu com a estreia de Os Mercenários 2 (estrelado por Sylvester “Rocky” Stallone e grandes astros de filmes de ação) na mesma data. Ainda assim conseguiu arrecadar 73.950.200 ienes.

Em setembro de 2012, Geki Jumonji apareceu pela primeira vez nos episódios 31 e 32 de Go-Busters, que serviram como divulgação de Gavan: The Movie. Esta aparição de Type-G lhe rendeu uma contraparte americana para a segunda temporada de Power Rangers: Morfagem Feroz, que atende por Capitão Chaku — além da volta do dublador Marco Ribeiro, a segunda voz de Gavan na versão brasileira do estúdio carioca VTI, como o herói gringo.

O espectador não precisa necessariamente ter assistido a série de 1982. Basta ver o filme, buscar o passado e apreciar as sagas que sucederam. Gavan: The Movie é uma produção que respeita a historia de um dos heróis mais importantes do tokusatsu. Uma pena que o lançamento no Japão foi mediano, mas felizmente a saga continuou em vídeo – com a duologia Uchuu Keiji: Next Generation (2014).

Gavan: The Movie está disponível (até 28 de dezembro) no canal Toei Tokusatsu World Official com legendas em inglês – tradução automática para português nas configurações do YouTube. Assista:


O texto presente nesta coluna é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a opinião do site JBox.