Chegamos ao último dia de 2022. Enquanto esperamos a virada, vamos olhar para os últimos 12 meses e lembrar das notícias que marcaram (embora, com tanta coisa rolando, algumas podem ter sido esquecidas). Nós separamos 3 notícias de cada mês que atraíram a atenção dos nossos leitores — mas não necessariamente foram as mais acessadas no site nos respectivos meses — e 3 anúncios de mangás, um de cada uma das editoras mais voltadas ao nicho (JBC, NewPOP e Panini), totalizando 39 novidades do ano!

Então vamos para as 39 notícias que marcaram o mercado de cultura pop japonesa em 2022!

Janeiro

Imagem: Boruto e seus amigos.

 

» Boruto estreia na Netflix em janeiro (01/01)

O ano abriu com uma grande novidade: Boruto dublado na Netflix. A versão dublada — de 52 episódios, ao menos até o momento — já se encontrava na Crunchyroll desde o final de 2021, mas ganhou uma nova casa na gigante do streaming, que, inclusive, é uma das mais longevas casas do animê do “pai do Boruto” no streaming. Com uma leva em janeiro e outra em fevereiro, a Netflix possui tudo que está dublado da série.

 

» Jujutsu Kaisen 0: Filme será exibido nos cinemas do Brasil (25/01)

Mais para o fim de janeiro, fomos surpreendidos com a notícia de que o filme JUJUTSU KAISEN 0 seria exibido no Brasil — ele foi inicialmente programado para 24 de março, mas acabou adiado, estreando apenas em 28 de abril, em cópias dubladas e legendadas, pegando a terceira posição na semana de estreia.

 

» One Piece: 9 temporadas e 4 filmes chegam dublados à Netflix em breve (28/01)

Ainda no fim do mês, a Netflix anunciou a chegada de vários episódios de One Piece, além de 4 filmes. Chegando até Enies Lobby, foram episódios novos adicionados mensalmente entre maio e julho, somando agora um total de 325 episódios disponíveis com dublagem. Além disso, os filmes Saga de Alabasta (compilação), Z e Strong World chegaram com opção dublada, mas o mesmo não ocorreu Flor do Inverno, Milagre da Cerejeira (versão alternativa de Drum Island).

 

Fevereiro

Imagem: A hashira do amor em Demon Slayer.

 

» Demon Slayer: 3ª temporada é anunciada (13/02)

Esse sempre faz barulho. Depois de um episódio final duplo, a terceira temporada de Kimetsu foi anunciada — de lá para cá, já tivemos mais algumas novidades, como a estreia em abril com um (outro) episódio duplo.

 

» O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim ganha data de estreia (14/02)

A série só chega em 14 de abril de 2024, mas a expectativa é grande! A animação de Kenji Kamiyama (com passagem por Ghost in the Shell: Stand Alone Complex) se conecta com a trilogia de filmes, especialmente As Duas Torres, contando uma história sobre o Abismo de Helm, a fortaleza onde ocorre a batalha, centenas de anos antes do longa.

 

» Fire Force: Final revela ligação com Soul Eater (22/02)

Talvez poucos esperassem, mas o final de Fire Force tem uma reviravolta que o conecta diretamente a Soul Eater, outro mangá de Atsushi Ohkubo (e os spoilers você leia por conta própria!). O animê em breve ganhará mais uma temporada. Soul Eater é lançado no Brasil pela JBC, enquanto Fire Force ficou nas mãos da Panini.

 

 

Março

Imagem: Yusuke Kafuku (vivido por Hidetoshi Nishijima) em pôster de Drive My Car, dentro de um carro.

 

» SPY x FAMILY: Data de estreia do animê é divulgada (06/03)

SPY x FAMILY foi um dos queridinhos do ano, com uma estreia muito antecipada. Contudo, diversos fãs do mangá acabaram decepcionados com a adaptação, que, na opinião deles, não consegue transpor o humor do mangá, e acaba sendo tediosa. A animação ganhou também uma versão dublada na Crunchyroll. O mangá é da Panini.

 

» Brasileiro entra no Guinness por speedrun de Super Mario World (11/03)

Matheus Furtado atingiu um novo patamar ao completar o jogo Super Mario World em tempo recorde, se aproveitando de um glitch popularmente chamado de “Exit 0/Credit Warp”. Matheus completou o jogo em 41,022 segundos, bem menos que o recorde anterior, de 1 minuto e 13 segundos (válidos apenas para a modalidade deste glitch).

 

» Drive My Car ganha o Oscar de Melhor Filme Internacional (27/03)

Drive My Car fez história ao ser considerado o Melhor Filme Internacional no Oscar 2022. Não podemos dizer o mesmo das animações japonesas — talvez não seja grande novidade, já que ocorre mais frequentemente do que gostaríamos, mas novamente nenhum animê foi indicado. Se quiser entender melhor, confira neste artigo alguns motivos que tornam tão difícil uma indicação.

 

 

Abril

Imagem: Fachada do Katon com a Retsuko.

 

» Shingeki no Kyojin: Parte final estreia em 2023 (03/04)

Shingeki exibiu a segunda parte da temporada final, que todos presumiam trazer o final da série, mas… não! No fim, a última parte da temporada — que vai saber se é de fato o final da trama — estreia só no ano que vem.

 

» Katon, o restaurante de animê da Piticas, é inaugurado em São Paulo (07/04)

A Piticas esse ano entrou com tudo no mercado de animês, com diversas coleções novas, como ONE PIECE, JUJUTSU KAISEN, e DIGIMON. A empresa também apostou em experiência gastronômica e abriu um restaurante temático de animês no Shopping Metrô Santa Cruz, em São Paulo.

 

» Shaman King: Animê terá sequência focada em filho dos protagonistas (21/04)

Ao final do remake de Shaman King, foi anunciado um animê com os filhos dos protagonistas, que deve adaptar o mangá Shaman King: Flowers, já encerrado em seis volumes. O remake, disponível na Netflix, não agradou muita gente, mas acabou fazendo bastante barulho mesmo assim, e mesmo com o mangá relativamente antigo, não foi poupado dos comentários sobre “borutização”.

 

Maio

Imagem: Serena/Usagi em capa de DVD brasileiro de Sailor Moon S.

» One Piece estreia dublado na HBO Max, cobrindo a fase Alabasta (09/05)

Essa estreia pode parecer boba — afinal, já estava tudo na Netflix –, mas evidencia uma estratégia da Toei em trabalhar seus conteúdos dublados em mais de um streaming. A tendência é que as próximas temporadas da série também cheguem dubladas a outros serviços conforme o contrato de exclusividade vai vencendo e, pelo jeito, ele dura em torno de um ano (Alabasta chegou dublado ano passado à Netflix).

 

» Sailor Moon S estreia com dublagem clássica na Netflix (18/05)

Uma notícia feliz em meio a tantos obstáculos envolvendo a franquia Sailor Moon aqui no Brasil. Sailor Moon S chegou dublado, sem as fases anteriores ou posteriores — apenas essa fase do animê clássico é comercializada, alega-se que as outras foram perdidas. A Netflix ainda adicionou o remake Sailor Moon Crystal, mas uma dublagem, prometida pela Toei, ainda segue pendente. Os filmes clássicos estrearam legendados.

 

» Yu-Gi-Oh!: Carta clássica é desbanida do TCG depois de 17 anos (19/05)

Apesar da carta Mudança de Opinião (Change of Heart) ser hoje pouco valorizada por muitos jogadores do TCG de Yu-Gi-Oh!, seu desbanimento após tanto não só chama a atenção, mas também acende as esperanças para que outras cartas banidas tenham uma mudança de opinião pela Konami.

 

Junho

imagem: montagem com os rostos dos protoagonistas de Kamen Rider Black Sun

 

» Kamen Rider Black Sun: Reboot ganha teaser e distribuição mundial pela Amazon Prime Video (12/06)

Kamen Rider Black Sun pode não ter sido o melhor tokusatsu do ano na opinião de alguns fãs, mas foi realmente um fenômeno, movimentando redes e comunidades. A série chegou em modelo simultâneo em 28 de outubro, apenas com legendas, e deu uma nova vida para o já queridíssimo Kamen Rider Black.

 

» Dragon Ball Super: SUPER-HERÓI tem estreia confirmada no Brasil em agosto (14/06)

Dragon Ball é Dragon Ball, né? A exibição de um filme de Dragon Ball no Brasil é sempre um evento. Super Hero foi o segundo filme de animê com maior bilheteria por aqui em 2022, e foi exibido em muitas (muitas mesmo) sessões e salas de cinema — ao ponto que, apesar da bilheteria passar os 5 milhões, muita gente estranhou por não ter “quase ninguém na minha sessão”.

 

» Dragon Ball estreia dublado no Globoplay (28/06)

A estreia de Dragon Ball no Globoplay marcou a disponibilização da franquia com dublagem em streamings, apesar do “DBzinho” vir em qualidade… pouco agradável, digamos. Depois de entrar no Globoplay, Dragon Ball chegou à Crunchyroll e ao Claro Vídeo, e o Dragon Ball Z está entrando na Crunchyroll, enquanto Z Kai chegou à HBO Max e chega ao Globoplay.

 

Julho

imagem: dog tag do pégaso em poster do filme.

 

» Morre aos 60 anos Kazuki Takahashi, autor de Yu-Gi-Oh! (07/07)

Infelizmente, julho foi marcado pelo afogamento de Kazuki Takahashi, conhecido por criar a série Yu-Gi-Oh!. Mergulhador experiente, o mangaká teria morrido ao tentar salvar três pessoas. Conhecido por seus posicionamentos contrários ao governo japonês, Takahashi deixa um legado para aqueles que conheceram suas obras.

 

» Cavaleiros do Zodíaco: Live-action ganha vídeo de bastidores (25/07)

Live-action e Os Cavaleiros do Zodíaco são duas coisas que, principalmente quando juntas, dão o que falar. Depois de muito tempo, surgiram os primeiros materiais dando uma ideia de como será o filme anunciado há anos. Em dezembro, tivemos até o primeiro trailer de 60 segundos!

 

» Dragon Quest: Dai será encerrado no 100º episódio (25/07)

Dragon Quest: Dai atraiu não só quem assistiu ao “Fly” no SBT, mas também a garotada mais jovem (e com essa expressão, eu denuncio minha idade), que acabou interessada na nova animação da Toei porque, bem, é uma boa animação. Cumprindo a “promessa”, a série foi encerrada em 22 de outubro, ao centésimo episódio, contando muita coisa que o animê antigo não conseguiu.

 

 

Agosto

imagem: poster com shotaro philip e o kamen rider double.

 

» Fatal Fury: Novo jogo é anunciado após mais de 20 anos (07/08)

Fatal Fury é uma franquia querida para muita gente. O anúncio de um novo jogo, mesmo sem praticamente qualquer informação, já deixou muitos fãs animados, afinal, com o último lançamento em 1999 (excluindo remakes), novidade é o que tudo mundo queria!

 

» FUUTO PI: 1° episódio estreia dublado na Crunchyroll (21/08)

A estreia da dublagem de FUUTO PI marcou a segunda vez que uma série Kamen Rider a ganhou uma transmissão simultânea (simulcast) dublada no Brasil (porque, tecnicamente, Kamen Rider: O Cavaleiro Dragão fez isso antes). Sendo assim, sem dúvida, a chegada do animê derivado de Kamen Rider W com dublagem foi um marco do ano.

 

» Sailor Moon: Piloto do live-action americano dos anos 1990 vai a público (22/08)

Buscando revelar um mistério conhecido há vários anos, a YouTuber Ray Mona fez um denso trabalho investigativo sobre Sailor Moon, e encontrou o piloto de um híbrido animação/live-action que nunca viu a luz do dia (para a felicidade de muitos). Às vezes as melhores notícias vêm daquilo que no fundo não queríamos ver (ou queríamos…).

 

Setembro

imagem: ilustração de Tai e Agumon de Digimon

 

» Digimon Adventure: Globoplay estreia série completa com dublagem clássica (13/09)

Assim como fez com Dragon Ball, o Globoplay apostou de novo em nostalgia e trouxe Digimon Adventure (e, logo depois, Digimon 02) dublado ao streaming, algo que alguns já tinham perdido da esperança que aconteceria. Falta saber se outros streamings seguirão a moda, né?

 

» Berserk: Golden Age estreia em outubro e terá dublagem na Crunchyroll (21/09)

Berserk é não só uma série antiga, como de muito peso — e que segue sendo publicada mesmo após a morte do autor. Berserk: Golden Age é originalmente uma trilogia, lançado em 2012, mas que foi relançada em formato TV como homenagem ao autor Kentaro Miura, que faleceu em 2021. A nova versão não só veio para cá, mas ganhou dublagem brasileira — a primeira da franquia.

 

» Kamen Rider Black: Sato Company pretende lançar o último episódio dublado nos cinemas (22/09)

Kamen Rider Black voltou a ser exibido na TV em 2020, mas foi embargado por questões de direitos — e desde então, a série só está disponível legendada. Desde a época da Manchete, os fãs sonham em ver o último episódio dublado, e talvez ele finalmente venha aí, e nos cinemas.

 

Outubro

imagem: gon em capa de hunter x hunter.

 

» Hunter x Hunter: mangá retorna de hiato no fim de outubro (10/10)

Após divulgar ao mundo como é sofrida a vida com dores crônicas, Togashi entregou mais capítulos de Hunter x Hunter, seriados de outubro até esta semana — agora a obra não terá mais capítulos semanais quando voltar do hiato, mas ainda não sabemos como vai ser.

 

» Bleach: Com legendas em português no exterior, série não estreia em simulcast no Brasil (10/10)

Esperada por muitos, a nova temporada de BLEACH teve simulcast em muitos lugares… mas o Brasil não foi um deles. A série segue pendente no Star+, e talvez estreie em janeiro, junto com as 16 temporadas dubladas (e com muita dublagem inédita).

 

» Cavaleiros do Zodíaco: Dublagem da série CG pode ter troca de elenco (19/10)

Não dá para dizer que 2022 foi um ano sem novidades de Cavaleiros, e a mais bombástica talvez seja a troca total de elenco, concretizada na segunda temporada da série CG. Presume-se que o novo elenco assumirá as novas produções da franquia por aqui. Todo o contexto e a nostalgia de muitos fãs fez com que a mudança caísse como uma bomba… mas, uma hora ou outra, aconteceria.

 

Novembro

imagem: ash e pikachu após vitória.

 

» Ash Ketchum se torna campeão mundial em Pokémon (11/11)

2022 foi o ano de Ash Ketchum! Ele finalmente se tornou campeão mundial, uma geração depois de vencer o primeiro campeonato “canônico” (eu defendo a Liga Laranja!). A notícia causou muita alegria mesmo para quem não via mais a série há anos, e talvez até para quem nunca nem viu o animê. O menino agora não só pode como vai se aposentar.

 

» Morre Jason David Frank, o Tommy de Power Rangers (20/11)

Um outro falecimento que não dá para não falar, Jason David Frank era a cara da franquia Power Rangers. Sua morte deixou muitos fãs da série profundamente tristes, principalmente quem acompanhou as temporadas nas quais o ator tinha protagonismo — mas ele vivia aparecendo aqui e ali na franquia (além de levar o legado de Tommy a muitos eventos mundo afora). O ator estava escalado para o filme independente Legend of White Dragon, junto a outros atores de Power Rangers.

 

» ONE PIECE FILM RED é a maior bilheteria de animê no Brasil em 2022 (22/11)

Com seu primeiro filme exibido nos cinemas no Brasil, ONE PIECE FILM RED marcou como a maior bilheteria de animê deste ano, com mais de 5,9 milhões acumulados. Sinal de que a Diamond pode trazer mais, né?

 

Dezembro

imagem: cena de guardian of the cosmos.

 

» Cavaleiros do Zodíaco: YouTuber descobre animação americana perdida da série (30/11)

Essa notícia foi postada no site 15 minutos antes do mês virar, então conta como pauta de dezembro. E que pauta: ninguém nem sabia que isso existia. Novamente, foi um trabalho da excelentíssima Ray Mona, que nos trouxe já a abertura, e quem sabe tenha mais material para divulgar de Guardians of the Cosmos, para podermos descobrir mais da versão de Cavaleiros que poderia ter acontecido nos EUA.

 

» Pokémon terá novo animê sem Ash e Pikachu como protagonistas (16/12)

Depois de virar campeão mundial, Ash será “aposentado” no animê (mas eu aposto que ele fará pontas aqui e ali). Apesar de ser um continuidade da notícia de novembro, essa pauta merece destaque separado pois é uma mudança gigantesca no animê. Uma série especial será exibida entre janeiro e março, encerrando o ciclo de Ash Ketchum, e um novo animê, com novos protagonista e exibição mundial, entrará no ar.

 

» Berserk: Animê de 1997 estreia legendado na Netflix (16/12)

Apesar de se tratar apenas da versão legendada, finalmente o primeiro animê de Berserk chegou oficialmente ao público brasileiro, devido a uma parceria entre Nippon TV e Netflix. Para uma série de tanto peso, o único comentário a dizer, infelizmente, é: demorou, né?

 

Anúncios de editoras

imagem: banner com ilustrações promocionais de elden ring, yona e joe em montagem.

Como podem perceber, nenhuma notícia acima é do mercado editorial nacional — a questão é que algumas editoras anunciam mais coisas e têm maior probabilidade de trazer algo quente do momento. Para não acabar privilegiando uma frente às outras, selecionamos um anúncio marcante de cada uma das três mais focadas em mangás (entre JBC, NewPOP e Panini):

 

» JBC anuncia lançamento de Akatsuki no Yona (20/12)

O anúncio de Yona é um marco. A série é um dos shoujos mais pedidos — se não for O mais pedido –, e, por muito tempo, foi considerada uma aquisição impossível por ser longa e ainda em andamento. É uma novidade mais que bem-vinda, que talvez represente também o novo momento da editora JBC.

 

» NewPOP anuncia lançamento de Ashita no Joe (09/07)

Ashita no Joe é um dos maiores fenômenos dos mangás — nós temos, inclusive, um artigo de duas partes de como a série se tornou um símbolo, principalmente, para a classe trabalhadora à época de seu lançamento. Durante o Anime Friends, a NewPOP anunciou uma obra não só renomada mas que já passou da hora de chegar por aqui.

 

» Panini anuncia lançamento digital de Elden Ring: A trilha para a Térvore (05/09)

O mangá de Elden Ring pode não ser o favorito de muitos, mas seu anúncio marca o primeiro simulpub da Panini, e os capítulo digitais ainda chegam de graça. A editora já garantiu o primeiro volume físico, mas o anúncio fica como destaque principalmente pelo que pode representar no futuro em relação às publicações da editora.

 

E já que falamos de mercado editorial, de bônus fica a compra de 70% da JBC pela Cia das Letras, fato que realmente mexeu muito no mercado nacional de mangás.

 

Chegamos ao fim! E para você, quais foram as melhores notícias de 2022?


O texto presente neste artigo é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a opinião do site JBox.