imagem: ilustração de Naruto Shippuden junto ao logo Arquivo JBox

Arquivo JBox: em 2013, ‘Naruto Shippuden’ começava a ser dublado no Brasil

Sucesso de várias gerações, animê da fase adolescente de Naruto segue incompleto no Brasil.

Em 24 de agosto de 2013…

imagem: recorte da notícia original sobre a dublagem de Naruto ShippudenJBox informava — com exclusividade — que Naruto Shippuden, a chamada “fase adolescente” do animê de Naruto, estava prestes a ser dublada pelo estúdio CBS (que também foi responsável por dublar os 220 episódios da “fase clássica”).

O trabalho dirigido por Robson Kumode (voz do Sasuke) teve um piloto gravado em 2013, mas o início das gravações mesmo se deu apenas no segundo semestre de 2014. Em janeiro de 2015, Naruto Shippuden estreava na Claro Vídeo, com os 51 episódios iniciais da animação e as conhecidas vozes de Úrsula Bezerra (Naruto), Tatiane Keplmair (Sakura), Elcio Sodré (Kakashi), dentre outras.

O 51º episódio, nomeado “Reencontro”, é marcado justamente pelo reencontro de Naruto e Sakura com o amigo Sasuke, ex-integrante do Time Kakashi (também chamado Equipe 7). Dias depois, chegaram à plataforma os episódios 52 e 53, completando aquele primeiro “pacote”.

Em fevereiro do mesmo ano, Shippuden chegou à Netflix, dessa vez com os 53 episódios de uma vez: 32 do que hoje se conhece pela 1ª temporada e 21 da 2ª. Na ocasião, a VIZ, dona dos direitos da animação no ocidente, considerava o pacote de 53 episódios como uma temporada só.

Ainda em 2015, a PlayArte revelou ao JBox que iria lançar os episódios dublados em formato home-video, o que viria a acontecer em setembroNo mês de abril, a série estreou na Play TV e fez parte daquela grade que contava com Yu-Gi-Oh!Bleach.

Por fim, em outubro, mais três temporadas (para a VIZ, a “segunda temporada”, com 59 episódios) seriam adicionadas com dublagem à Netflix, totalizando 112 episódios — e assim ficou até hoje.

Se serve de alento, em dezembro do ano passado, Boruto — que continua a história da série original ao seguir os passos do filho de Naruto — ganhou um pacote de episódios com áudio em português. 52 episódios foram lançados na Crunchyroll e em seguida pela Netflix, a partir de janeiro. Recentemente também chegaram dublados os filmes clássicos e os da fase Shippuden ao Claro Vídeo.

Será que em breve teremos novidades em relação aos episódios faltantes de Shippuden? Com a série ainda em alta por aqui e cada vez mais produtos licenciados lançados nos últimos anos, seria um completo desperdício a ausência dos episódios finais da que é, provavelmente, a franquia de animê e mangá mais famosa no Brasil.


Matéria original: Exclusivo: Naruto Shippuden em fase de dublagem no Brasil, por Fábio Soares


Sobre Naruto

Imagem: Sasuke, Naruto e Sakura (mangá).

Naruto é uma obra de Masashi Kishimoto. O mangá foi originalmente publicado nas páginas da Shonen Jump de 1999 à 2014, e concluído com 72 volumes encadernados. É o terceiro mangá mais vendido da história, com 235 milhões de cópias impressas no mundo e desse total, 140 milhões foram comercializadas no Japão, e 95 milhões nos demais países.

O sucesso rendeu uma continuação intitulada Boruto: Naruto Next Generations, com roteiro de Ukyo Kodachi (até o volume 13), Masashi Kishimoto (#14–) e ilustrações por Mikio Ikemoto, tendo 16 volumes lançados até o momento. No Brasil, os 72 volumes de Naruto foram publicados três vezes pela Editora Panini (primeiramente numa edição padrão, seguida por uma versão pocket e a atual Naruto Gold), que também publica o mangá de Boruto.

As adaptações em animê, Naruto (2002), de 220 episódios, Naruto Shippuden (2007), de 500, e Boruto: Naruto Next Generations (2017) são exibidas oficialmente no Brasil via streaming pela Crunchyroll, com legendas em português, e com dublagem na medida do possível. A série original e parte de Shippuden também podem ser encontradas na plataforma e na Netflix, com opção de dublagem em português.

Publicidade
close