Saudações inca-venusianas! (Awika!) A era Heisei virou história! Agora é Zero-One! Mais uma edição da Coluna do Daileon dedicada ao novo Kamen Rider que chega daqui a instantes no Japão. A passagem de bastão, quem estará no episódio de estreia, o que vai rolar nos próximos episódios e muito mais na edição de hoje. Henshin!


Solenidade

Como adiantamos aqui neste espaço semanal, foi realizado no último domingo (25) um evento que promoveu a passagem de bastão de Kamen Rider Zi-O para Kamen Rider Zero-One. O evento foi transmitido ao vivo pelas plataformas digitais Toei Tokusatsu Fan Club e Video Pass. Na mesma data foi ao ar o último episódio de Zi-O pela emissora japonesa TV Asahi, fechando o ciclo dos Heisei Riders. No domingo que vem acontece a estreia de Kamen Rider Zero-One, a primeira série da era Reiwa.

So Okuno, que interpretou Sougo Tokiwa/Zi-O, passou o bastão para Fumiya Takahashi, o ator que viverá na pele de Aruto Hiden/Zero-One. Também participaram da solenidade os atores Gaku Oshida (Geiz), Shieri Ohata (Tsukuyomi) e Keisuke Watanabe (Woz), que comentaram sobre a repercussão de Kamen Rider Zi-O durante o último ano e também sobre o final da série. Okuno disse que os episódios 15, 16 e 28 foram os que mais lhe impressionou.

E como parte da tradição, o elenco principal de Zero-One ouviu conselhos dos seus antecessores. Compareceram Ryutaro Okada (Isamu Fuwa/Kamen Rider Vulcan), Hiroe Igeta (Yua Yaiba/Kamen Rider Valkyrie) e Noa Tsurushima (Izu). Ohata também passou conselhos encorajadores para a nova heroína: “Eu vi os meninos lutarem no ano passado. Por favor, cuide de sua condição física“.


Veteranos

Dois atores veteranos farão participações no primeiro episódio de Kamen Rider Zero-One: Koji Yamamoto (42) e Tokuma Nishioka (72). Este último foi a voz do Pai de Ultra nas séries Ultraman.

Ambos serão os personagens Soreo Hiden e Korenosuke Hiden, respectivamente.


Prévia

Assista ao preview do primeiro episódio de Kamen Rider Zero-One:


Premiere

Episódio 1 – Ore ga Shacho de Kamen Rider (Eu sou o Presidente e um Kamen Rider)

Sinopse oficial (tradução livre): A sede da Hiden Intelligence, um enorme prédio, se ergue sobre o centro da cidade. A Hiden Intelligence é uma empresa de renome, cujo trabalho está na vanguarda da tecnologia de ponta, como inteligência artificial e sistemas de robótica. É uma empresa que existe para apoiar a humanidade com seus avanços e criações. Surge uma notícia repentina de que o atual presidente da empresa faleceu. Um jovem chamado Aruto Hiden está andando com sua bicicleta no parque de diversões local para se apresentar no palco como comediante. Mal sabe ele que seu destino é assumir a propriedade da tecnologia que autoriza sua transformação em Kamen Rider Zero-One!


Terra, ar e fogo

É final de mês. Então é hora de visualizar as scans de publicações japonesas sobre as séries vigentes das franquias Kamen Rider e Super Sentai.

Foram divulgadas novas imagens de Kamen Rider Zero-One, que estreia logo mais.

Mais três formas podem ser vistas:

Biting Shark, contra inimigos subterrâneos;
Flying Falcon, para ataques aéreos;
Flaming Tiger, com habilidade do domínio de fogo.

Mais informações você conferes nas edições #57, #59 e #62 da Coluna do Daileon. Veja as imagens na galeria:


Lutador poderoso

E o que vem por aí em Ryusoulger? Acompanhe agora.

Aparece o Kishiryu mais forte já visto até hoje: o lutador Pachygaroo! Baseado num paquicefalossauro, ele atua em conjunto com sua contraparte miniaturizada chamada Chibigaroo.

Quando Pachygaroo combina com Kishiryu Oh, eles se tornam Kishiryu Oh Pachygaroo e derrotam seus inimigos com poderosos ataques de punhos sísmicos.

Ao dominar o exclusivo Ryusoul de Pachygaroo – o Dosshin Soul – os Ryusoulger podem ativar a nova armadura Ryusoul que inclui luvas de boxe pesadas para combates à curta distância.

A fim de encontrar este novo Kishiryu, os cavaleiros encontrarão um sobrevivente desconhecido da tribo Ryusoul, um guerreiro veterano chamado Nada, que tem uma história secreta com o Master Red.

Veja as imagens:


Majestade

Horas antes do final de Kamen Rider Zi-O, foi divulgado esse pôster do próximo V-Cinema da série. Kamen Rider Zi-O Next Time: Geiz, Majesty (note a vírgula no título) apresenta os personagens em ambiente escolar e Geiz como protagonista da trama. O filme é escrito por Nobuhiro Mouri, que foi roteirista secundário de Kamen Rider OOO, Gaim, Ghost e Zi-O. Satoshi Morota, diretor de Kamen Rider Ghost e Boukenger, assumirá o posto.

O novo filme estreia direto-para-vídeo em 22 de abril de 2020 e apresenta um novo Ridewatch, o DX Geiz Majesty, que reúne os poderes dos Riders secundários da era Heisei.

Assista o teaser:


Primeira metade

A tal “primeira temporada” de Changeman finalmente chega ao catálogo do Amazon Prime Video. Agora os assinantes podem conferir todos os 55 episódios da série de 1985 na plataforma. Saiba mais aqui.


Traje da luz

Um desenho particular feito por Eiichi Shimizu apresenta o design de Ultraman Tiga nos moldes das armaduras da SSSP do mangá/anime ULTRAMAN. Até agora não se sabe se tal armadura será incluída na trama ou se é apenas uma arte isolada.

O que se sabe é que a Bandai pretende lançar o modelo para a linha Figure-Rise Standard. Porém, nada oficial até o momento.


Cyber armadura

Saiu o teaser trailer de Ultra Galaxy Fight: New Generation Heroes, que destaca as Cyber Armor de Ultraman X (como parte da linha S.H. Figuarts Mons Armor Option Parts Set). Veja:


Access Code

Denkou Chojin Gridman ganha um mook no Japão a partir de 26 de setembro. O material incluirá entrevistas do elenco e da equipe de produção, lista de brinquedos, design geral dos monstros gigantes, fotos de produção e mais informações sobre a série produzida pela Tsuburaya em 1993.

Gridman é lembrado no ocidente pela adaptação americana Superhuman Samurai Syber-Squad, exibida pela extinta Rede Manchete entre 1996 e 1997 e estrelada por Matthew Laurence (do filme Uma Babá Quase Perfeita). Em 2018, a série ganhou uma série animada derivada chamada SSSS.Gridman.


Dominando Hollywood

Tetsuya Iwanaga (32), o desvairado Dan Kuroto de Kamen Rider Ex-Aid, viajou para Hollywood para gravar uma série de reportagens para o programa Sekai Fushigi Hakken (Misteriosas Descobertas ao Redor do Mundo). Cada entrevista tem duração de oito minutos

Curiosamente, o ator entrevistou Leonardo Dicaprio, Brad Pitt, Margot Robbie e Quentin Tarantino sem ajuda de tradutor, utilizou sua habilidade autodidata e aproveitou para perguntar o que queria para os astros.

No final de cada entrevista, Iwanaga se auto proclamou como o deus Dan Kuroto. Iwanaga tinha apenas dez dias em Hollywood, durante os quais ele viajou pela “terra sagrada das filmagens”. Ele visitou locais como o Teatro Chinês.

O programa vai ao ar nas noites de sábado da emissora japonesa TBS.

Veja algumas imagens:

Nota do colunista: Iwanaga reprisou o papel de Kuroto nos episódios 9 e 10 de Kamen Rider Zi-O.


Miya

Dica de vídeo da coluna. Na sexta passada foi ao ar um vídeo do canal TokuDoc sobre a Miya, aquela do seriado Jaspion. O nosso amigo Danilo Modolo descobriu a dona da voz da monstrinha, Suzana Lacatos, que deu um depoimento sobre a personagem.


Duas lendas

Outra dica de vídeo é um entrevista da Resistência Tokusatsu com Toshihiko Egashira, o responsável pelo licenciamento de Jaspion, Changeman e outras séries tokusatsu no Brasil e com o ex-dublê Adriel de Almeida, o Jaspion e o Change Dragon do Circo Show dos heróis japoneses.

A entrevista foi gravada pelo amigo Bone Lopes em 14 de julho durante um encontro realizado no bairro da Liberdade, em São Paulo. Curiosamente, a presença do Toshi foi uma grata surpresa para quem esteve presente. A entrevista acrescentou mais detalhes dessa época de ouro.

Nota do colunista: no JBox TV, o nosso canal no YouTube, você confere uma entrevista com o Toshi realizada em 2017. Assista a primeira parte aqui.


Meta-ficção

Pra encerrar a edição, vou vender meu peixe. (hehe) Se você acompanha meu blog, deve ter lido meus comentários sobre a reta final de Kamen Rider Zi-O. Os últimos episódios prestaram tributo a Kamen Rider Decade e a coisa foi além da lógica.

O tema gerou uma certa discussão nas redes sociais, criação de teorias cabeludas e por isso resolvi resgatar um tema que passou despercebido por muita gente no auge da série de 2009. É o conceito da meta-ficção, que foi explicada pelo produtor Shinichiro Shirakura para a revista Toei Hero Max Special W Cross DECADE, publicada na época.

Reforço aqui a atenção para cada detalhe, pois aparições como dos dois Issamu Minamis, por exemplo, não tem ligação alguma com as séries clássicas que vimos na extinta Rede Manchete (como muita gente ainda pensa). Além disso, há informações de bastidores de Decade.

Sem mais delongas, entenda esse conceito aqui.