Saudações inca-venusianas! (Awika!) Uma luz no fim do túnel para Ultraman Taiga! A Tsuburaya anunciou os planos para o futuro e desta vez a atual série deverá ser transmitida mundialmente; Seiji Takaiwa passa o bastão para seu substituto, que assumirá o traje de Kamen Rider Zero-One; E mais um clássico foi adicionado no catálogo do Prime Video. Tudo isso e muito mais a partir de agora na Coluna do Daileon (se Swartz não alterar nossa linha do tempo)!


Próximos passos

Após a vitória da Tsuburaya contra a empresa tailandesa Chayo em 2017, quanto à propriedade intelectual de Ultraman, o estúdio japonês se concentra agora na expansão global. Durante uma conferência de imprensa na Malásia, a produtora japonesa anunciou seus passos comerciais no país e também para o sudeste asiático para os próximos três anos.

Ultraman R/B será exibido pela emissora local Astro TV a partir de 30 de agosto. Além disso, Ultraman Taiga deverá ser transmitida mundialmente a partir de 2020. Sem contar a transmissão da série Ultra Galaxy Fight: New Generation Heroes a partir de 29 de setembro deste ano e a segunda temporada do anime ULTRAMAN na Netflix.

Outros lançamentos previstos pela Tsuburaya são o anime Kaiju Step Wandabada (a partir de outubro pela NHK) e o filme Shin Ultraman (em 2021).

Em julho passado, as distribuidoras norte-americanas Mill Creek Entertainment e Indigo Entertainment anunciaram a licença da biblioteca completa da Tsuburaya para distribuição na América do Norte e iniciaram a pré-venda de Ultra Q e Ultraman em Blu-ray (veja mais aqui).

E aqui no Brasil, a empresa Encripta está preparando um pacote com sete filmes de Ultraman, sendo cinco inéditos (saiba mais aqui). E vem surpresa por aí. Aguardem! ;)


Awika!

O Amazon Prime Video fecha o ciclo de lançamentos de tokusatsu licenciados pela Sato Company com a estreia de National Kid no catálogo, que aconteceu nesta terça (13). Saiba mais aqui.


Animação garantida

Falamos aqui na coluna sobre o filme tokusatsu Black Fox: Age of the Ninja, dirigido pelo grande Koichi Sakamoto. Mencionamos também na edição 41 que o estúdio 3Hz estava produzindo um anime baseado no mesmo título.

A novidade é que a Crunchyroll anunciou neste fim de semana que o anime será exibido no Brasil pela plataforma de streaming, que assume também a coprodução. A data de lançamento por aqui ainda não está definida, mas deverá acontecer no dia 5 de outubro, se seguir o lançamento na terra do sushi.

Inclusive, a Crunchyroll liberou os primeiros 7 minutos de Black Fox. Assista:

Sinopse oficial: Em uma residência ninja num canto escondido de uma cidade futurista, vive Rikka, a filha mais velha do clã ninja e fã apaixonada de seu pai pesquisador. Certo dia, sua vida rotineira é interrompida quando sua casa é atacada e se vê numa situação sem saída. Como ela vai superar essa crise?

Nota do colunista: na edição passada noticiamos sobre a confirmação do elenco, que conta com Chihiro Yamamoto (Laiha Toba em Ultraman Geed) como a heroína Rikka Isurugi.


Título provisório

Se nada mudar até o lançamento em dezembro, o próximo Movie Taisen vai se chamar Kamen Rider Reiwa The First Generation. A aventura no cinema deverá promover o crossover entre os personagens de Kamen Rider Zi-O e Kamen Rider Zero-One.


Novo dublê

Seiji Takaiwa (50) não será dublê de Kamen Rider Zero-One. Conhecido por vestir os trajes dos heróis da franquia na era Heisei (exceto em Kuuga e em Hibiki), o veterano será substituído por Yuya Nawata (36). O anúncio foi divulgado através de um artigo do portal Dengeki Hobby.

Yuya atua como dublê desde 2005, quando vestiu o traje de Kamen Rider Hibiki. Atuou em algumas séries da franquia e recentemente vestiu o traje de Kamen Rider Geiz em Kamen Rider Zi-O.

Vale frisar que Takaiwa não está se aposentando da carreira e provavelmente deverá atuar num ritmo menor a partir de agora. Ele começou em 1989 na série Kamen Rider Black RX, atuando como Riderman (herói secundário do clássico Kamen Rider V3). Seu currículo acumula participações de algumas séries das franquias Super Sentai e Metal Hero.


Anjo materno

Mihiko Niwa (29), atriz que viveu o anjo Moune/Gosei Yellow em Tensou Sentai Goseiger (versão original de Power Rangers Megaforce) anunciou nesta segunda (12) que está esperando seu primeiro filho.

Embora seja um assunto privado, declaro que recebi uma nova vida. Novas famílias devem aumentar até o começo do ano. Agora estou esticando a minha sensação de mãe e estou ansiosa para 2020. Sinto muita alegria em passar um tempo com minha família. Espero que vocês possam me acompanhar no futuro“, comentou a atriz em sua conta oficial no Instagram.


Estrela 2669

Guillermo Del Toro, diretor do aclamado filme Círculo de Fogo (inspirado em mechas e kaijus), foi homenageado no início do mês com sua própria estrela na Calçada da Fama, em Hollywood. Sua estrela é a de número 2.669.

Fã de tokusatsu (principalmente de Ultraman), Del Toro teve seu nome como referência no episódio 5 de Ultraman X, onde o herói luta contra o kaiju Black King no Planeta Guillermo.


A hora de Ohma

O final de Kamen Rider Zi-O está chegando. Veja a seguir a sinopse do penúltimo episódio, que vai ao ar neste domingo (18) no Japão:

Episódio 48 – “2068: Ohma Time

A destruição do mundo agora está acima de nós! O mundo de cada Rider está começando a se unir em nosso mundo! A Sky Wall, de Kamen Rider Build, aparece, ao lado da Torre de Fuuto, de Kamen Rider W! Sem mencionar que todos esses monstros aterrorizantes estão começando para inundar a cidade! Sougo sabe que ele está no centro de todo esse fenômeno. Sougo toma a decisão de viajar para o ano de 2068 para confrontar Ohma Zi-O pela última vez…

Nota do colunista: ontem escrevi esse texto sobre os episódios recentes de Kamen Rider Zi-O.