Mais um clássico da era Showa chega aos EUA. A distribuidora Discotek Media anunciou na noite desta segunda (30) o lançamento de Kamen Rider Black RX em Blu-ray. Com lançamento previsto para 2023, o material contará com todos os 47 episódios legendados em inglês e remasterizados em HD. Como extra, o Blu-ray terá entrevistas com Tetsuo Kurata, astro principal que interpretou Issamu Minami (Kotaro Minami, no original) e Jiro Okamoto, o dublê das três formas do herói.

Esta é a primeira vez que Black RX estará disponível, de maneira legal/oficial, nos EUA desde a época de Masked Rider, o clássico trash que adaptou a série japonesa para o Ocidente. (Em outras palavras, os gringos estão 100% livres do famigerado mascote Ferbus.)

Black RX não é a primeira produção de tokusatsu lançada pela Discotek Media. Em 2019, a distribuidora lançou as séries Message from Space: Galactic Wars (1978; derivado do filme Mensagem do Espaço) e Jaspion (1985; distribuído pela mesma empresa para a Crunchyroll nos EUA e Canadá). No início deste ano foi a vez de Cutie Honey: The Live ganhar lançamento pelo selo da Discoteck Media. E em em julho de 2022, a Discotek Media anunciou o lançamento de Gavan (1982), a primeira série da franquia Metal Hero.

A mesma distribuidora também lançou animês clássicos como Combattler V (1976) e Voltes V (1977).

Atualmente no Brasil, Kamen Rider Black RX está disponível pela plataforma de streaming Amazon Prime Video, apenas com áudio original e legendas em português (saiba mais aqui).


Fonte: Discotek Media via TokuNation


Kamen Rider Black RX

Imagem: Kamen Rider Black RX e Shadow Moon.

Divulgação/Toei

Kamen Rider Black RX é uma continuação direta de Kamen Rider Black (disponível atualmente na plataforma gratuita de streaming Pluto TV) e mostrava Issamu Minami (Kotaro Minami) tentando viver uma nova vida após a batalha final contra o Império Gorgom. A vitória do herói havia chamado a atenção do Império Crisis, que estava planejando dominar a Terra e estudando todas as técnicas de Black.

Ao sofrer um ataque mortal contra de Crisis, Issamu renasce – milagrosamente – com novos poderes, graças à absorção dos raios solares pelo King Stone. Durante a série, RX obtém duas novas formas – Robo Rider e Bio Rider. Nos últimos episódios, RX conta com a ajuda dos primeiros 10 Kamen Riders para derrotar Crisis.

Originalmente, Black RX foi ao ar nas manhãs de domingo pelas emissoras MBS e TBS, entre 23 de outubro de 1988 e 24 de setembro de 1989, sendo a última série da franquia na era Showa. Totalizou 47 episódios para TV e um para o cinema. No Brasil, Black RX estreou na extinta Rede Manchete em 24 de julho de 1995 e foi exibido até o final de 1997, com distribuição da extinta Tikara Filmes. Pelo também extinto canal pago Fox Kids vimos sua versão americanizada: Saban’s Masked Rider.