A partir do próximo dia 29, a BOOM! Studios vai lançar a série de quadrinhos Power Rangers Universe, que terá apenas seis edições e irá expandir a mitologia da franquia. Segundo o site The Illuminerdi, Power Rangers Squadron, uma das equipes jamais vistas na Terra, está confirmada para esta nova saga.

Squadron é a contraparte dos cinco heróis principais de Gosei Sentai Dairanger, série Super Sentai de 1993 e que serviu de base para a segunda temporada de Mighty Morphin Power Rangers. Do material original de Dairanger, foram reaproveitados apenas as cenas dos mechas, dos monstros e de Kiba Ranger (Tommy como o Ranger Branco).

Por isso que os visuais de Ryu Ranger, Shishi Ranger, Tenma Ranger, Kirin Ranger e Houou Ranger não apareciam, uma vez que a Saban optou por manter os trajes baseados nos heróis de Kyoryu Sentai Zyuranger (1992~93) com cenas produzidas nos EUA. Outra novidade importante é que os Power Rangers Squadron terão um Ranger Preto, algo que jamais aconteceu na contraparte japonesa.

Inicialmente, a Power Rangers Universe vai girar em torno do Ranger Fantasma, o misterioso herói do clássico Power Rangers Turbo (1997). O roteiro é de Nicole Andelfinger (Dark Crystal: Age of Resistance) e as ilustrações são de Simone Ragazonni (Power Rangers Drakkon New Dawn)e Dan Mora (Saban’s Go Go Power Rangers).

Sinopse:

Qual é a verdadeira origem do Ranger Fantasma? E qual é a sua conexão com a Rede de Morfagem? Desde o momento em que ele apareceu pela primeira vez, há 24 anos, os fãs se perguntaram sobre a origem do misterioso Ranger Fantasma. Perguntas que nunca foram respondidas, até agora.


Novos poderes

Power Rangers Squadron, a equipe “jamais vista na Terra” baseada nos heróis de Dairanger | Foto: Divulgação/Toei

Assim como Dairanger, os esquadrões Changeman, Flashman, Maskman e Fiveman foram representados em Power Rangers Super Megaforce (2013) como “poderes jamais vistos na Terra”. Ou seja, heróis das séries Super Sentai que jamais tinham sido adaptados para alguma temporada da franquia nipo-americana.

Dairanger é um caso à parte, pois a série serviu de base para a segunda temporada de Mighty Morphin Power Rangers, utilizando trajes e cenas japonesas do Kiba Ranger (Ranger Branco), dos mechas (os Zords/Megazords) e dos montros da semana.

Os poderes de Dairanger foram rebatizados como “Squadron”, enquanto Changeman ficou como “Blitz”, Flashman como “Prism”, Maskman como “Lightning” e Fiveman como “Supersonic”. Este último teve sua origem contada em 2018 nos quadrinhos de Power Rangers, pela editora BOOM! Studios. A equipe Power Rangers Prism (Flashman) apareceu ainda neste ano no quadrinho Power Rangers Unlimited: Heir to Darkness, onde foram derrotados por Astronema, vilã de Power Rangers no Espaço (1998).

Ainda em Super Megaforce, o Ranger Vermelho da temporada utilizou uma Ranger Key do Dyna Red, o líder de Dynaman. Seus poderes foram chamados na versão americana como “Battalion”.


Fonte e tradução: Mega Power Brasil


Power Rangers

Imagem: Rangers de 'Mighty Morphin Power Rangers'.

Foto: Divulgação/Hasbro

Power Rangers é uma adaptação norte-americana da franquia Super Sentai, conhecida pelo público brasileiro através das séries Changeman (1985), Flashman (1986), Goggle Five (1982) e Maskman (1987). Criada pelo empresário Haim Saban, a série foi ao ar pela primeira vez nos EUA em 28 de agosto de 1993 com o título Mighty Morphin Power Rangers e logo se tornou uma febre mundial. A primeira temporada apresenta os adolescentes Jason, Zack, Billy, Trini e Kimberly, que foram escolhidos por Zordon para lutar contra Rita Repulsa e seus capangas. Mais tarde aparece Tommy, o Ranger Verde, como vilão e posteriormente aliado do quinteto, mantendo destaque e admiração dos fãs até os dias de hoje.

A série sofreu mudanças de elenco, surgiram novos inimigos na trama, visuais diferentes para cada temporada e com o tempo foi se consolidando como uma franquia de super-heróis na TV americana. A marca Power Rangers foi inicialmente administrada pela antiga Saban Entertainment, depois foi transferida para a Disney em 2002, foi readquirida por Haim Saban em 2010 e finalmente vendida para a Hasbro (a mesma produtora de Transformers) em 2018. Os heróis multicoloridos não ficaram restritos à TV e atualmente mantêm expansão no cinema, no RPG e principalmente nos quadrinhos da editora BOOM! Studios.

No Brasil, Power Rangers estreou em 17 de outubro de 1994 no canal pago Fox e mais tarde em 2 de janeiro de 1995 como atração do extinto programa infantil TV Colosso, na Rede Globo, onde garantiu sucesso. Várias temporadas foram exibidas na Band, na Nickelodeon, nos extintos canais Fox Kids, Jetix e Loading e atualmente na TV Cultura e no canal pago Cartoon Network.