Esta notícia segue em atualização [originalmente postada em 17 de abril, às 20h45].

    • 23º filme de Pokémon: adicionado no dia 13 de maio, às 17h27.
    • 32º filme de Anpanman: adicionado no dia 12 de maio, às 21h25.
    • VLADLOVE, Quíntuplas, Sazae-san e Gal & Dino: adicionados dia 12 de maio, às 15h40.
    • Shokugeki no Souma: Série só deve voltar em julho (adicionado no dia 12 de maio, às 15h40).
    • Railgun T: Episódio #14 previsto para dia 15 (adicionado no dia 12 de maio, às 15h40).
    • Extra Olympia Kyklos tem restante da série adiada para junho, a partir do 5º episódio (adicionado no dia 04 de maio, às 11h39)
    • Yu-Gi-Oh! SEVENS com produção suspensa e Railgun T novamente interrompido (adicionados no dia 01 de maio, às 22h30).
    • Adiamento de Monster Strike, Precure Miracle Leap, A Whisker Away, Girl Gaku, Gundam Build Divers, Chibi Maruko-chan, Kingdom, Duel Masters King, Mewkledreamy, Major 2nd, Kiratto Pri-chan, Mashin Eiyuden Wataru, Irregular at Magic School e Boruto (adicionados às 17h de 1º de maio).
    • A Whisker Away estrearia nos cinemas japoneses e agora sairá mundialmente pela Netflix, com leve atraso (link).
    • Railgun T: episódio #13 previsto para dia 1º de maio (adicionado às 17h de 1º de maio).
    • Black Clover: informado em matéria própria no dia 27 de abril, às 20h56 (link).
    • The Promised Neverland: estreia da 2ª temporada adiada, conforme informado em matéria do dia 24 de abril, às 14h29 (link).
    • One Piece, Digimon Adventure: e Healin’ Good Precure: informados em matéria própria no dia 20 de abril, às 00h23 (link).
    • Pokémon (TV): adicionada às 12h05 de 19 de abril.
    • A Certain Scientific Railgun T: adicionado às 12h57 de 18 de abril.

Devido ao contexto atual, no qual boa parte do mundo se coloca em quarentena na tentativa de achatar a curva da transmissão do COVID-19, buscando impedir a superlotação de hospitais e reduzir o número de novos casos, é esperado que a produção ou exibição de séries e filmes seja também afetada.

Com isso, um número muito grande de séries deve ser postergada nos próximos dias. Frente a este cenário, a redação do JBox decidiu criar esta matéria, a ser constantemente atualizada, listando todos esses adiamentos. Quando o post for editado, informaremos no título a data da última atualização feita – assim, só será necessário clicar ao notar que houve uma nova edição.

Algumas obras podem ainda ganhar matérias à parte e, nesses casos, deixaremos apenas indicado aqui por motivos informativos, mas não contaremos como “nova atualização”, visto que haverá um post específico para isso. Todas as séries listadas abaixo foram explicitamente adiadas em decorrência da pandemia, exceto quando informarmos o contrário.


Food Wars!

 

O terceiro episódio da quinta temporada de Food Wars! Shokugeki no Soma foi adiado. Segundo informe postado no dia 18 de abril, seriam reprisados, respectivamente, o primeiro e segundo episódio dessa nova temporada e o terceiro episódio ficou previsto para o dia 8 de maio. Contudo, em nova postagem em 12 de maio, a série só deve voltar em julho, começando pelo 3º episódio, que ainda não foi ao ar.

Food Wars! adapta o mangá homônimo, com arte de Shun Saeki (Harem Time), e história de Yuuto Tsukuda (Shokugeki no Sanji) e Yuki Morisaki. Seriado de 2012 a 2019, a série possui 36 volumes encadernados, o título é publicado no Brasil pela Editora Panini e o animê está disponível na Crunchyroll.


Sword Art Online

 

Outro título quente da temporada afetado pelo contexto atual foi Sword Art Online: Alicization, a nova e supostamente última temporada, prevista para estrear dia 25 de abril, foi adiada para julho. A produção avisou sobre a mudança de cronograma no dia 10 de abril.

Sword Art Online é originalmente uma série de light-novels de Reki Kuwahara, publicada de 2002 a 2008. A Panini trouxe algumas adaptações em mangá da história e atualmente publica também a novel no país. A série está disponível completa na Crunchyroll e a Netflix possui as duas primeiras temporadas em seu catálogo.


Appare-Ranman!

 

Appare-Ranman!, série original do estúdio P.A Works, teve seu quarto episódio adiado. A produção informará as novas datas de exibição futuramente. A série se passa na passagem do século XIX para o XX. Appare Sorano e Kosame Isshiki estão viajando do Japão para os EUA, onde pretendem competir numa corrida de carros trans-americana e voltar ao Japão com prêmio. A nota foi postada no site oficial em 17 de abril.


Cardfight!! Vanguard Gaiden

A estreia de Cardfight!! Vanguard Gaiden foi novamente adiada. Previsto para estrear no dia 11 de abril e anteriormente adiado para o fim do mês, nova previsão é maio, mas ainda não há data definida. A história é baseada no jogo de cartas Cardfight!! Vanguard, da Bushiroad. A nota mais recente foi postada no dia 13 de abril.


The Millionaire Detective

 

The Millionaire Detective (Fugou Keiji –  Balance: UNLIMITED) teve seu quarto episódio adiado, no lugar da série, a TV Fuji vai reexibir tsuritama. A animação é baseada no livro Fugou Keiji, de Yasutaka Tsutsui, contando sobre Daisuke Kanbe, um homem incrivelmente rico que resolve casos de formas peculiares. A história foi originalmente seriada entre 1975 e 1977, mas a animação se passa nos tempos atuais. O aviso foi divulgado no dia 16 de abril.


Diary of Our Days at the Breakwater

 

Diary of Our Days at the Breakwater (Houkago Teibou Nisshi) teve também seu quarto episódio, previsto para o dia 28 de abril, adiado. Ainda não há data para normalização da exibição da série. A animação adapta o mangá de Yasuyuki Kosaka, abordando Hina Tsurugi, garota que acabou de se mudar para uma cidade costeira e acaba participando do clube de pescaria da escola graças ao convite de sua veterana Yuuki Kuroiwa. O informe foi dado no dia 15 de abril.


Furi Fura

 

O filme Love Me, Love Me Not (Omoi, Omoware, Furi, Furare, ou FuriFura) teve sua estreia adiada por tempo indeterminado, a venda de ingressos também foi interrompida. O longa, inspirado no mangá de Io Sakisaka, estava previsto para estrear dia 29 de maio. A série conta sobre as amigas Yuna e Araki, cujas vidas ficam um pouco mais complicadas quando Yuna conhece o irmão de Araki, Rio, e a amiga conhece um amigo de infância de Yuna, Kazuomi. A decisão foi divulgada no dia 14 de abril.


Words Bubble Up Like Soda Pop

 

O filme original Words Bubble Up Like Soda Pop (Cider no Yō ni Kotoba ga Wakiagaru), previsto para estrear no dia 15 de maio, também foi adiado. A sinopse do longa conta sobre o encontro de Cherry, um garoto sem muita habilidade comunicativa, e Smile, uma garota que vive por trás de uma máscara. A nota foi postada no dia 14 de abril e não há ainda uma nova data de estreia.


IDOLISH7

 

O quinto episódio da segunda temporada de IDOLISH7, previsto para o dia 26 de abril, foi adiado – a partir desse dia, os canais que exibem essas séries devem exibir episódios da primeira temporada. A venda de home-vídeo e singles da série também terá o cronograma alterado. A animação é baseada no jogo homônimo, da Bandai Namco em parceria com a Lantis, no qual o jogador deve gerenciar um grupo de idols masculinos e levá-los ao sucesso. O anúncio foi feito no dia 13 de abril. A série é exibida pela Crunchyroll com legendas em português.


Looking for Magical DoReMi

 

O filme comemorativo dos 20 anos de Ojamajo Doremi, intitulado Looking for Magical DoReMi (Majo Minarai o Sagashite), foi adiado para o outono japonês (primavera no Brasil). O longa estrearia no dia 15 de maio, mas, já em março, as Toei e Toei Animation alegaram “questões de produção”, apenas avisando que a data seria mudada. No dia 10 de abril, uma nota foi postada anunciado a nova previsão de estreia. Em nenhum momento foi feita qualquer menção à pandemia.


ATUALIZAÇÕES

Pokémon

 

O 23º episódio de Pocket Monsters, a mais recente temporada de Pokémon, foi adiado e a série está com a produção suspensa por tempo indeterminado. A TV Tokyo reprisará os episódios a partir da próxima semana. O anúncio foi feito no dia 19 de abril e inserido na matéria às 12h05 do mesmo dia.

A nova temporada se ambienta em todas as regiões já conhecidas (Kanto a Galar), relembrando as fases anteriores, mas trazendo novidades, e conta com Ash Ketchum, Pikachu e Go como personagens principais. O filme previsto para estrear no Japão em julho teve o cronograma de venda de ingressos atrasado, mas a data, por enquanto, se mantém.


Monster Strike – The Movie: Lucifer Zetsubou no Yoake

O segundo filme de Monster Strike, franquia de jogos da Mixi, foi adiado por tempo indeterminado. A série teve três temporadas exibidas na TV, respectivamente, em 2015, 2017 e 2018. A nota foi postada no site oficial no dia 28 de abril e adicionada a esta matéria em 1º de maio.


Precure Miracle Leap

 

O filme Precure Miracle Leap: Minna to Fushigi na 1-nichi (Precure Miracle Leap: Um Dia Milagroso para Todos) foi novamente adiado. Originalmente previsto para estrear em março e, posteriormente, em 16 de maio, o longa foi adiado por tempo indeterminado (é quase uma tradição de Precure lançar um filme no começo de uma nova temporada incluindo as personagens da nova e da última série).

Com a suspensão da exibição de Healin’ Good Precure, essa decisão já era esperada por parte da Toei. A nota mais recente foi postada dia 26 de abril, e adicionada a esta matéria em 1º de maio.


A Whisker Away

 

O filme A Whisker Away (Nakitai Watashi wa Neko wo Kaburu) foi mais um adiado. No dia 26 de abril, a estreia do longa original do estúdio Colorido, prevista para o dia 5 de junho, foi adiada “até segunda ordem”. Mas, já no dia 29, o filme foi anunciado com estreia global pela Netflix em 18 de junho.

A sinopse conta sobre uma Muge, uma garota apaixonada por um colega de classe, Hinode. O rapaz parece ignorá-la, mas um dia ela descobre uma máscara que a permite se transformar em gato e, assim, consegue se aproximar do garoto. Contudo, esses poderes talvez eventualmente a impeçam de voltar a ser humana. A informação foi adicionada aqui dia 1º de maio.


Girl Gaku

 

Girl Gaku ~Sei Girl Square Gakuin~ (algo como Escola de Garotas ~Instituto de Garotas Sagrado Quadrado~), a adaptação animada sobre o grupo Girls² (a pronúncia é “Girls Girls”), teve seu quinto episódio adiado por tempo indeterminado. A partir do dia 4, será reexibido o primeiro episódio da série. A nota foi postada no dia 27 e adicionada na matéria em 1º de maio.


Gundam Build Divers Re:RISE

 

A segunda temporada de Gundam Build Divers Re:RISE será interrompida a partir do episódio #19, previsto para sair no dia 14 de maio. Na próxima quinta-feira, dia 7, o #18 ainda será exibido normalmente. A nota foi postada no dia 27 e adicionada na matéria em 1º de maio.


Chibi Maruko-chan

 

Até o clássico infantil Chibi Maruko-chan, no ar quase ininterruptamente desde os anos 90 (uma série foi exibida de 90 e 92 e a atual está no ar desde 1995) teve episódios adiados. A série, que constantemente fica no TOP 3 dos animês mais assistidos na TV japonesa, começará a reprisar episódios a partir do dia 3 de maio. A nota foi postada no dia 25 e adicionada na matéria em 1º de maio.


Kingdom

 

O quinto episódio da terceira temporada de Kingdom foi adiado por tempo indeterminado, ele estava previsto para ser exibido na madrugada entre o dia 3 e 4 de maio. A produção avisará quando a exibição da série sobre o Período dos Estados Combatentes (fim da dinastia Zhou e início da Qin na China) for normalizada. A nota foi postada no dia 26 de abril e adicionada à materia no dia 1º de maio.


Duel Masters King

 

O quinto episódio de Duel Masters King, previsto para o dia 3 de maio, foi adiado por tempo indeterminado. A nova série da franquia Duel Masters estreou no começo de abril no Japão. Embora não haja nenhuma informação oficial, acreditamos que o site será atualizado quando a nova data for definida. Não foi informado o que será exibido no lugar da série. O aviso circulou no dia 26 de abril e foi adicionado à materia no dia 1º de maio.


Mewkledreamy

 

Novos episódios de Mewkledreamy estão suspensos, sem previsão de normalização. A série, inspirada em uma franquia da Sanrio, estreou no dia 5 de abril e, a partir de 3 de maio, reprisará os episódios. O site será atualizado quando definirem o retorno da série. A nota foi postada no dia 26 de abril e adicionada à materia no dia 1º de maio.


MAJOR 2nd

 

No dia 25 de abril, a NHK informou o adiamento dos novos episódios da segunda temporada de MAJOR 2nd, animê sobre beisebol. Os primeiros quatro episódios serão reprisados nas próximas semanas. A informação foi adicionada à matéria em 1º de maio. A série é exibida pela Crunchyroll.


Kiratto Pri☆Chan 

O episódio #107 de Kiratto Pri☆Chan, animação baseada no arcade homônimo da Takara Tomy, não tem mais data definida para ir ao ar. No lugar, serão reprisados episódios selecionados da série, a partir do dia 3 de maio. O comunicado não cita diretamente o COVID-19, mas comenta sobre “o contexto atual”. O site será atualizado quando houver novas informações. A nota foi postada no dia 25 de abril e adicionada à materia no dia 1º de maio.


Mashin Eiyuden Wataru

 

Os terceiro e quarto episódios do animê Mashin Eiyuden Wataru: Shichi Tamashii no Ryujinmaru (Wataru, o Heroi-Máquina: Os Sete Espíritos de Ryujinmaru), nova empreitada de uma antiga franquia mecha, foram adiados, sem previsão de retorno. O terceiro episódio sairia dia 8 de maio e o quarto, dia 22 do mesmo mês. A produção avisará sobre novas informações. A nota foi postada no dia 24 de abril e adicionada à materia no dia 1º de maio.


Mahouka

 

A segunda temporada de The Irregular at Magic High School (popularmente conhecido como Mahouka), prevista para julho, foi reprogramada para outubro deste ano. A série se passa num mundo onde magia existe e conta sobre Tatsuya, considerado inepto para habilidades mágicas, e sua irmã, Miyuki, candidata a liderar o clã Yotsuba com sua enorme magia. A nota foi postada no dia 24 de abril e adicionada à materia no dia 1º de maio. A série é exibida pela Crunchyroll.


Yokai Gakuen Y

 

O novo animê da franquia Yokai Watch, no ar desde 27 de dezembro, teve novos episódios adiados por tempo indeterminado. A nota, postada no dia 24, não cita explicitamente a pandemia, mas justifica a decisão devido a “circunstâncias”. A informação foi adicionada à matéria no dia 1º de maio.


BORUTO

 

No dia 21 de abril, o site oficial de BORUTO: NARUTO NEXT GENERATIONS informou que a série reprisará as aventuras do filho do Naruto a partir de maio, informação reafirmada no dia 1º de maio. A informação foi adicionada à matéria também em 1º de maio. A série é exibida pela Crunchyroll.


Yu-Gi-Oh! SEVENS

 

A produção da nova série de Yu-Gi-Oh! foi temporariamente suspensa, com reprises programadas para substituir os novos episódios a partir do dia 9 de maio. Sevens, a primeira série da franquia com um protagonista do equivalente japonês ao Ensino Fundamental I, estreou na TV Tokyo no dia 4 de abril. A nota foi postada no dia 02/05 (no horário japonês) e adicionada à matéria às 22h30 do dia 01 de maio (BRT).


Railgun T

 

O episódio 13 de A Certain Scientific Railgun T (Toaru Kagaku no Railgun T), previsto para o dia 24 de abril, foi adiado – no lugar dele, foi reprisado o #12. A produção se comprometeu a divulgar o retorno da série. A nota foi postada no site oficial dia 18 de abril e esta atualização foi inserida na matéria às 12h57 do mesmo dia.

Em 27 de abril, um informe programou exibição do #13 para o dia 1º de maio. Logo após o episódio sair, a produção informou o atraso do #14, previsto para o dia 8. No lugar dele, o décimo terceiro episódio será reprisado e não há previsão para o retorno da série. Essa informação foi adicionada à matéria no dia 1º  de maio, às 22h30. O episódio está previsto para o dia 15, segundo informe postado dia 11 e adicionado aqui no dia 12.

Essa temporada de Railgun teve o cronograma de episódios alterado em decorrência do novo coronavírus pela primeira vez em março. A série adapta o mangá homônimo de Kazuma Kamachi, com ilustrações de Motoi Fuyukawa, que, por sua vez, é um derivado da novel A Certain Magical Index. A Crunchyroll exibe a animação no Brasil, com legendas em português.


Extra Olympia Kyklos

 

O 4º episódio de Extra Olympia Kyklos, que vai ao ar no próximo dia 11 de maio, será o “último” por um bom tempo. A produção anunciou o adiamento do restante da série a partir do episódio 5, citando o atraso na fotografia e edição do animê por conta da COVID-19. A previsão de retorno é para o dia 22 de junho.

A série totalmente fora dos padrões, que estreou no último dia 20 de abril, é baseada no mangá de Mari Yamazaki (autora de Thermae Romae), seriado desde 2018 na Grand Jump (editora Shueisha), contendo quatro volumes compilados até o momento. Misturando diversas técnicas de animação, cada episódio conta com apenas 5 minutos trazendo uma comédia que apresenta Demetrios, um jovem tímido da Grécia Antiga que de repente é transportado para a Tóquio dos anos 1960.

A exibição oficial no Brasil acontece pela Crunchyroll.


VLADLOVE

 

A comédia sobre a vampira Mai, prevista para estrear na temporada de outono deste ano, foi adiada por tempo indeterminado. A produção avisará quando a nova data for definida. O informe foi dado dia 8 de maio e adicionado aqui no dia 12.


As Quíntuplas

 

A segunda temporada de As Quíntuplas, também conhecida como The Quintessential Quintuplets ou Gotobun no Hanayome, anteriormente prevista para outubro de 2020, só deve estrear em 2021, de acordo com a produção. O aviso circulou no dia 7 de maio, e foi adicionado à nossa matéria no dia 12. A primeira temporada foi exibida pela Crunchyroll.


Sazae-san

 

Não sobrou nem para os maiores veteranos da indústria. A mais longeva animação ainda em exibição na TV foi obrigada a pausar a produção durante a pandemia. A partir do dia 17 de maio, Sazae-san reprisará episódios pela primeira vez em 45 anos. No ar desde 1969, a última pausa que a animação fez foi em 1975, devido à primeira crise do petróleo, que levou ao aumento dos custos da série. O aviso circulou no dia 9 e foi postado aqui no dia 12.


Gal & Dino

 

O oitavo episódio de Gal & Dino (Gal to Kyoru), previsto para o dia 23, está adiado por tempo indeterminado. O #7 irá ao ar normalmente no dia 16 e, a partir daí, a animação será reprisada. A nota circulou dia 12 e foi adicionada à matéria no mesmo dia.


Anpanman: Fuwari to Kumo no Kuni

 

O filme Sore Ike! Anpanman: Fuwafuwa Fuwari to Kumo no Kuni (algo como Vamos Lá! Anpanman e a Fofa Fuwari no País das Nuvens), previsto para estrear no Japão no dia 26 de junho, foi adiado por tempo indeterminado. A notícia foi postada no dia 12 de maio e inserida aqui no mesmo dia. Esse é 32º longa do clássico personagem Anpanman, criado em 1973 pelo já falecido Takashi Yanase. A animação para TV segue no ar normalmente na NTV.


Pokémon: Koko

 

O 23º filme animado de Pokémon (24º contando Detetive Pikachu), previsto para estrear no dia 10 de julho nos cinemas japoneses, foi adiado. A produção avisará quando uma nova data for definida. Já em abril, o início das vendas de ingressos havia sido cancelado. A nota circulou no dia 13 de maio e foi adicionada à matéria no mesmo dia.


Conforme já informado em outras matérias, também foram adiadas as estreias do filme de given, do live-action de Eizouken e do último longa de Rebuild of Evangelion. Ainda em março, a nova temporada de Re:ZERO foi adiada para julho.

Em 19 de abril, a Toei Animation anunciou a interrupção dos episódios de One Piece, Digimon Adventure: e Healin’ Good Precure, conforme informado em matéria à parte. A segunda temporada de The Promised Neverland foi adiada para 2021 e a exibição de Black Clover também foi temporariamente interrompida. Caso saiba de alguma série adiada e não mencionada aqui, conte para gente que adicionaremos à matéria.


Fonte: Food Wars!, (2), Appare-Ranman, Cardfight!! Vanguard, Fugou Keiji, Aniplex USA, TeiboTV, Furi Fura, Cider-Kotoba, idolish7, SAO Alicization, Magical Doremi, Railgun T, (2), (3), (4), AniPoké, Monster Strike, Precure Movie, Oha-Station, Gundam Build Divers, Chibi Maruko-chan, Kingdom, Duel Masters, Mewkledreamy, NHK, Pri-chan, Mashin Eiyuden Wataru, The Irregular at Magic School, Yokai Watch, Boruto, Yu-Gi-Oh!, VLADLOVE, 5hanayome, Gal & Dino, Anpan Movie, Pokémon Movie, (2), ANN (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9),(10), (11), (12), (13), (14), (15), (16),(17),(18),(19),(20),(21),(22),(23),(24),(25),(26),(27), (28), (29), (30), (31) Comic Natalie, Oricon