Saudações inca-venusianas! (Awika!) São Paulo vai receber o primeiro show do projeto Anison Lab. Pra reforçar o hype, temos mais um convidado especial para a coluna. Ricardo Cruz vai contar um pouco sobre o projeto que é apresentado semanalmente no YouTube e que agora ganhará edições nos palcos. Tokusatsu não vai faltar neste bate-papo bacana que você confere a seguir!


Por trás do laboratório musical

Ricardo Cruz tem 37 anos, é jornalista, editor, tradutor e cantor. Foi um dos integrantes da revista e do antigo site Herói. Em 2005, se tornou o sexto membro da banda japonesa JAM Project, liderada pelo cantor Hironobu Kageyama (Changeman, Maskman e Jetman). Sua trajetória musical rendeu outros projetos como o seu disco solo On The Rocks, onde a faixa principal de mesmo nome contou com a presença do ator Hiroshi Watari (Sharivan, Boomerman e Spielvan) como o herói Cruzer.

A polivalência de Ricardo lhe rendeu outros projetos como o curso de língua japonesa NihonGO!, a formação do trio Danger 3, ao lado de Larissa Tassi e Rodrigo Rossi, e a criação do recente projeto Anison Lab.

O laboratório musical é um canal no YouTube onde experiências musicais são realizadas todas as quintas-feiras. São releituras de temas de anime e tokusatsu com novos arranjos produzidos pelo guitarrista Lucas Araújo. Para os fãs de tokusatsu, o momento ápice foi o dueto com Akira Kushida, intitulado The Space Wolf Symphony. O Anison Lab realizou seu primeiro show em Mendoza, Argentina e vai inaugurar uma série de shows no Brasil. Sendo o primeiro em São Paulo no próximo dia 17 de novembro. E é sobre o esse projeto musical que vamos conversar a partir de agora com o próprio Ricardo Cruz.

JBox: Quando surgiu a ideia de criar um projeto com releituras de temas de séries japonesas?

Ricardo: Eu já tenho essa ideia há muito tempo de misturar gêneros e referências musicais minhas usando o animesong como guia. Mas a possibilidade surgiu quando o Lucas Araújo topou, ele que é meu parceiro no canal. Eu já toquei com ele em várias ocasiões com a banda Senpai Old School e o Lucas tem várias referências musicais. Nossas ideias batem muito e ele resolveu apostar nesse projeto comigo. Tanto que o nome Anison Lab é literalmente um laboratório onde a gente pega os animesongs e faz experiências com tudo o que a gente curte. Desde trilha sonora de filmes ocidentais, você repara que em várias músicas tem um pouco de Ennio Morricone, que faz aqueles (trilhas sonoras de) filmes de velho oeste do Sergio Leone. São identidades do canal. Essas referências se repetem bastante em várias músicas de propósito mesmo, né? Um pouco de groove que a gente usou na música do Bucky, que tem uma coisa meio Daft Punk, meio “groovada“, sabe? A gente quer trazer coisas (do tipo) Michael Jackson também, que é um universo bem rico. Enfim, várias pirações que a gente vai experimentar e já tem experimentado no canal.

JBox: Como você e o Lucas organizam a produção para que os clipes sejam lançados regularmente todas as quintas-feiras?

Ricardo: Então, a gente tem que se organizar bastante. Porque desovar, lançar uma música todas as semanas não é tarefa fácil, né? E ainda mais fazer releitura, ter ideias em cima e gravar. Às vezes tem detalhes que a gravação exige uns instrumentos diferentes dos que a gente tá habituado. Então não é fácil. A gente tenta trabalhar com uma gaveta*, a gente tem uma gaveta com músicas na frente. O vídeo também, a gente grava várias músicas de uma vez. Não é muito fácil, mas essa correria faz parte do projeto e a gente tá conseguindo dar conta. A gente não deixou de publicar nenhuma semana e espero que isso nunca aconteça.

*Gaveta é um termo técnico usado em rádio e TV para definir edições reserva de determinado programa para ir ao ar em algum momento posterior.

JBox: Sobre os clipes de tokusatsu, como foi a receptividade do público?

Ricardo: Originalmente eu tenho mais público de tokusatsu do que de anime, porque eu venho desse universo. Eu falo com os fãs de tokusatsu há muito tempo. E com os fãs de anime é um tempo menor do que de tokusatsu. Então assim, quando lança música de tokusatsu, a gente tem geralmente uma audiência maior, porque já envolve todo mundo que me segue, que me conhece. Eu falo mais com essa galera, né? E eu sou muito fã de tokusatsu. A receptividade sempre é muito legal. A gente fez músicas até inusitadas como o encerramento do Kamen Rider Black, a gente fez a abertura do Lion Man (link abaixo), que é uma das minhas músicas favoritas. Super legal. Fizemos (a abertura) de Cybercop. A gente tenta trazer… não um lado B, porque são os grandes sucessos. Mas buscar músicas que a pessoa não espera. Quando surgiu a música do Lion Man, por exemplo, ninguém esperava que a gente fosse fazer de repente. E a recepção foi incrível. Foi muito bom, maior do que eu imaginava. Então, o pessoal do tokusatsu tá bem presente no canal e a gente fica muito feliz com isso.

JBox: Em junho passado fizemos uma enquete no nosso canal no YouTube, o JBox TV, para saber qual clipe o público gostaria de assistir no Anison Lab. O tema de abertura de Kamen Rider Black RX desbancou temas de anime como o clássico Guerreiras Mágicas de Reyearth e os recentes My Hero Academia (Boku no Hero Academia) e The Seven Deadly Sins (Nanatsu no Taizai). Você ficou surpreso com o resultado ou já esperava que o filho do sol fosse o favorito do momento?

Ricardo: Fiquei surpreso sim. Não esperava que Kamen Rider Black RX fosse ganhar de Nanatsu no Taizai, de Boku no Hero Academia, os grandes sucessos atuais. E Kamen Rider RX desbancou todo mundo (risos) e até mesmo o clássico Guerreiras Mágicas de Reyearth, que é uma música incrível que eu quero fazer. Independente da enquete, a gente vai fazer em algum momento. Fiquei muito feliz e essa música se tornou o maior sucesso do meu canal até o momento. É a música que tem mais visualização, mais engajamento. Não sei se engajamento, porque o medley do Kushida em homenagem ao Jaspion teve muito engajamento. Emocionou muitas pessoas. Mas a do RX teve um público muito grande no Japão também. Foi uma música muito especial pro canal.

JBox: Dentre os temas de tokusatsu apresentados no Anison Lab, teve um que foi bem especial para todos nós. The Space Wolf Symphony, clipe comemorativo aos 30 anos de Jaspion no Brasil, que contou com a participação de Akira Kushida. Quais as curiosidades de bastidores dessa maravilhosa obra prima?

Ricardo: Pra mim também foi muito especial. Mas foi muito especial. Talvez muito mais especial do que pra todo mundo que assistiu, porque eu acompanho o Kushida desde a minha juventude. Desde os meus 13, 14 anos. E poder cantar junto com ele. E não só isso, né? Poder idealizar essa obra e ele topar em gravar algo que surgiu na minha cabeça. Tipo, seria incrível pegar todas as trilhas que o Kushida gravou pro Jaspion e costurá-las num medley pra homenagear os 30 anos da série no Brasil. Eu visualizava isso na minha cabeça, sabe? E isso sair da minha cabeça e ir pro mundo real é um prazer assim… Poucas coisas na vida são tão prazerosas quanto isso, sabe? Foi uma realização muito grande poder dirigir o Kushida no estúdio, poder fazer um vídeo com ele, editar o vídeo… Então pra mim é meio que uma realização de um sonho mesmo. Nos bastidores foi muito corrido, porque ele tava aqui para um evento, o World Pop Festival, e ele não tinha muito tempo disponível pela viagem, ele já ia voltar pro Japão. A gente teve um único dia pra gravar a voz dele, pra gravar o vídeo dele, pra gravar tudo. As chamadas, as fotos. Então foi muito corrido, foi tenso. Nada podia atrasar, senão comprometeria a outra parte do trabalho. Mas no final deu tudo certo, ele gostou muito. Eu soube recentemente através de uma amiga que encontrou com ele no Japão que ele ficou muito orgulhoso, ele reiterou que gostou muito do trabalho. E até falou que quer gravar coisas inéditas junto comigo. O que me deixa extremamente feliz e muito inspirado pra continuar trabalhando com o Akira Kushida que… pô, quem diria, né? É o Akira Kushida que eu cresci ouvindo. É só muita alegria.

JBox: Além dessa homenagem ao Jaspion, tem algum clipe no Anison Lab que você considera o favorito?

Ricardo: Além do Space Wolf, todos ali são muito especiais. Porque cada um tem suas memórias, tem a gravação, quando eu gravei voz, como foi gravar e você entra naquele universo… Mas o dueto com a Yumi Matsuzawa, com o tema de abertura de Bucky, é muito especial pra mim. A participação dela é incrível e o arranjo que o Lucas Araújo fez deixou a música melhor do que a original. Eu considero o nosso arranjo ficou muito bom. O Lucas foi genial. Fora isso, deixa eu pensar… Eu gosto muito da música do Shurato. Eu gostei muito do resultado de como ficou essa música. Ela também é bem especial. A música do Lion Man é uma música especial, pelas memórias que a própria série me traz. E acho que são essas. Devo estar esquecendo de alguma coisa, mas de maneira geral, todas são muito especiais.

JBox: Você pretende refazer algum tema de tokusatsu da geração atual como Kamen Rider, Super Sentai e Ultraman?

Ricardo: Tenho a ideia sim. Uma das dificuldades desse canal é que eu tenho ideias o tempo inteiro. E aí você colocar na linha de produção pra realmente executar cada uma dessas ideias é muito complicado e é muito lento perto do volume de ideias que passam na sua cabeça (risos). Então qualquer música que eu escuto hoje em dia, que eu gosto, eu já tenho ideias de como fazer pro canal e vai ficar legal pra caramba e tal. Só que daí vem um balde de água fria. Mas calma, antes dessa tem mais 30 na lista. Daí precisa esperar pra sair essa pra você fazer essa. Então é um pouco ingrato no bom sentido esse dia a dia com o canal, porque nunca você vai conseguir satisfazer o volume de ideias que você tem na cabeça. É tão rápido, porque a gente tem esse fluxo de uma música por semana.

JBox: Em julho você anunciou que está desenvolvendo um podcast para o canal e seu primeiro convidado foi o sr. Nelson Sato, CEO da Sato Company e atual detentor dos direitos de Jaspion, Changeman, Jiraiya etc. Você já pode adiantar detalhes como nome, formato e previsão de lançamento?

Ricardo: Pois é. Eu tenho gravado o podcast com o Nelson Sato. A gente trocou uma ideia bem legal. Também já gravei com o Danilo Modolo do TokuDoc e pretendo gravar mais. Eu gosto muito do formato rádio, sabe? Só áudio, assim, um formato mais de bate-papo livre. Mas ainda não sei direito como eu vou desovar isso. É uma coisa que eu preciso pensar. Eu comecei na última terça (6) a soltar vlogs no canal, comentando assuntos em vídeo. Eu não sei se de um ponto de vista do próprio canal seria inundar muito o canal com conteúdo “de repente”. Sabe, colocar o podcast num dia, o vlog no outro, a música na quinta-feira. Então eu ainda tô um pouco perdido com essa coisa do próprio YouTube mesmo. A gente tá pensando, a gente tá vendo. Mas eu quero sim fazer podcasts semanais. Talvez quinzenais pra começar, não sei. Eu ainda não tenho um nome definido. Aceito sugestões. E é isso. Por enquanto a gente tá criando uma gaveta pra começar a liberar ainda sem periodicidade e sem nome definido.

JBox: O Anison Lab agora toma um novo passo. O primeiro show que acontecerá logo mais no dia 17 de novembro, em São Paulo. Em outubro, o projeto se apresentou em Mendoza, Argentina. Como os “hermanos” lhes receberam? Algum tema de tokusatsu foi cantado por lá?

Ricardo: Pois é, cara. A gente tá muito animado pra fazer esse show. E é o primeiro show solo da minha vida no Brasil. Sempre eu me apresentei dentro de eventos, sou convidado o tempo todo, tô viajando o tempo todo. A história da minha vida é viajar pelo Brasil inteiro e fazendo eventos, como foi o caso de Mendoza. A gente foi pro (evento) MendOtaku, fizemos a estreia do Anison Lab por lá. Mas o show do dia 17 não é isso. É um show solo meu. O público vai para me ver, para ver o Anison Lab. Então isso é inédito pra mim. Traz um frio na barriga… Mas a gente tá vendendo bastante ingresso. Tô muito feliz. É um show pequeno (de duas horas de duração). Convido a galera que ainda não tem um ingresso pra correr, porque a gente vai ter que encerrar a venda de ingressos daqui a muito pouco. O espaço é pequeno e eu não posso vender mais ingressos do que comporta. A gente tem cerca de 120 lugares. A gente tá quase chegando lá. É até desesperador porque tem bastante gente comprando. Mas eu tô muito feliz com isso, eu tô muito animado e eu considero mesmo um passo na minha carreira e pro Anison Lab. Espero fazer shows regulares ao vivo do canal pelo Brasil todo. Eu quero fazer isso dar certo, começando aqui por São Paulo. E o show de Mendoza foi super legal. É um evento que nos recebeu maravilhosamente bem. Tocamos música de tokusatsu lá, toquei Kamen Rider Black RX, toquei Power Rangers. A recepção foi muito legal. Tokusatsu não é forte na Argentina, passou muito pouco. Então a gente tinha que apresentar sempre quando era (a vez) de tokusatsu, falar um pouco que no Brasil teve bastante coisa e tal. Mas os “hermanos” foram um público muito legal, muito caloroso e não vejo a hora de voltar.

O primeiro Anison Lab Live acontece em 17 de novembro no Nimbus Studios, em São Paulo (Foto: Divulgação)

JBox: E o que o público brasileiro pode esperar? Teremos turnê pelo país?

Ricardo: Eu quero muito fazer uma turnê do Anison Lab pelo Brasil inteiro. Seja dentro de eventos, seja eu mesmo organizando os shows que é uma coisa que eu tô gostando de fazer. A gente tá montando uma equipe que também tá ajudando a produzir essa parte de organização. Eu tô muito animado e querendo sair em turnê pelo ano que vem e criar vários projetos novos em cima do canal no YouTube. Conto com todo mundo aí pra ajudar a gente a crescer e a fazer dar certo esses projetos.

JBox: Ricardo, em nome do portal JBox, quero lhe agradecer pela sua participação. Aproveite para deixar um recado aos leitores da coluna.

Ricardo: Eu que agradeço, César, pelo convite, pela oportunidade de poder conversar com você. E o recado que eu quero dar é que eu tô extremamente empolgado com o Anison Lab. A repercussão dele me motiva a cada novo vídeo, ver o canal crescer, ver a opinião das pessoas, conversar com elas, pegar sugestão delas. Eu quero que meu canal no YouTube tenha tanto esse lado musical como também um lado de bate-papo entre mim e o público. Pessoas que gostam da mesma coisa que eu como anime, tokusatsu, cultura pop no Japão. Tudo isso tem muito pano pra manga pra gente conversar, eu quero abrir sempre essa frente dentro do canal também. E é isso. Se inscrevam lá, quem não é inscrito. Comentem, deixem seu like, essas coisas todas e interajam, principalmente. Pra gente sempre conversar, trocar experiências que isso enriquece demais todos os projetos que a gente vier a criar. Muito obrigado por tudo. Um abraço.

  • Detalhes sobre ingressos do Anison Lab Live e outras informações sobre a programação neste link.

Nota da coluna: aproveitando o ensejo, Ricardo abriu vagas para uma nova turma do curso de japonês NihonGO!. As inscrições serão realizadas até o dia 13 deste mês. Para mais informações, acesse este link. É a sua chance de aprender japonês através de anime, tokusatsu, mangá e outros elementos da cultura pop japonesa.

ATUALIZAÇÃO: Os ingressos para o show estão esgotados desde sábado (10).


Super vilão

O ator Shunsuke Daito (32) será o vilão Tid, um Super Time Jacker que pretende apagar todos os Heisei Riders da história em Kamen Rider Heisei Generations FOREVER. O filme estreia em 22 de dezembro nos cinemas japoneses.


Pôster

Falando nesse filme, saiu o pôster oficial com todos os Heisei Riders reunidos. Veja:


Blue Buster em Devil May Cry

Ryouma Baba (33), mais conhecido como o Blue Buster de Go-Busters e Seigi/Policial do Espaço Estevan em Sharivan NEXT GENERATION (foto), será o Dante, herói principal de Devil May Cry nos palcos de teatro. Baseado no game da Capcom, Devil May Cry – The Live Hacker será apresentado no Zeep DiverCity, em Tóquio, entre 1 e 10 de março de 2019.


Atores de tokusatsu em Karakuri Circus

Falando em apresentações teatrais, outros atores de tokusatsu foram confirmados para mais uma adaptação de mangá. Karakuri Circus, obra de ação sobrenatural de Kazuhiro Fujita (de Ushio to Tora), será apresentado no palco do teatro Shinjuku FACE, em Tóquio, de 10 a 20 de janeiro.

O elenco principal conta com cinco atores de tokusatsu, incluindo Kairi Miura (Kamen Rider Amazons – segunda temporada), Yuuki Ochi (Kamen Rider Build), Mitsuru Karahashi (Kamen Rider 555, Shinkenger), Hiroya Matsumoto (Magiranger, Go-Busters) e Shuhei Izumi (Timeranger).

Atualmente, uma adaptação em anime de Karakuri Circus está em exibição nas madrugadas da TV japonesa.


Redman Dark

Na edição passada da coluna falamos sobre os quadrinhos de Redman (“serial killer vermelho” para os íntimos) que chega ao volume 2 em 30 de novembro, na próxima edição da Tokyo Comic Con. Surgiu mais uma novidade nesta semana. O próximo volume será intitulado como Redman Dark. O volume terá edição limitada com uma capa exclusiva. Confira nos slides:

 


Salvo por multicoloridos

Chris Cantada é um cosplayer americano que já encontrou com atores de Power Rangers em seu canal, através de histórias de alívio cômico. O mesmo acontece agora com antigos atores da franquia Super Sentai.

Após ter seus morfadores roubados por Mask X-1, o sexto herói de Maskman (What???), Cantada ganha reforços de Takeo/Red Mask (de Maskman), Hikaru Katsuragi/Pink Five (de Bioman), Shouji/Tenma Ranger (de Dairanger), Ken Hoshikawa/Five Blue (de Fiveman), Riki Honno/Red Turbo (de Turboranger) e Gai Yuuki/Black Condor (de Jetman).

O vídeo de apenas quatro minutinhos contou com a participação dos atores Ryousuke Kaizu, Michiko Makino, Ei Hamura, Kei Shindachiya, Kenta Satou e Toshihide Wakamatsu, respectivamente.


Eventos de Ultraman

Ultraman Festival, o grande evento da franquia da Tsuburaya, vai acontecer entre 22 de dezembro de 2018 a 20 de janeiro de 2019 no Hirakata Park. O evento contará com um enorme diorama de batalha que reproduz a luta dos seis irmãos Ultra (Zoffy, Man, Seven, Jack, Ace e Taro) contra o exército de monstros. Além disso, um evento de palco especial vai apresentar uma aventura dos irmãos Ultra.

Haverão dois eventos pós-festival. A apresentação Ultraman Dark Hero Special Night que está marcado para 25 de dezembro. Takaya Aoyagi volta a interpretar Jugglus Juggler, vilão de Ultraman Orb.

Em 27 de dezembro acontecerá o Ultraman Gaia 20 Year Anniversary Super Time & Space Festival. A apresentação é comemorativa aos 20 anos de Ultraman Gaia. Os atores Takeshi Yoshioka e Hassei Takano retornam para os respectivos papéis de Gamu Takayama/Ultraman Gaia e Hiroya Fujimiya/Ultraman Agul.

Esses dois eventos poderão ser assistidos com ingressos especiais. Confira as imagens:

 


Blu-ray

Os primeiros quatro episódios do anime SSSS.Gridman serão reunidos no primeiro volume da coleção de Blu-ray. O material contará com extras, com destaque para as participações do diretor Akira Amemiya e do produtor Masato Takeuchi nos comentários e art collection por Masaru Sakamoto. A box custará ¥8,000 (cerca de R$ 264).

SSSS.Gridman é uma adaptação animada da série Denkou Choujin Gridman, de 1993, e atualmente está em exibição no Japão (e necas de simulcast no Brasil).


Hibiki

Kamen Rider Hibiki será a próxima a ganhar boxes em Blu-ray. O novo material trará uma nova entrevista com o ator principal Shigeki Hosokawa (46). Os 48 episódios da série de 2005 serão divididos em 3 boxes, sendo a primeira a ser lançada em 9 de janeiro, a segunda em 6 de março e a terceira em 8 de maio.


Ranking de vendas

Na edição 9 da coluna falamos sobre o quadro de vendas das três principais franquias de tokusatsu até então. A tabela acima mostra como estão o desempenho das vendas de produtos das franquias Kamen Rider, Ultraman e Super Sentai, segundo dados da Bandai Namco. A primeira mantém estabilidade, a segunda teve um crescimento considerável, enquanto a última ainda pena com números baixos.

Lupinranger VS Patranger rendeu apenas 3 bilhões de ienes no primeiro semestre, enquanto Kyuranger arrecadou 4,9 bilhões nessa mesma época em 2017. Porém, a estimativa é que até o final do ano a franquia Super Sentai atinja a marca de 10,5 bilhões de ienes, superando o total de 2017. Caso contrário, a tendência de números menores para a franquia pode ser maior.

Quem deve lucrar mais é a franquia Kamen Rider. No primeiro semestre de 2018, Kamen Rider Build arrecadou 10,9 bilhões. A estimativa é que a marca arrecade 22.5 bilhões até o final do ano.


Série animada

E atenção amante de filmes kaiju! A franquia Círculo de Fogo (Pacific Rim) vai ganhar uma série animada com o selo exclusivo da Netflix. O anúncio foi feito nesta quinta (8). Segundo o release, a história seguirá dois irmãos (um adolescente e sua irmã mais nova) que serão obrigados a pilotarem Jaeger abandonados através de uma paisagem hostil, numa tentativa desesperada de encontrar os pais.

A Legendary Entertainment estará também nesta produção. Os showrunners anunciados foram os roteiristas Craig Kyle (de Thor: Ragnarok) e Greg Johnson (das animações X-Men: Evolution e Beast Wars).

Sem mais novidades por enquanto. Fiquem ligados na coluna para as novidades deste projeto.


Chumei Watanabe

Meu amigo Alexandre Nagado publicou nesta quinta (8) um texto no blog Sushi POP sobre a carreira de Chumei Watanabe. O compositor de séries japonesas de sucesso como Jaspion, Sharivan, Jiban etc. Participei no post com um breve depoimento sobre essa lenda viva. Também participaram Danilo Modolo (TokuDoc), Gustavo Reis (autor de webcomics), Ricardo Cruz (JAM Project, Danger 3, Anison Lab) e Usys222 (blog Casa do Boneco Mecânico). Confira essa homenagem aqui.


Live resistente

Na última terça (6) participei da live do canal da Resistência Tokusatsu. Junto com meus amigos Bone Lopes e Victor Rodrigues (ambos estiveram na edição 11 da coluna) falamos sobre nosso assunto favorito: tokusatsu. Trocamos ideias, tivemos participação do público por duas horas. Quem não pôde assistir na hora, pode assistir no vídeo acima (só não reparem a minha iluminação improvisada, ok?).

Nota da coluna: Essa foi minha segunda participação numa live da Resistência. A primeira foi em 7 de maio deste ano e está disponível apenas via Facebook.


Outra live

E nesta sexta (também conhecido como HOJE) estarei em mais uma live. Desta vez no canal Ilusta Victor, do meu amigo Victor Rodrigues (olha aí ele de novo). Durante o bate-papo, ele vai desenhar o nosso eterno vigilante, um mutante contra as forças do mal… Kamen Rider Black RX!

A live começa às 21h (horário brasileiro de verão).

A gente se vê por lá então. Bye-bye!