Mais um filme de Kamen Rider foi adicionado no canal Toei Tokusatsu World Offcial. Agora é a vez de Kamen Rider J, que está disponível desde o meio-dia deste sábado (27), com legendas em inglês – tradução automática para português nas configurações do YouTube. Este foi o último filme da franquia da era Showa e foi dirigido por Keita Amemiya (Zeiram e Garo) e escrito pelo saudoso Shozo Uehara (O Regresso de Ultraman e Jaspion).

Assista o filme:

Kamen Rider J

Exibido no Japão em: 16 de abril de 1994
Dirigido por: Keita Amemiya
Escrito por: Shozo Uehara
Trilha sonora: Eiji Kawamura
Duração: 47 minutos
Produção: Toei Company, Bandai e Ishimori Pro.

 

Imagem: O ator Yuta Mochizuki.

Yuta Mochizuki como o fotógrafo Koji Segawa | Foto: Reprodução

O repórter Koji Segawa se sacrifica para salvar a jovem Kana Kimura das garras da organização maligna Fog. Entretanto, ele foi revivido pela energia da Terra e se torna em Kamen Rider J, para proteger a humanidade das forças do mal. O herói tem como aliado o gafanhoto mutante Berry e tem a capacidade de se agigantar através da técnica Jumbo Formation.

Kamen Rider J (leia: “djei”; o J vem da palavra “Jumbo”) estreou no Japão em 16 de abril de 1994, como atração do evento Toei Hero Fair daquele ano, que também apresentava os filmes das séries Blue SWAT Kakuranger, que estavam em exibição pela TV Asahi. Yuta Mochizuki, que em 1992 interpretou Geki/Tyranno Ranger em Kyoryu Sentai Zyuranger (série Super Sentai que deu origem ao Mighty Morphin Power Rangers), estrelou como Koji Segawa, o alter ego do Kamen Rider.

Com supervisão do mangaká Shotaro Ishinomori (1938~98), o herói-título teve direção de Keita Amemiya, que anteriormente dirigiu os efeitos especiais de Shin Kamen Rider: Prologue (1992) e integralmente o filme Kamen Rider ZO (1993). Para escrever o roteiro, foi convidado o veterano Shozo Uehara (1937~2020), que não participava da franquia desde a sua prematura saída de Kamen Rider Black (1987~88). Segundo Uehara, o herói não deveria ser um gigante, pois ele acreditava que isso era uma ideia distante da concepção original de Ishinomori. Mesmo assim, o roteirista resolveu dar mais ênfase à história do que o então novo elemento.

A eletrizante trilha sonora foi composta por Eiji Kawamura, o mesmo das séries Kamen Rider BlackKamen Rider Black RXDairangerKakurangerB-Fighter e B-Fighter Kabuto, e dos filmes Kamen Rider ZO e Kamen Rider World. Este último, curiosamente, promoveu o encontro de ZO e J, lutando contra Shadow Moon (vilão de Black e Black RX) e mais alguns monstros da franquia.

Curiosamente, as cenas de ação de Kamen Rider J e também de Kamen Rider ZO foram reaproveitadas em Masked Rider (1995~96), série da antiga Saban Entertainment que adaptou Kamen Rider Black RX para o Ocidente.

Vale citar que, embora a era Heisei estivesse em vigência no Japão, J é considerado o último filme de Kamen Rider da era Showa, por conveniência da própria Toei Company. E apesar das citações originais afirmarem que J é o único Kamen Rider a ficar gigante, o primeiro motoqueiro mascarado já se agigantou para ajudar Ultraman num especial de 1993, que foi apenas um fan service produzido em parceira entre a Toei e a Tsuburaya.

Imagem: Cena do filme.

Agigantado, Kamen Rider enfrenta a terrível Mãe Fog | Foto: Reprodução/Toei

Ainda no canal Toei Tokusatsu, estão disponíveis os dois primeiros episódios das séries Kamen Rider (1971)Kamen Rider V3 (1973)Kamen Rider Amazon (1974)Kamen Rider Stronger (1975)Kamen Rider (Skyrider, 1979)Kamen Rider Kuuga (2000)Kamen Rider Agito (2001)Kamen Rider Ryuki (2002)Kamen Rider Blade (2004) e Kamen Rider Hibiki (2005). Também está disponível o filme Kamen Rider ZO, adicionado nesta sexta (26).

Em tempo, o canal também disponibiliza Shin Kamen Rider: Prologue (ou Masked Rider Shin), com legendas em inglês e português, em sua versão não-censurada (contém cenas eróticas), desde a inauguração do canal Toei Tokusatsu em abril de 2020.

Em comemoração aos 50 anos da franquia, os episódios selecionados das séries Kamen Rider estreiam no canal Toei Tokusatsu as sextas e sábados, a partir do meio-dia (horário de Brasília).


Fonte: Toei Tokusatsu World Official


Toei Tokusatsu

Robot Detective | Foto: Divulgação/Toei/Ishimori Pro

No ar desde 5 de abril de 2020, o canal Toei Tokusatsu World Official, que já conta com mais de 200 mil inscritos, segue atualizando sua programação – sempre com dois episódios semanais de cada série. Eventualmente, o canal lança episódios de outros títulos que estavam na “lista parcial”, aguardando a vez de entrarem na programação regular.

Cada um deles tiveram seus dois primeiros episódios lançados no dia da inauguração do canal e com legendas em inglês (você pode alterar para a tradução automática em português nas configurações do YouTube). Ou seja, as estreias semanais seguem a partir do episódio 3 em diante.

Confira a programação (pelo horário de Brasília):

Domingos

  • 12h – The Kagestar (1976~77)

Segundas

  • 12h – Kikaider (1972~73)

Quintas

  • 12h – Robot Detective (Robot Keiji, 1973)

Sextas

  • 12h – Thutmose (1991)
  • 12h – Solbrain (1991~92)