A Crunchyroll anunciou hoje (14) novas dublagens, que devem vir em modelo expresso (“simuldub”) — provavelmente a estreia deve ocorrer por volta de fevereiro.

Confira (ou relembre) os novos títulos que ainda receberão versões em nosso idioma:

▶️ Confira aqui os simulcasts da temporada na Crunchyroll


Essa matéria é atualizada conforme novos anúncios são divulgados.


BUNGO STRAY DOGS

A animação adapta o mangá de Kafka Asagiri (roteiro) e Sango Harukawa (ilustrações)seriado desde 2012 na Young Ace (Kadokawa), com 22 volumes até o momento. A trama gira em torno de uma agência de detetives buscando mafiosos – mas o charme da história é que os personagens são autores renomados da literatura (não só japonesa).

O animê está com todas as três temporadas dubladas, juntamente com um OVA, na Crunchyroll, que ainda conta com o spinoff WAN. Na TV, animação passou por Loading e Rede Brasil.

O mangá original, Bungo Stray Dogs é seriado desde 2012, com 22 volumes até o momento, focando numa agência de detetives – mas o charme da história é que os personagens são autores renomados da literatura (não só japonesa). A Panini publica a história no Brasil.


BLUE LOCK

A obra adapta o mangá de Muneyuki Kaneshiro (roteiro) e Yusuke Nomura (ilustrações), seriado na Shonen Magazine, da editora Kodansha, desde 2018, com 21 volumes — e que começou a ser publicado por aqui em agosto, pela Panini.

A trama da animação começa quando a Associação Japonesa de Futebol contrata o técnico Jinpachi Ego, com o objetivo de ganhar a Copa do Mundo. O treinador tem umas ideias meio… únicas.

Crente que o problema do Japão é não ter artilheiros com fome de bola, ele monta o Blue Lock, um lugar onde 300 atacantes de escolas pelo Japão todo ficam isolados e precisam se enfrentar numa espécie de mata-mata – sim, é tipo um campeonato numa prisão.

O vencedor desse “jogo de sobrevivência” será o novo centro-avante da seleção japonesa, e quem perder nunca será escalado para o time. O jovem Yoichi Isagi, que se lamenta por não ter sido “fominha” e, com isso, não ter levado sua escola ao campeonato nacional, vai entrar nessa para se tornar o maior goleador do mundo.

O estúdio responsável é o 8-bit, e Tetsuaki Watanabe (Powerful Pro Yakyuu Powerful Koukou-hen) está dirigindo a produção.


Don’t Toy with Me, Miss Nagatoro

Ijiranaide, Nagatoro-san

A animação adapta o mangá de Nanashi, seriado desde 2017, com 14 volumes pela Kodansha. A nova fase conta com roteiro de Taku Kishimoto (Tower of God) e direção de Shinji Ushiro (Yo-kai Watch) — a série vai agora para o OLM, a primeira temporada ficou a cargo do Telecom Animation Film.

O nome traduzido seria “Não Me Maltrate, Nagatoro”. Na trama, Hayase Nagaroto gosta de provocar seu tímido senpai, que acaba quase sempre cedendo.

A primeira temporada está na Crunchyroll, também com dublagem.


CAVALEIROS DO ZODÍACO

Série 3DCG

A animação estreou em julho de 2019, na Netflix, com uma segunda parte vindo em janeiro de 2020 (a Netflix divide como duas partes, mas os episódios foram produzidos todos na mesma leva). Contudo, o reboot foi envolto em polêmicas e teve recepção mista entre os fãs.

Para o bem ou para o mal, a mudança de elenco acabou se tornando o maior ponto polêmico da série, superando até mesmo a mudança do gênero de Shun, agora uma mulher.

Quando a Toei sofreu ataque hacker no começo do ano, a equipe da série foi temporariamente remanejada para o filme de Dragon Ball Super.

A segunda temporada, Batalha do Santuário, já foi finalizada mas a versão dublada em português ainda está entrando, após uma demora devido à negociação da dublagem, que culminou na troca do elenco inteiro.

Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) estrearam nas páginas da revista japonesa semanal Shonen Jump em dezembro de 1985. Com autoria de Masami Kurumada (Bt’X, Ring ni Kakeru), a trama rendeu uma versão animada em 1986 pela Toei Animation (Dragon Ball, Sailor Moon), patrocinada diretamente pela Bandai, marcando época com os bonecos derivados que vestiam armaduras de metal.

A história narra a saga de um grupo de jovens que protegem a Terra guiados por Saori Kido, a reencarnação da deusa Atena. Treinados desde crianças, órfãos de todos os cantos são recrutados para vestirem armaduras mitológicas, baseadas nas constelações.

Exibido no Brasil a partir de setembro de 1994 na extinta Rede Manchete, foi um fenômeno comercial que abriu porta para as animações japonesas no país. A série clássica foi reprisada anos depois pelo Cartoon NetworkBandPlay TV, e teve passagem recente em alta definição pela Rede Brasil de Televisão.

O mangá original foi publicado por aqui pela primeira vez no fim de 2000, pela Conrad Editora. Ganhou nova edição pela mesma empresa e depois pela Editora JBC, que publica atualmente uma edição de luxo, Cavaleiros do Zodíaco: Kanzenban, e já anunciou a Final Edition.


MY HERO ACADEMIA

Boku no Hero Academia

A trama de My Hero Academia (Boku no Hero Academia) acompanha a história de Izuku Midoriya, um garoto comum que nasceu sem habilidades especiais num mundo que é natural possuir algum tipo de poder.

Almejando se tornar um grande herói e com o compromisso de suceder seu maior ídolo, o herói profissional All Might, Midoriya ingressa no famoso Colégio U.A. e junto de outros alunos, ele inicia seu treinamento de herói enquanto enfrenta uma organização maligna formada pelos criminosos mais perigosos, a Liga dos Vilões. A obra está agora na reta final.

O mangá de autoria de Kohei Horikoshi é publicado no Japão desde julho de 2014, com 36 volumes disponíveis até o momento. No Brasil, o título sai pela Editora JBC, que também trouxe os 5 volumes do spin-off de humor My Hero Academia Smash!! e o mangá Vigilante: My Hero Academia Illegals.

A versão em animê tem produção do estúdio Bones (Fullmetal Alchemist) e todas as cinco temporadas da série são exibidas oficialmente no Brasil via streaming pela Crunchyroll e pela Funimation, com opções dublada e legendada.


Nier: Automata

A direção do animê é de Ryouji Masuyama, no A-1 Pictures. Masuyama também cuida dos roteiros, junto com o criador do jogo, Yoko Tarou.

A trama de Automata traz os androides 2B e 9S protegendo a terra de invasões de robôs. Os dois fazem parte da Resistência, liderada por Anemone, para proteger os humanos. Mas, durante as missões, eles vão descobrindo um outro lado das máquinas…

Criado como spin-off de Darkengard (ou Drag-On Dragoon), NieR saiu em 2010, com desenvolvimento pela Canvia. No Japão, duas versões foram lançadas: NieR Gestalt para o Xbox 360, e NieR Replicant para o PlayStation 3 — a edição para PS3 traz um protagonista mais jovem. Uma nova versão combinando as duas chegou a ser desenvolvida para o Playstation Vita (PS Vita), mas acabou cancelada.

Replicant foi relançado em versão remasterizada pela Square Enix em parceria com a Toylogic para PC (Steam), PS4 e Xbox One em 2021.

Em 2017, saiu a sequência, NieR: Automata, para PS4, Xbox ONE e Windows, produzida pela PlatinumGames, com recepção extremamente positiva. Automata foi considerado um dos melhores jogos dos últimos 30 anos em uma enquete da Famitsu e também entrou na lista dos 100 melhores do canal Asahi.

Em 2021, saiu no Japão (fevereiro) e depois internacionalmente (julho) um game mobile da franquia, NieR Re[in]carncation.


TRIGUN STAMPEDE

O novo animê de Trigun é produzido pelo estúdio Orange estreia no dia 7 de janeiro.

Trigun foi publicado inicialmente na Shonen Captain, da editora Tokuma Shoten, de 1995 a 1997, com 3 volumes compilados. Uma continuação, Trigun Maximum, saiu de 1997 a 2007 na Young King OURs, da editora Shonen Gahosa, ficando com 14 volumes.

Em 2000, a Gahosha republicou a série original em uma versão de dois volumes. A editora Panini publicou Trigun (nas edições da Shoten e depois da Gahosha) e Maximum no Brasil. A autoria é de Yasuhiro Nightow.

A trama traz Vash, o Estouro da Boiada (ou Vash, the Stampede), o pistoleiro mais temido da Terra de Ninguém. Sua cabeça está valendo 60 bilhões de dólares duplos — mas, apesar disso, Vash evita a violência ao máximo. Conforme a narrativa avança, conhecemos melhor o personagem e seu passado.

Em 1998, a série foi adaptada em animê de 26 episódios pelo estúdio Madhouse — essa animação chegou ser exibida pelo Cartoon Network, I-Sat (ambos pela madrugada afora) e na tv “semi-aberta” via PlayTV.


UMA VIDA IMORTAL

To Your Eterniry; Fumetsu no Anata e

Uma Vida Imortal é um mangá de Yoshitoki Ouima, autora de A Voz do Silêncio, publicado na Shonen Magazine semanal (editora Kodansha) desde 2016, com 18 volumes compilados até o momento. A editora NewPOP publica o mangá por aqui.

A trama traz o imortal Fushi, cujo propósito de vida é ganhar conhecimento. Conforme a trama avança, esse ser toma a forma de um lobo e, posteriormente, de um garoto abandonado. A primeira temporada também está na Crunchyroll, com dublagem.


VINLAND SAGA

A estreia no Japão está prevista para 9 de janeiro de 2023, e ambas as plataformas devem estrear a nova fase neste dia (a estreia consta agendada para 9 de janeiro na Netflix, e a Crunchyroll tende a exibir poucas horas após a transmissão japonesa).

A animação da primeira temporada é do estúdio WIT e foi mundialmente exibida legendada pela Amazon Prime Video em 2019 — ela está atualmente com dublagem na Netflix. A nova temporada contará com o mesmo diretor da primeira, Shuuhei Yabuta, mas dessa vez com produção pelo estúdio MAPPA.

Vinland Saga é originalmente um mangá escrito e ilustrado por Makoto Yukimura. Foi publicado pela primeira vez em abril de 2005 na revista Shonen Magazine, e posteriormente começou a ser seriado mensalmente na revista Afternoon, também da editora Kodansha, com 26 volumes até o momento. A Panini publica a obra no Brasil em formato deluxe.

A história é ambienta na região de Danelaw, no início do século XI, mostrando os invasores dinamarqueses da Inglaterra comumente conhecidos como Vikings, e combinando uma dramatização do rei Canuto II da Dinamarca, também conhecido como “Canuto, o Grande”, numa ascensão ao poder com uma trama de vingança centrada no explorador histórico Thorfinn, filho de um ex-guerreiro viking assassinado.