2023 começou com uma série de animações anunciando pausas — na maioria dos casos, o motivo alegado é a COVID-19, mas alguns comentários de animadores insinuam haver mais coelhos nesse mato. Como há rumores que outras séries podem ser afetadas, fizemos uma lista de tudo que foi adiado até o momento.

Confira:

BÔNUS:


Ayakashi Triangle

Ayakashi Triangle, ou AyaTri, estreou em 9 de janeiro, com exibição simultânea pela Crunchyroll. A série adapta o mangá de Kentaro Yabuki (To Love Ru), publicado desde 2020, com 12 volumes compilados. A trama de AyaTri traz o ninja exorcista Matsuri Kazamaki, que protege sua amiga médium Suzu Kanade de espíritos malignos conhecidos como ayakashi. Em uma batalha, ele é transformado em uma garota.

Conforme enfrenta mais ayakashi e tenta descobrir como voltar à sua forma original, Matsuri se aproxima mais ainda de Suzu e eles desenvolvem sentimentos mais profundos um pelo outro.

A obra é inédita aqui, mas está disponível em inglês e espanhol na MANGA Plus, embora alguns capítulos tenham sido censurados internacionalmente. No Japão, ela foi seriada na Shonen Jump até abril de 2022, quando foi transferida para a plataforma Shonen Jump+.

A animação está com produção pelo estúdio Connect, contando com Noriaki Akitaya na direção e Shogo Yasukawa no roteiro.


BOFURI

Bofuri: I Don’t Want to Get Hurt, so I’ll Max Out My Defense, em japonês Itai no wa Iya nano de Bogyoryoku ni Kyokufuri Shitai to Omoimasu. Em tradução livre, o nome seria algo como Vou Focar nos Meus Status de Defesa Porque Não Quero Me Machucar.

A animação adapta a série de light novels de Yuumikan, publicada desde 2016, com 15 volumes até o momento. A história começou na plataforma independente Shosetsuka ni Narou, mas sai em versão impressa pela Kadokawa, com ilustrações de Koin. Há um mangá inspirado na obra, publicado desde 2018 na Comp Ace por Jirou Oimoto, com 3 volumes.

A primeira temporada saiu de janeiro a março de 2020, com 12 episódios, produzido no estúdio Silverlink, e veio para cá pela primeira vez via Funimation — a nova temporada sai pela Crunchyroll.

A trama aborda Kaede Honjou, que decide jogar o NewWorldOnline, um MMO em realidade virtual, com o nick Maple. Kaede não tem muita experiência com esse tipo de jogo, então acaba decidindo colocar todos os pontos em status de defesa para não tomar dano.

Com isso, sua personagem é fraca, lenta… mas aguenta qualquer porrada! Ela acaba virando uma das jogadoras mais poderosas do game. Vamos acompanhar as aventuras dessa “noob” num mundo totalmente novo.


KanColle

Kantai Collection é um jogo gratuito de browser lançado em 2013 no Japão, no qual navios de guerra da 2ª Guerra Mundial (1939-1945) são personificados por garotas (proposta um pouco similar a Azur Lane, mas talvez com mais foco em manutenção dos navios).

A primeira temporada saiu em 2015, produzida pelo estúdio diomedéa, com um filme vindo em 2016. Agora, o ENGI assumiu a nova produção e, com exceção dos produtores Junichiro Tamura e Satoshi Motonaga, praticamente toda a equipe principal foi trocada.

A nova fase é exibida pela Crunchyroll desde novembro.


Kubo Won’t Let Me Be Invisible

Kubo-san wa Mobu wo Yurusanai

Kubo-san é um mangá de Nene Yukimori seriado na Young Jump, da Shueisha, desde 2018, com 11 volumes até o momento — é possível lê-lo em inglês e espanhol na MANGA Plus. A animação é do estúdio PINE JAM, com direção de Kazuomi Koga e está indisponível oficialmente no Brasil por ser do HIDIVE — três episódios foram exibidos desde a estreia em 10 de janeiro.

Sinopse oficial (via MANGA Plus, tradução nossa):

Junta Shiraishi é um estudante do primeiro ano que sempre passa despercebido dos outros, mesmo quando está ao lado de alguém. Contudo, sua colega Kubo, que se autodefine como “sua heroína”, sempre está notando e tirando sarro dele. Todos podemos ser especiais para alguém, mas talvez esteja cedo para chamar isso de “amor”. E muito menos chamar essa história de “comédia romântica”.


The Misfit of Demon King Academy

Maou Gakuin no Futekigousha

A obra é originalmente uma série de light novels escrita por Shu em plataformas independentes desde 2017, com versão compilada lançada pelo selo ASCII Media Works da Kadokawa. São 13 volumes publicados até o momento, com ilustrações de Yoshinori Shizuma.

Na trama, o rei demônio Anos Voldigoad faz um acordo com um herói humano chamdo Kanon, sacrificando sua vida para dar fim a uma guerra em curso há dois mil anos. Mais dois mil anos depois do evento, Anos reencarna e descobre que a sociedade de demônios agora valoriza o sangue puro de seus descendentes, enquanto seres híbridos, humanos e espíritos são desvalorizados.

Com o poder da magia diminuindo, e as novas gerações mais fracas em decorrência da paz, incluindo ele mesmo sendo um híbrido tecnicamente, Anos pretender tomar de volta o título de Rei Demônio… mas antes disso precisa se formar na Academia Rei Demônio, onde é considerado totalmente desajustado.

Em julho de 2021, foi anunciado o cancelamento da adaptação em mangá em função de um câncer de pâncreas que o mangaká estava enfrentando (e acabou falecendo logo depois).

A animação do estúdio SILVER LINK é exibida pela Crunchyroll.


NieR:Automata

A direção do animê adaptando o game é de Ryouji Masuyama, no A-1 Pictures. Masuyama também cuida dos roteiros, junto com o criador do jogo, Yoko Taro.

A trama de Automata traz os androides 2B e 9S protegendo a terra de invasões de robôs. Os dois fazem parte da Resistência, liderada por Anemone, para proteger os humanos. Mas, durante as missões, eles vão descobrindo um outro lado das máquinas…

O animê estreou no dia 7 de janeiro na Crunchyroll, e, em breve, a versão dublada deve começar a chegar ao serviço.

Sobre NieR

Criado como spin-off de Darkengard (ou Drag-On Dragoon), NieR saiu em 2010, com desenvolvimento pela Canvia. No Japão, duas versões foram lançadas: NieR Gestalt para o Xbox 360, e NieR Replicant para o PlayStation 3 — a edição para PS3 traz um protagonista mais jovem. Uma nova versão combinando as duas chegou a ser desenvolvida para o Playstation Vita (PS Vita), mas acabou cancelada.

Replicant foi relançado em versão remasterizada pela Square Enix em parceria com a Toylogic para PC (Steam), PS4 e Xbox One em 2021.

Em 2017, saiu a sequência, NieR: Automata, para PS4, Xbox ONE e Windows, produzida pela PlatinumGames, com recepção extremamente positiva. Automata foi considerado um dos melhores jogos dos últimos 30 anos em uma enquete da Famitsu e também entrou na lista dos 100 melhores jogos do canal Asahi.

Em 2021, saiu no Japão (fevereiro) e depois internacionalmente (julho) um game mobile da franquia, NieR Re[in]carncation.


UnitedUp!

UniteUp estreou no dia 7 de janeiro, com exibição simultânea legendada pela Crunchyroll e sem previsão de dublagem.

A série traz Akira Kiyose, que posta vídeos cantando em um site sob o pseudônimo KIKUNOYU — um dia, ele é convidado por uma agência de talentos fundada pela dueto lendário AneLa, que quer criar novos idols. Akira entra num grupo com Banri Naoe e Chihiro Isuzugawa e juntos eles vão debutar ao lado de outros grupos da produtora.

A direção é de Shinichiro Ushijima (diretor assistente em One-Punch Man), com roteiro de Rino Yamazaki (SPY x FAMILY), e produção pelo estúdio CloverWorks — a exibição via Crunchyroll parece provável. A música está nas mãos de Yuki Hayashi (Haikyu!!).


Saint Cecilia and Pastor Lawrence

Shiro Seijo to Kuro Bokushi

Saint Cecilia and Pastor Lawrence é um mangá de Hazano Kazukate. A obra é publicada desde 2017 na Shonen Magazine R, da editora Kodansha, e conta com 11 volumes encadernados até o momento. A produção animada é do estúdio Dogo Kobo.

A série acompanha Cecilia, amada e respeitada por todos da cidade, principalmente os que vão a seu encontro em busca de sua sabedoria. Ela adora o que faz, mas após a última pessoa ir embora, ela fica sem saber o que fazer. Bem, pelo menos até o pastor Lawrence chegar e tentar deixá-la focada em seus deveres.

A Crunchyroll confirmou a série no Brasil.


SPY CLASSROOM

Spy Kyoushitsu, Spy Room

A animação adapta a light novel de Takemachi, publicada desde 2020, com ilustrações de tomari, com 9 volumes publicados (mais dois volumes de histórias extras). Uma adaptação em mangá foi seriada de 2020 a 2020 por Kaname Seu nas páginas da Comic Alive, ficando com 2 volumes.

A trama se ambienta em um mundo de “guerras nas sombras” — o espião Klaus está montando um time para uma missão quase impossível. Além disso, seus subordinados não têm qualquer experiência prática, e terão que provar que aguentam o tranco.

A animação tem direção de Keiichiro Kawaguchi (Higurashi: GOU), com roteiro por Shinichi Inotsume (Persona 5 the Animation). O estúdio feel. está responsável pela série.


O Tio de Outro Mundo

Isekai Ojisan, Uncle From Another World

Isekai Ojisan é originalmente um mangá com autoria de Hotondoshindeiru, estando em publicação desde 2018 nas páginas da revista Comic Alive. Ainda em andamento, a obra tem até o momento 8 volumes encadernados lançados pela Media Factory, um braço da Kadokawa.

Na história, acompanhamos um tiozão que ficou em coma por 17 anos e, enquanto isso, estava preso em outro mundo e se tornou um grande herói. Agora, seu sobrinho precisa ajudá-lo a ficar por dentro novamente de seu mundo de origem e dos avanços da tecnologia, dos animês e do que aconteceu com a guerra dos consoles nos anos 90!

A série é exibida na Netflix, e, antes do hiato, os episódios entravam com duas semanas de “atraso” — os novos episódios depois do 7, de um hiato anterior, ainda não foram adicionados ao serviço.


Leia mais sobre a temporada de inverno 2023:

▶️ Confira aqui as dublagens da temporada na Crunchyroll

▶️ Confira aqui os simulcasts da temporada na Crunchyroll

▶️ Animadores indicam que adiamentos de animês da Aniplex vão muito além de “COVID-19”


A presente lista será atualizada caso mais produções sejam adiadas ou quando saírem novas informações das séries adiadas indefinidamente.


LOG DE ATUALIZAÇÕES:

  • 10/02/2023, 19h50 — inserção de Saint Cecilia and Pastor Lawrence;
  • 11/02/2023, 15h07 — inserção de The Misfit of Demon King Academy.
  • 11/02/2023, 20h12 — inserção da data de retorno de Nier:Automata.
  • 13/02/2023, 10h55 — inserção de BOFURI.
  • 13/02/2023, 17h58 — inserção dos resumos de BOFURI, Saint Cecilia and Pastor Lawrence e The Misfit of Demon King Academy.
  • 13/02/2023, 22h32 — inserção da data de retorno de O Tio de Outro Mundo.
  • 16/02/2023, 20h13 — inserção de Spy Classroom.
  • 17/02/2023, 14h50 — inserção de Megaton Musashi.
  • 20/02/2023, 09h19 — inserção de Technoroid: Overmind.