A partir do dia 1º de outubro, o canal oficial TokuSato no YouTube, da distribuidora Sato Company, vai lançar episódios legendados de seis séries inéditas da franquia Kamen Rider. Inicialmente serão lançados os dois primeiros episódios de Kamen Rider Kuuga (2000), Kamen Rider Agito (2001), Kamen Rider Ryuki (2002), Kamen Rider 555 (Faiz, 2003), Kamen Rider Build (2017) e Kamen Rider Zero-One (2019). As estreias acontecerão aos sábados, a partir das 18h.

Confira a programação:

  • 1º/10 (sáb) – Kamen Rider Kuuga (episódios 1 e 2)
  • 8/10 (sáb) – Kamen Rider Agito (episódios 1 e 2)
  • 15/10 (sáb) – Kamen Rider Build (episódios 1 e 2)
  • 22/10 (sáb) – Kamen Rider 555 (episódios 1 e 2)
  • 29/10 (sáb) – Kamen Rider Ryuki (episódios 1 e 2)
  • 5/11 (sáb) – Kamen Rider Zero-One (episódios 1 e 2)

Fonte: Release de imprensa


Kamen Rider Kuuga

Divulgação/Toei/Ishimori Pro

Kamen Rider Kuuga foi a segunda obra póstuma do mangaká Shotaro Ishinomori (1938~1998) – sendo Moero! Robocon a primeira, exibida pela TV Asahi entre 31 de janeiro de 1999 e 23 de janeiro de 2000, substituindo as séries Metal Hero na faixa dominical das 8h da manhã.

Devido ao sucesso de Moero! Robocon, que atingiu 10% de audiência, a Toei se motivou a formar um novo “boom” de Kamen Rider. Curiosamente, Kuuga seria contado como o 15º Rider, considerando naquele momento que Black e Black RX eram vistos como um só.

Joe Odagiri como Yusuke Godai | Divulgação/Toei/Ishimori Pro

Yusuke Godai é um jovem de 25 anos que havia viajado pelo mundo. Sempre positivo e fazendo o sinal com o polegar para cima (usado pelos romanos para aprovações), carrega o desejo de completar a meta de 2000 habilidades e principalmente de proteger o sorriso das pessoas. Um dia ele consegue um estranho cinto originado de uma antiga civilização e se transforma em Kuuga para lutar contra a tribo Grongi. Seus aliados são o policial Kaoru Ichijou, sua grande amiga Sakurako Sawatari, além da própria polícia que classificou as criaturas como “entidades desconhecidas”.

A série teve 49 episódios e foi ao ar nas manhãs de domingo da TV Asahi, de 30 de janeiro de 2000 a 21 de janeiro de 2001.

Kamen Rider Kuuga quase foi exibido no Brasil em meados na década de 2000. Devido ao retorno d’Os Cavaleiros do Zodíaco na TV brasileira em 2003, pelo canal pago Cartoon Network, a Imagine Action Dá Licença, antiga distribuidora do sr. Luiz Angelotti, apostou no título. As emissoras cogitadas, segundo informações publicadas na revista Anime Kids (de setembro de 2002), seriam a Globo e o extinto canal pago Fox Kids. Infelizmente as negociações não engrenaram e o título ficou preso na gaveta. O sr. Angelotti falou a respeito em entrevista para o canal JBox TV.

Curiosamente, Kuuga estreou nos EUA em 1º de maio de 2020 pela plataforma de streaming TokuSHOUTsu.

No Brasil e em vários outros países, o canal Toei Tokusatsu World Official no YouTube disponibiliza os dois primeiros episódios de Kamen Rider Kuuga, como parte da comemoração aos 50 anos da franquia.

Desde novembro de 2021, a Editora JBC publica o mangá de Kamen Rider Kuuga em formato big (compilando dois volumes originais em um só). Atualmente esta versão é publicada no Japão desde 2015 pela revista HERO’S (a mesma de ULTRAMAN). Leia a resenha sobre o primeiro volume aqui.


Kamen Rider Agito

Divulgação/Toei/Ishimori Pro

A trama de Kamen Rider Agito se passa 2 anos depois do final de Kamen Rider Kuuga (2000~01). Shouichi Tsugami, um homem que perdeu sua memória, assume o codinome do herói-título para enfrentar as criaturas Unknown, assim como a polícia as classifica, devido a uma investigação sobre uma série de assassinatos. Por outro lado, Makoto Hikawa, membro do departamento de polícia, veste um traje tecnológico e assume o codinome Kamen Rider G3. Durante a série, Shouichi e Makoto se aliam a Ryo Ashihara/Kamen Rider Gills, para desvendar os mistérios que vão surgindo.

Toshiki Kashu como Shoichi Tsugami | Divulgação/Toei/Ishimori Pro

Segunda série da franquia na era Heisei, Kamen Rider Agito teve 51 episódios exibidos nas manhãs de domingo da TV Asahi, entre 28 de janeiro de 2001 e 27 de janeiro de 2002. Além de celebrar o 30º aniversário de Kamen Rider, a série não foi produzida com o intuito de um retorno definitivo da franquia para a TV japonesa (assim como Kuuga).

O grande sucesso rendeu média de 11.7%, sendo que o episódio 12 obteve a maior audiência da série, com 13.9%. Kamen Rider Agito é a maior audiência da franquia durante toda a era Heisei. É que o enredo também chamava atenção do público mais velho, principalmente as donas de casa. O que também ajudava a impulsionar a audiência de Hyakujuu Sentai Gaoranger (a versão original de Power Rangers Força Animal), que era exibido antes de Agito.

A estreia da série seguinte, Kamen Rider Ryuki, firmou o retorno dos motoqueiros mascarados, que ocuparam por vários anos a faixa dominical das 8h da manhã, substituindo as séries Metal Hero (1982~1999).

Os roteiristas principais eram Toshiki Inoue (JetmanChangéríon) e Yasuko Kobaashi (Kamen Rider Ryuki, live action de Sailor Moon), que contribuíram para várias séries do gênero tokusatsu.

Nos episódios 49 e 50, Yutaka Hirose, o Wandar em Flashman, apareceu na reta final como o anti-herói Naozumi Shirakawa.

Nos episódios 31 e 32 de Kamen Rider Zi-O (2018~19), ator Toshiki Kashu retorna como Shouichi/Kamen Rider Agito. Além da atriz Rina Akiyama como Mana Kazaya e Akiyoshi Shibata como Takahiro Omuro, um dos membros do esquadrão G3.


Kamen Rider Ryuki

Divulgação/Toei/Ishimori Pro

Kamen Rider Ryuki conta a história de Shinji Kido, um estagiário do serviço de notícias online, ORE Jornal, que descobre um dos baralhos do Advent Card. Logo ele descobre a existência do mundo dos espelhos e é atacado por um monstro. Ao ser salvo por Ren Akiyama, o Kamen Rider Knight, Shinji decide enfrentar os monstros do espelho e defender nossa realidade. Assim nasce Kamen Rider Ryuki.

Exibida nas manhãs de domingo pela TV Asahi entre 3 de fevereiro de 2002 e 19 de janeiro de 2003, Kamen Rider Ryuki teve 50 episódios e foi a terceira série da franquia na era Heisei. A trama inovou ao apresentar 13 Kamen Riders numa única série, algo jamais visto até então. Além de breves aparições em filmes da franquia, o herói ganhou uma minissérie de três episódios como parte do Rider Time, derivado de Kamen Rider Zi-O.

Takamasa Suga como Shinji Kido | Divulgação/Toei/Ishimori Pro

Em 2009, Ryuki foi adaptado nos EUA como Kamen Rider: O Cavaleiro Dragão (Kamen Rider: Dragon Knight), a primeira adaptação ocidental de um motoqueiro mascarado desde Saban’s Masked Rider (1995~96), o clássico “trash” baseado em Kamen Rider Black RX (1988~89).

Transmitido nas manhãs de sábado do canal americano The CW (o mesmo de Smallville e Supernatural), O Cavaleiro Dragão teve apenas 40 episódios. Mas a série foi cancelada antes da exibição dos últimos dois episódios, que foram disponibilizados na internet logo depois.

No Brasil, O Cavaleiro Dragão foi exibido primeiramente na Globo, onde alguns episódios foram exibidos antes mesmo dos EUA, em julho de 2009. O canal pago Cartoon Network também exibiu a série nas noites de quarta-feira.

Na época, como parte dos 10 anos dos Heisei Kamen Riders, o canal pago japonês Toei Channel exibiu Kamen Rider: O Cavaleiro Dragão entre outubro de 2009 e fevereiro de 2010, com dois episódios nas tardes de terça. Curiosamente, alguns atores de Ryuki participaram da versão japonesa para interpretar suas respectivas contrapartes.

Entre abril e junho de 2010, a TV Asahi exibiu os primeiros 13 episódios de O Cavaleiro Dragão nas madrugadas de quinta para sexta, com novos temas de abertura e encerramento.


Kamen Rider 555 (Faiz)

Divulgação/Toei/Ishimori Pro

A organização Smart Brain atua secretamente no desenvolvimento de armaduras chamadas Rider Gears, que são roubadas por um Orphnoch. Um dia, o jovem Takumi Inui se torna alvo da Smart Brain ao se transformar no Kamen Rider para salvar a vida de sua amiga Mari Sonoda.

Kento Handa como Takumi Inui | Divulgação/Toei/Ishimori Pro

Kamen Rider 555 foi exibido nas manhãs de domingo pela TV Asahi, entre 26 de janeiro de 2003 e 18 de janeiro de 2004, totalizando 50 episódios para TV. A partir do dia 28 de setembro de 2003, Kamen Rider 555, junto com Bakuryuu Sentai Abaranger (versão original de Power Rangers Dino Trovão), foi incluído como atração do então estreante bloco Super Hero Time.

O herói-título foi o primeiro dos Heisei Rider a ter um filme de verão nos cinemas japoneses, com Kamen Rider 555: Paradise Lost tendo estreado em 16 de agosto de 2003. Faiz ainda esteve em um game, um Hyper Battle para DVD, e duas novels. Toshiki Inoue foi o roteirista principal da série. Ele é mais conhecido por escrever séries tokusatsu como JetmanChangéríonKamen Rider KivaCutie Honey: The Live, entre outras.

Kento Handa foi o ator que interpretou Takumi Inui, o alter ego de Faiz. Ele reprisou o papel em três filmes da franquia e mais recentemente em 2018, nos episódios 5 e 6 de Kamen Rider Zi-O (atualmente disponível nas plataformas de streaming Prime Video e Pluto TV).

Outros destaques do elenco são o ator Kohei Murakami como Masato Kusaka/Kamen Rider Kaixa e Yuria Haga como Mari Sonoda.


Kamen Rider Build

Divulgação/Toei/Ishimori Pro

A série se passa em uma realidade paralela onde, há cerca de 10 anos, o poder da Caixa de Pandora havia causado a tragédia da Sky Wall, dividindo o Japão em três territórios – Hokuto (Capital oriental), Touto (Capital do Norte) e Seito (Capital ocidental). O evento deu origem às criaturas não identificadas denominadas como Smash. Para combater os monstros, o governo de Touto solicita a ajuda de Sento Kiryu, um gênio e físico prodigioso para ajudar a decifrar os mistérios deixados pela Caixa de Pandora. Ao lado de Ryuga Banjo, um fugitivo da prisão que foi acusado por um crime que não cometeu, Sento se envolve em uma trama envolta de conspiração e grandes revelações.

Imagem: O ator Atsuhiro Inukai.

Atsuhiro Inukai como Sento Kiryu | Divulgação/Toei/Ishimori Pro

Kamen Rider Build estreou em 3 de setembro de 2017, sendo a última série da franquia na antiga faixa dominical das 8h da manhã, que era destinada pela TV Asahi desde 2000, com a estreia de Kamen Rider Kuuga. Com a estreia da então nova revista eletrônica semanal Sunday Live em 1º de outubro de 2017 (exibida desde então entre 5h50 às 8h30 da manhã), Kamen Rider Build mudou de horário para às 9h da manhã e Uchuu Sentai Kyuranger migrou para a faixa das 9h30 da manhã. Já o animê KiraKira☆Pretty Cure A La Mode teve seu horário mantido para às 8h30 da manhã, a faixa tradicional da franquia Pretty Cure.

Totalizando 49 episódios para TV, além de filmes e especiais, Kamen Rider Build é considerada pela grande maioria dos fãs como a melhor série de todos os tempos da franquia criada por Shotaro Ishinomori. Este foi o primeiro trabalho do roteirista Shogo Muto para uma produção do gênero tokusatsu, que até hoje é aclamado por seu enredo mais voltado para conspiração, rivalidade, reviravoltas e muita imprevisibilidade. De longe, é uma série extremamente envolvente que amarra o espectador desde o início e sempre vem um episódio mais espetacular do que o outro.

Sento Kiryu foi interpretado por Atsuhiro Inukai, que esteve no elenco de 24 Japan, o remake japonês da premiada série norte-americana 24 Horas. Destaques para os atores Eiji Akaso (Hiroki Nagase na segunda temporada de Kamen Rider Amazons) como Ryuga Banjo/Kamen Rider Cross-Z (leia apenas: Cross), Yasuyuki Maekawa (Shinra em Ultraman Orb: The Origin Saga) como o misterioso Soichi Isurugi; e para as atrizes Yukari Taki (Arisa Sugita em Ultraman Ginga S) como Sawa Takigawa e Kaho Takada (Akari Hinata no drama esportivo Koi Yori Suki ja, Damedesuka?) como Misora Isurugi.

Participação especial de Kouhei Takeda (o romântico Otoya Kurenai/Kamen Rider Ixa em Kamen Rider Kiva) como Kazumi Sawatari/Kamen Rider Grease. Takeda também esteve em 24 Japan interpretando a contraparte japonesa do terrorista Alexis Drazen.


Kamen Rider Zero-One

Divulgação/Toei/Ishimori Pro

A trama é ambientada numa realidade alternativa, onde androides de IA (Inteligência Artificial) chamados Humagears substituem trabalhadores humanos em vários empregos. Com o intuito de destruir a humanidade, o grupo terrorista MetsubouJinrai.net consegue dominar os Humagears. Enquanto isso, o governo japonês cria uma organização anti-IA chamado A.I.M.S. que luta contra os robôs malignos. A A.I.M.S. conta com agentes que são capazes de se transformarem em Kamen Riders.

Fumiya Takahashi como Aruto Hiden | Divulgação/Toei/Ishimori Pro

Aruto Hiden é o alter ego do herói-título. Ele não possui senso de humor, porém pretende se tornar um comediante. Aruto é surpreendido quando o testamento de seu avô o chama de CEO da Hiden Intelligence. Mesmo sem pretensão de assumir tal cargo, Aruto recebe o Zero-One Driver e se converte em Kamen Rider Zero-One quando um Humagear aparece.

Kamen Rider Zero-One foi produzido por Chihiro Inoue (TV Asahi) e Takahito Omori (Toei), que haviam trabalhado em outras séries da franquia. O roteiro é assinado por Yuya Takahashi, o mesmo de Kamen Rider Ex-Aid e do animê Lupin III Part 4Jun Watanabe assume a direção de cenas de ação, substituindo Takeshi Mizaki que trabalhou em 13 séries dos Heisei Riders, incluindo a vigente Kamen Rider Zi-O. Go Sakabe é o compositor da nova série. Sua única atuação na franquia, até então, era em Kamen Rider Ghost.

Exibido nas manhãs de domingo da TV Asahi, entre 1º de setembro de 2019 e 30 de agosto de 2020, Kamen Rider Zero-One foi a 30ª série da franquia de Shotaro Ishinomori, sendo a primeira da era Reiwa. Devido à pandemia da COVID-19, a série teve apenas 45 episódios, além de render dois filmes, episódios especiais e uma série de V-Cinema chamada Zero-One Others.

Destaques do elenco para Fumiya Takahashi como Aruto Hiden/Kamen Rider Zero-One), Ryutaro Okada como Isamu Fuwa/Kamen Rider Vulcan, Hiroe Igeta como Yua Yaiba/Kamen Rider Valkyrie e Noa Tsurushima como Izu.