Com quase 25 anos de sua extinção, a saudosa Rede Manchete continua sendo – indiscutivelmente – a maior referência de séries japonesas clássicas no Brasil, especialmente se tratando em matéria de tokusatsu. Já no núcleo da TV por assinatura, o gênero acabou vingando através do mercado de adaptações americanas, mais conhecidas mundialmente como Power Rangers.

A também saudosa Fox Kids estreou no Brasil em 1º de outubro de 1997, numa época em que as séries originais de tokusatsu estavam um tanto combalidas no nosso mercado. E, antes de qualquer coisa, vale frisar que isso não é culpa dos Rangers, tá? Houve fatores que contribuíram para a queda dos materiais originais, incluindo até mesmo a popularidade dos animês – graças ao boom d’Os Cavaleiros do Zodíaco. Mas isso é um outro assunto.

A boa e velha Fox Kids (1997~2004) | Foto: Reprodução

Na época da estreia da Fox Kids, a Manchete ainda exibia reprises (quase infindáveis) de WinspectorSolbrain e Kamen Rider Black RX. Já a emissora infanto-juvenil tinha em sua programação inicial as séries Power Rangers ZeoVR TroopersBeetleborgs e o famigerado Masked Rider – sim, exibido ainda na mesma época das últimas exibições de RX na emissora da família Bloch.

Enquanto Black RX estava em suas ultimas reprises na Manchete, Masked Rider era uma das primeiras atrações da Fox Kids no final de 1997 | Foto: Divulgação/Hasbro

1998 havia começado com expectativa zero em relação às produções originais de tokusatsu. A Manchete já não exibia mais os clássicos citados acima e ainda se destacava com os animês Yu Yu HakushoSupercampeões, as reprises passageiras de Samurai Warriors e a despedida da série americana de artes marciais WMAC Masters.

Sorte (ou azar, dependendo do ponto de vista do leitor) de quem tinha TV a cabo. O jeito mesmo era se contentar com os enlatados americanos fabricados no Japão. Pela curiosidade, era até, digamos, divertido ver as séries nem que fosse pelas cenas japonesas de ação.

No meu caso, passei a acompanhar a Fox Kids a partir de meados de fevereiro de 1998, quando meus pais assinaram uma antiga operadora local de TV por assinatura. Não era a mesma coisa que ver as séries originais, mas, querendo ou não, o nome Power Rangers era bastante forte na segunda metade dos anos 1990 e era praticamente obrigatório buscar algo inédito da franquia na Fox Kids.

Imagem: Os heróis de 'Power Rangers Turbo'.

Power Rangers Turbo foi uma das grandes estreias da Fox Kids em março de 1998 | Foto: Divulgação/Hasbro

Foi assim com as exibições semanais de Power Rangers Turbo nas manhãs de sábado (com direito a reprises em horário nobre no mesmo dia da semana). Sem dúvida, um carro-chefe da então nova programação inaugurada em março de 1998, que tinha outros programas inéditos no canal pago lançados naquele mesmo mês. Por causa desta exibição a conta-gotas, a Globo acabou passando na frente da Fox Kids ao exibir diariamente episódios inéditos de Turbo, desde a passagem de tocha para a segunda equipe da série até o episódio final – que deu gancho para uma continuação.

Para divulgar Power Rangers Turbo, o ator Roger Velasco cedeu entrevista à Fox Kids devidamente a rigor como o segundo Ranger Verde da temporada | Foto: Reprodução/Hasbro

Curiosamente, além de exibir o videoclipe do filme Turbo: Power Rangers 2 em alguns momentos da programação, a Fox Kids chegou a convidar o ator Roger Velasco, o segundo Ranger Verde de Turbo, para ser entrevistado em alguns drops apresentados pela brasileira Michelle Nordin, o norte-americano de origem cubana José Felipe Padron e outros VJs mirins/latino-americanos. No primeiro drops, inclusive, Velasco apareceu com o traje do Ranger Verde, segurando capacete e falando em espanhol. Isso ainda na época dos primeiros episódios, ainda com Adam como Ranger Verde. Infelizmente este material de divulgação é raro na internet, mas testemunhei o momento como mero assinante.

De certa forma, assistir Power Rangers gerava curiosidade para quem já sabia que, desde sempre, a franquia utilizava cenas japonesas de ação das séries Super Sentai. Isso numa época em que a internet engatinhava no Brasil, tínhamos revistas como a Herói como fonte de informação e não imaginávamos que teríamos acesso às séries originais (grande parte delas por meios alternativos) anos mais tarde. Para este colunista, por exemplo, ver Zeo e Turbo atiçava mais e mais a curiosidade para ver Ohranger e Carranger, respectivamente, na íntegra. Queria saber o contexto de cada episódio da série original. Hoje em dia, qualquer fã das duas franquias pode comparar as contrapartes com tira-teima, VAR e coisas do tipo (rsrs).

O mesmo valia também para VR Troopers, conhecida por ser uma adaptação de MetalderSpielvan e Shaider – todas exibidas no Brasil. Masked Rider com as (familiares) cenas de Black RX e até dos filmes Kamen Rider ZO e Kamen Rider J. E Beetleborgs (rebatizado na Globo como Heróis por Acaso) com as cenas da série inédita B-Fighter. Por mais toscas que estas três séries fossem, certamente algum fã de tokusatsu minimamente bem informado parava pra ver alguma ceninha de ação na Pedreira da Toei ou algo do tipo. Não tinha jeito (confesso).

VR Troopers ficou na Fox Kids até o final de fevereiro de 1998. Já Masked Rider e Beetleborgs continuaram com reprises às tardes. Além dos episódios inéditos de Power Rangers Turbo, as tardes e noites de domingo contavam com os episódios inéditos de Beetleborgs Metalix (adaptação de B-Fighter Kabuto).

Beetleborgs, os herois por acaso | Foto: Divulgação/Hasbro

Curiosamente, a programação da Fox Kids apresentava nos breaks comerciais inserts de Mighty Morphin Power Rangers, com Billy e Kimberly (com as vozes dos dubladores clássicos) explicando para o publico a diferença entre as armas que os heróis utilizavam nas batalhas e armas de verdade, que realmente ferem as pessoas. Havia também alguns inserts de Power Rangers Turbo em campanha contra as drogas. Numa delas, inclusive, aparecia o Ranger Vermelho (Tommy ou T.J.?) com a voz de Elcio Sodré, dublador de Issamu Minami em Kamen Rider Black e Kamen Rider Black RX. Veja no vídeo abaixo (aos 30 segundos):

Ainda no mesmo ano, a Fox Kids exibia nas tardes de sexta-feira a série live action Tartarugas Ninja: A Próxima Mutação, que apresentou a quinta integrante, a kunoichi Vênus de Milo. Tá certo que a série não é bem uma produção do gênero, mas vale a citação por ver as Tartarugas nos episódios 3 e 4 de Power Rangers no Espaço (adaptação de Megaranger), que estreou na programação em 6 de março de 1999, com exibições nas tardes e noites de sábado.

Em agosto de 1999, Power Rangers no Espaço ganhou exibição diária na Fox Kids, a partir das 18h30 – mesmo horário de Dragon Ball Z no Cartoon | Foto: Divulgação/Hasbro

Enquanto a Manchete dava seus últimos suspiros com as reprises de Jiraiya e Maskman, além dos animês Shurato e Yu Yu Hakusho, a Fox Kids ainda segurava a programação diária com reprises de Power Rangers Turbo e Masked Rider. Em 1º de agosto de 1999, o canal começou a exibir uma dobradinha diária com Mighty Morphin Power Rangers (todas as três temporadas, incluindo também Alien Rangers) e Power Rangers no Espaço (do início até o último episódio inédito; e disputando audiência com Dragon Ball Z no Cartoon Network).

Ainda no mesmo ano, era também exibida diariamente a inédita Os Cavaleiros Místicos de Tir Na Nog (ou Os Guerreiros da Magia, como foi rebatizado na Globo), que era uma série medieval, uma tentativa da Saban de criar uma produção original com efeitos especiais, ao invés de utilizar séries japonesas de tokusatsu.

Os Cavaleiros Místicos de Tir Na Nog, a ultima “série irmã” de Power Rangers | Foto: Divulgação/Saban

Em 1º de dezembro de 1999, a Fox Kids passou a ter uma identidade visual futurística, para receber a chegada do ano 2000. Sem “séries irmãs” pela frente, a franquia dos heróis multicoloridos entrou em nova fase com Power Rangers na Galáxia Perdida (adaptação de Gingaman), que estreou em 18 de março de 2000, sendo exibido inicialmente aos sábados, em horário nobre. Não demorou muito para formar uma dobradinha com Power Rangers no Espaço.

Em 2001, a Fox Kids lançou duas séries inéditas dos heróis multicoloridos. Em 1º de março (mesma data da estreia do bloco Invasão Anime), estreou Power Rangers – O Resgate (adaptação de Go Go Five) e mais tarde, em 3 de setembro, Power Rangers Força do Tempo (adaptação de Timeranger). Este último ainda estava em exibição nos EUA.

A tendência de adiantar uma temporada da franquia seguiu em 2002, quando a Fox Kids exibiu uma pré-estreia com os quatro primeiros episódios de Power Rangers Força Animal (adaptação de Gaoranger, série comemorativa de 25 anos da franquia Super Sentai) nos sábados de julho, logo depois da maratona intitulada Geração Power Rangers (com episódios selecionados da franquia).

Power Rangers Força Animal (às vezes mencionado em algumas chamadas como “Power Rangers Força Selvagem”) estreou oficialmente no canal em 29 de julho de 2002. Por ser uma série que ainda estava em exibição nos EUA (passando pela transição da franquia para as mãos da Disney), os primeiros 20 episódios foram exibidos exaustivamente por quase um ano (Já vimos esse modelo antes e numa extinta TV aberta, lembram?).

Demorou cerca de um ano, mas em 2003 a Fox Kids exibiu “Eternamente Vermelho”, episódio 34 de Power Rangers Força Animal, que reuniu todos os Rangers Vermelhos até então | Foto: Divulgação/Hasbro

Consequentemente, a Fox Kids não teve outra opção a não ser exibir a segunda metade de Força Animal ao longo do segundo semestre de 2003, com transmissão em conta-gotas, nas tardes de sexta – dando aquela desacelerada. Vale citar também que, entre 2002 e 2003, Masked Rider teve mais uma sobrevida com reprises nas tardes de domingo.

A última série inédita exibida na Fox Kids foi Power Rangers Tempestade Ninja (adaptação de Hurricaneger), com pré-estreia em 26 de março de 2004 e estreia oficial em 2 de abril do mesmo ano, com exibição às sextas. Com a venda da marca Fox Kids para a Disney, o canal pago encerrou sua programação em 31 de julho de 2004 e se tornou Jetix já no dia seguinte, dando continuidade ao legado de Zordon até meados de 2009 (quando o canal se tornou o Disney XD).

Sem dúvida, a Fox Kids marcou uma geração e tem uma grande importância para a história da TV por assinatura e também do tokusatsu no Brasil, assim como a Manchete é para a TV aberta. Não foi à toa que se tornou o canal infantil mais popular no Brasil, rivalizando com Cartoon Network e Nickelodeon.

Como o próprio Toshihiko Egashira, responsável por licenciar Jaspion e Changeman no Brasil, reconheceu em entrevista para o JBoxPower Rangers “difundiu no mundo esse formato de live action”, que “fez com que todas as emissoras no mundo aceitassem, inclusive aqui no Brasil pela Rede Globo”. Parte desse sucesso se deve à Fox Kids, que ainda deixa muitas saudades e ajudou a impulsionar o tokusatsu, de alguma forma, num passado distante. Good times!


O texto presente nesta coluna é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a opinião do site JBox.