2022 está chegando ao fim e este foi mais um ano sem um sinal de uma continuação de Space Squad, a série de filmes da Toei que reúne personagens das franquias Super Sentai e Metal Hero, para um futuro próximo. A saga ficou estacionada no V-Cinema Kyuranger vs. Space Squad (2018), que até apresentou um novo Jiraiya.

Estamos há quatro anos sem um desfecho e a gente nem sabe se realmente a Toei vai tocar pra frente um desfecho da trama ou se vai ficar por isso mesmo. Em tempo, tá certo que a Toei está focada nas comemorações de 50 anos de Kamen Rider, que se estenderam durante este ano com as estreias do animê FUUTO PI e da série reboot Kamen Rider Black Sun (disponíveis no Brasil pelas plataformas de streaming Crunchyroll e Prime Video, respectivamente). Essas comemorações serão finalizadas em março de 2023, com a estreia do filme reboot Shin Kamen Rider nos cinemas japoneses.

Só que a Toei parece não ter esquecido de Gavan, a primeira série Metal Hero que completou 40 anos em março passado. Desde então a produtora vem prometendo novidades e afirmou que estaria planejando comemorações “com os fãs de todo o mundo” (relembre aqui).

De lá pra cá tivemos anúncios significativos como o lançamento do Blu-ray da série clássica nos EUAinauguração do Twitter oficial das séries Metal Hero e logo de aniversário da trilogia dos Policiais do Espaço, e o álbum compilatório com temas de abertura e encerramento das séries da franquia.

Tal promessa de comemorar “com os fãs de todo o mundo” veio do Toei Tokusatsu World Official, canal oficial no YouTube, que lançou Gavan: The Movie (2012) em novembro — com disponibilidade até o dia 28 deste mês. O Toei Tokusatsu havia prometido “outro grande anúncio” para tentar tornar o canal “mais agradável” para o público.

A surpresa era o relançamento dos episódios de Gavan. Os dois primeiros episódios estão disponíveis desde o início de abril de 2020, quando aconteceu a inauguração do canal oficial, com legendas em inglês (meses depois houve adição de legendas em português para os mesmos episódios). O restante da série foi lançado semanalmente com dois episódios por vez, a partir da segunda semana de abril de 2020, e ficaram disponíveis até um tempo atrás.

imagem: dragão robótico de gavan.

“Preciso de ajuda, Dolu!” | Divulgação/Toei

O relançamento dos episódios de Gavan estão acontecendo todas as terças e sextas e começaram formalmente no dia 25 de novembro, com a Toei anunciando (vejam vocês) os dois primeiros episódios na comunidade do canal. Sim, os mesmos episódios iniciais que já estavam lá desde o início (Santa estratégia, Batman!). Ou seja, o resto da série começou a ser adicionado regularmente depois de uma semana da “estreia” e desta vez com legendas em inglês.

Mas o material é o mesmo de dois anos e meio atrás: vídeos com 360p de qualidade e só. Não dá pra entender a lógica da Toei, uma vez que a Tsuburaya está anos-luz à frente de suas respectivas comemorações e lança semanalmente episódios dos clássicos Ultraseven e Ultraman Ace — que celebram seus 55 e 50 anos — em qualidade de 720p. Aliás, um respeito que a “casa do Ultraman” tem prestado para os fãs.

Pelo visto, a grande comemoração que esperávamos de Gavan para este ano deu bolo. Foi um banho de água fria. Ainda temos três semanas de 2022 e a Toei poderia até anunciar um novo filme solo do Gavan Type-G ou quem sabe um novo encontro com heróis de armadura metálica e esquadrões multicoloridos para 2023. Bem, é mais fácil rolar um prêmio de consolação do Tio Shirakura: uma reprise de Sharivan com aquela qualidade de vídeos do tempo da linha discada e olhe lá…

Relembre o primeiro episódio de Gavan (disponível com legendas em português) no canal Toei Tokusatsu World Official:

A Coluna do Daileon retorna no dia 13 de janeiro.


O texto presente nesta coluna é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a opinião do site JBox.