A Mocidade Alegre, escola de samba da zona norte de São Paulo, conquistou o título do Grupo Especial do Carnaval de 2023, em São Paulo. Depois de um jejum de 9 anos, a Morada do Samba chegou ao seu 11º campeonato através do enredo que homenageou Yasuke, o primeiro samurai negro do qual se tem registro histórico.

O desfile da Escola foi impecável, rendendo-lhe 10 em todos os quesitos, totalizando 270 pontos. Segunda colocada, a Mancha Verde ficou atrás por apenas um décimo, mantendo a disputa acirrada até o penúltimo quesito.

Os componentes do desfile da Mocidade contavam a história de Yasuke, partindo desde sua saída de Moçambique até a chegada ao Japão, onde se tornaria figura histórica importante do período Sengoku. A médica Thelma Assis, conhecida como Thelminha, vencedora do BBB 2020, foi um dos destaques de chão da Escola, e desfilou com uma fantasia deslumbrante.

Com a nova conquista, a Mocidade fica atrás apenas da Vai-Vai, maior campeã do carnaval paulista, com 15 títulos, e empata em número de campeonatos com a Nenê de Vila Matilde, que também tem 11.

Para os que perderam a festa, o desfile pode ser visto na íntegra, no Globoplay, de forma gratuita.

Segundo historiadores, Yasuke teria aportado no Japão no século XVI,  quando as missões jesuítas portuguesas chegaram ao país, junto com o missionário Alessandro Valignano. O rapaz seria originário de Moçambique, logo despertando a atenção do povo local. Há dúvidas se ele seria um escravo, um cristão livre, ou alguma outra possibilidade, mas os registros indicam ter sido o primeiro samurai negro do Japão.

Com Oda Nobunaga interessado na unificação das províncias japonesas e na cultura europeia, Yasuke desenvolveu uma amizade que lhe transformou posteriormente em um importante samurai. Relatos diziam que ele tinha 1,82m de altura (muito superior à média japonesa), com a força “equivalente a 10 homens”. Após a morte de Nobunaga, acabou expulso do país e não se sabe mais nada sobre ele.

Yasuke ficou mais em evidência em 2019, quando foi anunciada uma produção live-action estrelada por Chadwick Boseman (Pantera Negra), que infelizmente veio a falecer em 2020, antes do projeto caminhar. Em 2021, estreou a animação Yasuke na Netflix — confira nossa crítica aqui.

A editora Skript lançou neste ano um quadrinho brasileiro inspirado no samurai.


Foto de capa via Paulo Lopes/Liga das Escolas de Samba de SP.