Em novembro passado, a Toei anunciou o filme Kamen Rider Geats × Revice: Movie Battle Royale, que estreia nos cinemas japoneses em 23 de dezembro. Foi confirmado na ocasião a volta de personagens da série Kamen Rider Ryuki.

Agora estão confirmados os retornos dos astros veteranos Takamasa Suga (45) como Shinji Kido/Kamen Rider Ryuki e Dark Shinji/Kamen Rider Ryuga, Satoshi Matsuda (43) como Ren Akiyama/Kamen Rider Knight e Takashi Hagino (49) como Takeshi Asakura/Kamen Rider Ohja.

Assista ao novo teaser:

Em tempo, a Sato Company anunciou em janeiro deste ano a aquisição de Kamen Rider Ryuki e outras séries inéditas da franquia no Brasil. Os dois primeiros episódios de Ryuki foram adicionados no dia 29 de outubro pelo TokuSato, canal oficial da mesma distribuidora no YouTube – com legendas em português (saiba mais aqui).

Ryuki é a terceira série da franquia na era Heisei e que deu origem à adaptação nipo-americana Kamen Rider: O Cavaleiro Dragão (2009).


Fonte: Toei Company (1) e (2)


Kamen Rider Ryuki

Divulgação/Toei/Ishimori Pro

Kamen Rider Ryuki conta a história de Shinji Kido, um estagiário do serviço de notícias online, ORE Jornal, que descobre um dos baralhos do Advent Card. Logo ele descobre a existência do mundo dos espelhos e é atacado por um monstro. Ao ser salvo por Ren Akiyama, o Kamen Rider Knight, Shinji decide enfrentar os monstros do espelho e defender nossa realidade. Assim nasce Kamen Rider Ryuki.

Exibida nas manhãs de domingo pela TV Asahi entre 3 de fevereiro de 2002 e 19 de janeiro de 2003, Kamen Rider Ryuki teve 50 episódios e foi a terceira série da franquia na era Heisei. A trama inovou ao apresentar 13 Kamen Riders numa única série, algo jamais visto até então. Além de breves aparições em filmes da franquia, o herói ganhou uma minissérie de três episódios como parte do Rider Time, derivado de Kamen Rider Zi-O.

Takamasa Suga como Shinji Kido | Divulgação/Toei/Ishimori Pro

Em 2009, Ryuki foi adaptado nos EUA como Kamen Rider: O Cavaleiro Dragão (Kamen Rider: Dragon Knight), a primeira adaptação ocidental de um motoqueiro mascarado desde Saban’s Masked Rider (1995~96), o clássico “trash” baseado em Kamen Rider Black RX (1988~89).

Transmitido nas manhãs de sábado do canal americano The CW (o mesmo de Smallville e Supernatural), O Cavaleiro Dragão teve apenas 40 episódios. Mas a série foi cancelada antes da exibição dos últimos dois episódios, que foram disponibilizados na internet logo depois.

No Brasil, O Cavaleiro Dragão foi exibido primeiramente na Globo, onde alguns episódios foram exibidos antes mesmo dos EUA, em julho de 2009. O canal pago Cartoon Network também exibiu a série nas noites de quarta-feira.

Na época, como parte dos 10 anos dos Heisei Kamen Riders, o canal pago japonês Toei Channel exibiu Kamen Rider: O Cavaleiro Dragão entre outubro de 2009 e fevereiro de 2010, com dois episódios nas tardes de terça. Curiosamente, alguns atores de Ryuki participaram da versão japonesa para interpretar suas respectivas contrapartes.

Entre abril e junho de 2010, a TV Asahi exibiu os primeiros 13 episódios de O Cavaleiro Dragão nas madrugadas de quinta para sexta, com novos temas de abertura e encerramento.