Parece que se tornar a maior bilheteria de um filme animê da história não é o suficiente para Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba – The Movie: Mugen Train. O filme agora mira o Oscar de Melhor Animação – para o qual já está pré-qualificado junto com Aya to Majo (estúdio Ghibli), Olhos de Gato (estúdio Colorido), Lupin III: O Primeiro (TMS/Marza), ON-GAKU: Our Sound (Rock ‘n’ Roll Mountain/Arc Films) e Ride Your Wave (Science Saru), mas ainda precisa terminar de cumprir os requisitos.

Primeiro, precisamos entender como funciona uma classificação na maior premiação do cinema. Um filme só está elegível após ter ao menos uma exibição comercial durante 7 dias nos cinemas de Los Angeles ou Nova York. Além disso, é preciso ter três sessões por dia, com uma delas se iniciando entre 18h00 e 22h00 (em todos os 3 dias). Essa regra não se aplica a algumas categorias, como Filme em Língua Estrangeira, Documentários (Curtas ou Longas) e Curtas em Animação.

Estes seriam os requisitos que o filme precisaria cumprir num ano normal da Academia. Só que devido à pandemia de Covid-19, as regras da edição desse ano mudaram (mas apenas neste momento, a próxima edição já deve voltar ao modelo de sempre).

Este ano a Academia vai aceitar filmes que sejam lançados diretamente em serviços de streaming e VOD, além de cinemas fora da cidade de Los Angeles e Nova York – se for permitida a abertura dos mesmos. É nesta última categoria que a exibição de Mugen Train entra.

Marcado para estrear dia 26 de fevereiro em Miami, no estado americano da Flórida, o filme terá a sua exibição de uma semana para poder enfim estar apto a concorrer à estatueta. Um lançamento para o resto dos EUA está nos planos. Ainda não há previsão de estreia do filme por aqui.

Os indicados serão revelados no dia 15 de março e a premiação no dia 25 de abril.


Fonte: TBS e Crunchyroll


Demon Slayer –  The Movie: Mugen Train

Imagem: Arte promocional de Kimetsu.

Produzido pelo ufotable e com distribuição pela AniplexDemon Slayer: Kimetsu no Yaiba –  The Movie: Mugen Train estreou em 16 de outubro de 2020 no Japão, mas ainda não tem previsão para chegar ao Brasil. O longa será exibido nos EUA em 2021 em uma parceria da Aniplex com a Funimation – quem sabe ele acabe chegando por aqui. A história é uma continuação direta da primeira temporada do animê, exibido oficialmente no Brasil pela Crunchyroll.

Baseado no mangá de Koyoharu Gotouge, publicado na Shonen Jump entre 2016 e 2020, com 23 volumes encadernados no total, a trama se passa no Japão do período Taisho e apresenta a história de Tanjiro Kamado, um garoto de bom coração que vendia carvão para sobreviver, até o dia que seus pais foram cruelmente assassinados por um demônio, que também amaldiçoou sua irmã mais nova, transformando-a num demônio. Embora devastado com tudo que lhe aconteceu, Tanjiro decide tornar-se um “matador de demônios,” procurando aquele que massacrou sua família, enquanto também tenta encontrar um meio para que sua irmã volte a ser humana novamente.

O filme bateu inúmeros recordes principalmente no Japão e uma nova temporada do animê, que dá sequência à história, já foi confirmada.