O Toei Tokusatsu World Offcial não lançou nenhum episódio selecionado de Kamen Rider nesta sexta-feira (26). Porém, pegando os fãs de surpresa, o canal lançou Kamen Rider ZO, o penúltimo filme da franquia da era Showa e dirigido integralmente pelo renomado Keita Amemiya, o mesmo de Zeiram e Garo. O vídeo contém legendas em inglês – tradução automática para português nas configurações do YouTube.

Assista o filme:

Kamen Rider ZO

Exibido no Japão em: 17 de abril de 1993
Dirigido por: Keita Amemiya
Escrito por: Noboru Sugimura
Duração: 48 minutos
Produção: Toei Company, Bandai e Ishimori Pro.

 

O jovem motoqueiro Masaru Aso, assistente do geneticista Dr. Mochizuki, foi usado para o experimento de uma criação do Neo Organismo. Ao perceber que Hiroshi, filho de Michizuki, está sendo perseguido pelo mutante Doras, Masaru entra em ação e se transforma em Kamen Rider para lutar contra os mutantes que pretendem se aperfeiçoar.

Lançado em 17 de abril de 1993, Kamen Rider ZO (leia: Zetto Ō) foi atração do evento Toei Hero Fair daquele ano, juntos com os filmes das séries Janperson e Dairanger, que estavam em exibição pela TV Asahi. Criado pelo mangaká Shotaro Ishinomori (1938~98), o herói-título teve direção de Keita Amemiya, que anteriormente dirigiu os efeitos especiais de Shin Kamen Rider: Prologue (1992).

O astro principal foi Koh Domon, que viveu como o alienígena Sig, um dos integrantes do trio heroico da série Blue SWAT (1994~95). O ator reprisou este mesmo personagem nos episódios finais de Juukou B-Fighter (1995~96) e no filme Toei Hero Daishugo (1994). O cantor e ator Isao Sasaki, mais conhecido por aqui como o Professor Nambara em Jaspion, interpretou o Dr. Mochizuki. As cenas de ação do herói foram interpretadas pelo veterano Jiro Okamoto, que vestiu os trajes de Kamen Rider Black e Kamen Rider Black RX.

Kamen Rider ZO também tem breves participações especiais de Kenji Ohba (Gavan), Naomi Morinaga (Anne em Shaider e Helen em Spielvan), Iori Sakakibara (Ken Okuma/Draft Keace em Exceedraft) e Masaro Yamashita (Liuma Ogawa/Fire em Winspector Solbrain).

A eletrizante trilha sonora foi composta por Eiji Kawamura, o mesmo das séries Kamen Rider Black, Kamen Rider Black RX, Dairanger, Kakuranger, B-Fighter e B-Fighter Kabuto, e dos filmes Kamen Rider J e Kamen Rider World. Este último, curiosamente, promoveu o encontro de ZO com Kamen Rider J, lutando contra Shadow Moon (vilão de Black e Black RX) e mais alguns monstros da franquia.

Curiosamente, as cenas de ação de Kamen Rider ZO e também de Kamen Rider J foram reaproveitadas em Masked Rider (1995~96), série da antiga Saban Entertainment que adaptou Kamen Rider Black RX para o Ocidente.

Vale citar que, embora a era Heisei estivesse em vigência no Japão, ZO é considerado o penúltimo filme de Kamen Rider da era Showa, por conveniência da própria Toei Company.

Ainda no canal Toei Tokusatsu, estão disponíveis os dois primeiros episódios das séries Kamen Rider (1971)Kamen Rider V3 (1973)Kamen Rider Amazon (1974), Kamen Rider Stronger (1975), Kamen Rider (Skyrider, 1979)Kamen Rider Kuuga (2000)Kamen Rider Agito (2001)Kamen Rider Ryuki (2002)Kamen Rider Blade (2004) e Kamen Rider Hibiki (2005).

Em tempo, o canal também disponibiliza Shin Kamen Rider: Prologue (ou Masked Rider Shin), com legendas em inglês e português, em sua versão não-censurada (contém cenas eróticas), desde a inauguração do canal Toei Tokusatsu em abril de 2020.

Em comemoração aos 50 anos da franquia, os episódios selecionados das séries Kamen Rider estreiam no canal Toei Tokusatsu as sextas e sábados, a partir do meio-dia (horário de Brasília).


Fonte: Toei Tokusatsu World Official


Toei Tokusatsu

Robot Detective | Foto: Divulgação/Toei/Ishimori Pro

No ar desde 5 de abril de 2020, o canal Toei Tokusatsu World Official, que já conta com mais de 200 mil inscritos, segue atualizando sua programação – sempre com dois episódios semanais de cada série. Eventualmente, o canal lança episódios de outros títulos que estavam na “lista parcial”, aguardando a vez de entrarem na programação regular.

Cada um deles tiveram seus dois primeiros episódios lançados no dia da inauguração do canal e com legendas em inglês (você pode alterar para a tradução automática em português nas configurações do YouTube). Ou seja, as estreias semanais seguem a partir do episódio 3 em diante.

Confira a programação (pelo horário de Brasília):

Domingos

  • 12h – The Kagestar (1976~77)

Segundas

  • 12h – Kikaider (1972~73)

Quintas

  • 12h – Robot Detective (Robot Keiji, 1973)

Sextas

  • 12h – Thutmose (1991)
  • 12h – Solbrain (1991~92)

Sábado

  • 12h – Robot Detective (Robot Keiji, 1973)